sexta-feira, 3 de abril de 2009

As Sete Novas Maravilhas do Mundo

As Sete Novas Maravilhas do Mundo foram escolhidas em concurso informal promovido pela New Open World Foundation, com o lançamento da campanha New 7 wonders, os votos foram dados por telefone e pela internet. A lista das escolhidas foi anunciada em uma cerimônia realizada em Lisboa, Portugal no dia 7 de julho de 2007. Esse concurso não teve o apoio nem participação da UNESCO.

As 7 Maravilhas Modernas São:

1ª Maravilha, Muralhas da China - Começou a ser construída pelo Imperador chinês Qin Shihuang da dinastia Qin e continuou a ser construída por várias outras dinastias. Afirma-se que essa construção pode ser vista da lua, mas isso não é verdade.
Construída como forma de defesa, essa fortaleza possui em sua extensão, muros, torres e passagens construídas de maneira estratégica, atravessando montanhas, desertos e desfiladeiros. Quantos quilomêtros a muralha tem? sabe-se que chegou a ter mais de 50 mil quilomêtros de construção, mas muitos trechos não existem mais.





2ª Maravilha, Petra - Jordânia

Petra, Cidade de Pedra Cor-de-Rosa, é um tesouro arqueológico em ruínas compostos por templos e tumbas esculpidas em pedra de tonalidade cor-de-rosa.



3ª Maravilha, Cristo Redentor

Localizado no topo do morro do Corcovado, o Cristo Redentor é o Cartão Postal do Rio de Janeiro, Brasil. Tem 38 metros de altura, um monumento de Jesus Cristo, símbolo máximo do Cristianismo.







4ª Maravilha, Machu Picchu - Cuzco, Peru

Também conhecida como a 'Cidade Perdida dos Incas', a 'Velha montanha', Machu Picchu é o símbolo máximo do Império Inca, localizado no Peru, um lugar mítico que guarda sagradas ruínas. Machu Picchu é hoje, um dos lugares mais visitados do mundo.



5ª Maravilha, Chichen Itza - Yucatán, México

Cidade arqueológia da civilização Maia, chichén Itza, localizada Iucatã, cidade do México. Seu símbolo máximo é a Pirâmide de Kukulcán, um grande Templo Maia. Há outras construções arquitetônicas, como: O templo de chac Mool, Praça das Mil colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiro, que também fazem parte desse complexo arquitetônico.





6ª Maravilha, Coliseu - Roma, Itália

Um Anfiteatro localizado no Centro de Roma construído no Império Romano. Em ruínas, o Coliseu é uma das maiores atrações turísticas de Roma. Anualmente, na semana Santa, o Papa, lidera a procissão da Via Sacra até o coliseu toda as Sextas-feiras Santas.



7ª Maravilha, Taj Mahal - Agra, Índia

É um monumento feito de mármore branco, em homenagem a esposa favorita do Imperador Shah Jahan, que morreu ao dar à luz ao 14º filho. O taj Mahal foi construído em cima do túmulo de Aryumand Banu Began, esposa do imperador. Sua cúpula é costurada com fios de ouro e nas inscrições retiradas do Corão, há pedras semipreciosas incrustadas. O Taj Mahal é um complexo que inclui canteiros de flores, caminhos elevados, avenidas de árvores, fontes, cursos de água e pilares que refletem a imagem dos edifícios na água.





Segundo a UNESCO, existem aproximadamente 851 locais espalhados pelo mundo, listados como Patrimônios Mundiais. É claro que todas as Maravilhas listadas como vencedoras são merecedoras de tal título, mas insistir em limitar esse número em SETE, parece injusto com países como a França, que teve a Torre Eiffel de fora dessa listagem e que sob vários aspectos tem mais importância cultural do que algumas maravilhas escolhida sob forte apelo nacional, incentivado e direcionado por interesses comerciais.



Mais justo seria aumentar o número de maravilhas, escolher uma maravilha por país ou avaliar melhor a importância cultural das candidatas. Quem sabe no futuro essa não seja uma iniciativa da Unesco.


Fotografia Panorâmica, clique Photo Tour Torre Eiffel
Rolagem automática, visão de 360º a partir da base da torre.

6 comentários:

Pedro Sá disse...

Na minha opinião todas as 7 actuais maravilhas são sensacionais. No entanto quando ocorreram as votações fiquei com pena de algumas que ficaram de fora. Tem um selo para si lá no blog. Abraços.

Anônimo disse...

Acho um absurdo comparar Cristo Redentor com as outras obras, que tem mais valor histórico e/ou grandeza

Marcelo Ramirez disse...

Pra mim,o cristo tá longe de ser "maravilhoso" é uma estátua feia pa cacete,não deveria estar no ranking...

Jean disse...

O Cristo Redentor não é tudo isso de maravilha, pelo menos não para ficar em 3º lugar.

Anônimo disse...

Pra mim, o Cristo redentor é uma maravilha sim, deveria estar ai sim, independente de valores históricos relacionados ao tempo que existem. Um monumento que brinda toda a cidade do Rio de Janeiro com sua exuberância, não pela beleza da estatua, que realmente não é lá essas coisas, mas a beleza do corcovado, a beleza da própria cidade do Rio de Janeiro fazem dessa estatua uma maravilha. Parabéns Cristo, parabéns Rio de Janeiro !

Nizia Maria disse...

Todas essas maravilhas são expetaculares, mas acredito que a escolha de alguns desses monumentos foi proporcional ao número de habitantes dos seus países. Acho injusto que a Muralha da China esteja em primeiro lugar, à frente de Petra e Machu Piachu.