sábado, 4 de abril de 2009

Van Gogh - Um dos Grandes Artistas do Século XIX

O pintor Vicent Van Gogh nasceu na Holanda, 30 de março de 1853, foi um dos grandes artistas do século XIX, um dos maiores expoentes do pós-impressionismo, juntamente com Paul Cézanne e Paul Gauguin. Apesar de ter pintado mais de 400 telas seu trabalho nunca foi reconhecido e valorizado em vida, tanto que vendeu um único quadro enquanto era vivo, "O Vinhedo Vermelho". Atualmente seus quadros são muito valorizados nos leilões de arte.

Pintura, 'Vinhedo Vermelho', único quadro vendido em vida



Tinha uma personalidade séria, introspectiva. A biografia de Van Gogh mostra detalhes de sua vida privada e de sua personalidade, de onde podemos tirar suposições a respeito das razões do seu fracasso. Foi negociante de arte, pastor protestante, professor de línguas, vendedor de livros, não constituiu família e foi sustentado por seu irmão mais novo.



Um episódio ocorrido em Arles, Paris, onde Van Gogh ataca o amigo, também pintor, Gauguin com uma navalha e depois frustado por não conseguir matar o amigo, Van Gogh corta o lóbulo de sua orelha esquerda e oferece a uma prostituta, evidência um lado desequilibrado, louco.
A saúde mental de Van Gogh, com o tempo foi agravada pela situação financeira precária de seu irmão que sempre o acudiu em momentos de necessidades.
Em 1890, dia 27 de julho, Van Gogh atira contra seu próprio peito, ferido volta para a casa sem comentar com ninguém sobre sua tentativa de suícidio. Van Gogh foi encontrado por amigos, mas sem sucesso os médicos não conseguiram extrair a bala do seu tórax.
Aos 37 anos, no dia 29 de julho de 1890, Van Gogh, 'O Louco de Cabelo Vermelho', como ficou conhecido, foi enterrado e seu caixão coberto com as flores que mais amava, "Os Girassóis".


Pinturas de Van Gogh

Os Comedores de Batata, 1885



Retrato de Père Tanguy, 1887



Terraço do Café em Arles à Noite, 1888



Os Girassóis, 1888


A Noite Estrelada, 1889



Retrato do Dr. Gachet, obra de 1890



"A influência de Van Gogh no expressionismo, fauvismo e abstraccionismo foi notória e pode ser reconhecida em variadas frentes da arte do século XX. Van Gogh é considerado pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas.

O Museu Van Gogh em Amsterdã é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos."

Olga's Gallery - 122 obras de Van Gogh

Nenhum comentário: