domingo, 5 de abril de 2009

Os Estudos de Galileu

Galileu foi o criador da física moderna, um cientista que deixou um imenso legado para a humanidade ao abrir as portas da ciência, abandonando as crendices de uma época onde a igreja julgava, dentro de sua ótica e interesse, o que era certo ou errado.
No campo da física, Galileu fez os primeiros estudos do movimento uniformemente acelerado, os primeiros estudos sobre os pêndulos, o princípio da inércia, as leis dos corpos, os estudos para usar a oscilação do pêndulo como mecanismo de precisão para marcação do tempo.

Exposição do Telescópio Usado por Galileu

Um telescópio de pouco mais de 91 centímetros usado pelo astrônomo italiano Galileu, cujas descobertas revolucionaram a astronomia, foi a principal atração de uma exposição nos EUA. O telescópio de 1610 inclui uma inscrição em uma das extremidades onde Galileu registrou a capacidade de ampliação do instrumento de 20.



Foto: REUTERS


Suas teorias foram todas embasadas pela observação. Galileu não inventou o Telescópio, mas o aperfeiçou, tornando mais potente em comparação ao que existia na época, e com ele fez descobertas importantes no campo da astronômia.

As Descobertas de Galileu:

As Crateras da Lua


As Fases de Vênus





Os Quatro Maiores Satélites de Júpiter



As Manchas Solares



A Formação da Via Láctea



Os Anéis de Saturno.



No campo da física, Galileu fez os primeiros estudos sobre:

O Movimento Uniformemente Acelerado - Galileu subia na torre inclinada de Pisa para demostrar esse fenômeno, fazendo cair duas bolas de canhão, mas ele não deixou qualquer descrição dessa experiência. O que existe, é o registro dos experimentos com o plano inclinado ( ele fazia rolar objetos por um plano inclinado), que lhe permitiram demonstrar, com medições mais precisas, a igualdade dos tempos de queda. Esse artifício também lhe permitiu concluir que a velocidade de queda aumenta constantemente (ou seja, que a queda é um movimento uniformemente variado).

Os Primeiros Estudos Sobre os Pêndulos - ele constatou, ao observar um lustre oscilando na catedral, que os períodos de oscilação eram constantes, não dependendo da amplitude do movimento. Para confirmar sua descoberta, construiu dois pêndulos iguais e os pôs em movimento, com amplitudes diferentes. Ambos se moveram com o mesmo período, demonstrando que sua observação era correta e válida para qualquer pêndulo. ( É interessante saber que, desprovido de relógios adequados para efetuar as medições, Galileu recorreu a suas próprias pulsações cardíacas. Só após sua morte é que o holandês Christiaan Huygens criaria um relógio suficientemente preciso, baseado, aliás, nas propriedades do pêndulo detectadas por Galileu ).

O Princípio da Inércia - Segundo, Galileu, a inércia seria a tendência dos corpos a se manterem em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, razão pelo qual um objeto situado na superfície terrestre não é deixado para trás enquanto o planeta se move e pela qual a trajetória de um corpo (por exemplo, uma seta disparada de um arco) não parece ser afetada pelo movimento terrestre.

As Leis dos Corpos - Na época, aceitava-se a idéia de Aristóteles de que a velocidade de queda de um corpo era proporcional ao seu peso: corpos mais pesados cairiam rapidamente que os mais leves. Galileu demonstrou que os objetos leves eram apenas retardados pela resistência do ar; na queda de diferentes objetos pesados e compactados, não havia diferença de velocidade.

Invenções de Galileu:

Balança Hidrostática, Para Determinação de Volume de Sólidos Irregulares.



O Compasso Militar de Galileu



O Termômetro de Galileu



"Os estudos, descobertas e invenções de Galileu formaram uma base para a ciência da Mecânica, frutificaram plenamente nos trabalhos de Newton, no século seguinte. Essa progressão de ideias ajudou a estabelecer em ciência um tipo de visão chamado "mecanicista": Todos os fenômenos poderiam ser analisados em termos mais simples, como se fossem compostos de alavancas, roldanas, engrenagens e forças mensuráveis a impulsioná-los."

Túmulo de Galileu na basílica de Santa Croce em Florença



Por sua postura e por todos os seus feitos, o monumento fúnebre de Galileu Galilei, em Florença, na Itália, ostenta a merecida inscrição "nulli aetatis suae comparandus", em tradução livre, pode ser resumida em uma só palavra: "Incomparável".


Fonte de Pesquisa:
Aprendendo Física - Editora Scipione
Wikipédia - Galileu Galilei

Um comentário:

Rui disse...

Eppur si muove.