quinta-feira, 9 de abril de 2009

Seja a Diferença - Você é Insubstituível!

Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico (até hoje o Flamengo está órfão de um Zico)?

Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.



Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus ‘gaps’.

Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico…

O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.

Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.

Se seu gerente/coordenador, ainda está focado em ‘melhorar as fraquezas’ de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.


Nunca esqueça: Você é um talento único… com toda certeza ninguém te substituirá!

Leia matéria completa e conheça o site Insistimento, do editor Marcos Rezende.
Clique, Você é Insubstituível!

3 comentários:

Arthurius Maximus disse...

Essa é uma reflexão muito verdadeira. O ser humano é único e insubstituível. As vezes dá pena ver como muitos desperdiçam seus dons em vidas miseravelmente vãs.

Anônimo disse...

Isso mesmo, concordo com o post e com o comentário do amigo acima!!
Somos insubstituíveis, cada um com seu jeito e essa é a beleza da vida, imaginem se todos e tudo fosse igual?

Márcio Lima disse...

Poucos conseguem alcançar o privilégio de se tornar imortal por meio de boas ações. Todos buscam chegar ao patamar de inesquecível e poucos conseguem.

Um belo post. Parabéns.