Pintura, 'Vinhedo Vermelho', único quadro vendido em vida

Tinha uma personalidade séria, introspectiva. A biografia de Van Gogh mostra detalhes de sua vida privada e de sua personalidade, de onde podemos tirar suposições a respeito das razões do seu fracasso. Foi negociante de arte, pastor protestante, professor de línguas, vendedor de livros, não constituiu família e foi sustentado por seu irmão mais novo.

Um episódio ocorrido em Arles, Paris, onde Van Gogh ataca o amigo, também pintor, Gauguin com uma navalha e depois frustado por não conseguir matar o amigo, Van Gogh corta o lóbulo de sua orelha esquerda e oferece a uma prostituta, evidência um lado desequilibrado, louco.
A saúde mental de Van Gogh, com o tempo foi agravada pela situação financeira precária de seu irmão que sempre o acudiu em momentos de necessidades.
Em 1890, dia 27 de julho, Van Gogh atira contra seu próprio peito, ferido volta para a casa sem comentar com ninguém sobre sua tentativa de suícidio. Van Gogh foi encontrado por amigos, mas sem sucesso os médicos não conseguiram extrair a bala do seu tórax.
Aos 37 anos, no dia 29 de julho de 1890, Van Gogh, 'O Louco de Cabelo Vermelho', como ficou conhecido, foi enterrado e seu caixão coberto com as flores que mais amava, "Os Girassóis".
Pinturas de Van Gogh
Os Comedores de Batata, 1885

Retrato de Père Tanguy, 1887
Terraço do Café em Arles à Noite, 1888

Os Girassóis, 1888
A Noite Estrelada, 1889

Retrato do Dr. Gachet, obra de 1890

"A influência de Van Gogh no expressionismo, fauvismo e abstraccionismo foi notória e pode ser reconhecida em variadas frentes da arte do século XX. Van Gogh é considerado pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas.
O Museu Van Gogh em Amsterdã é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos."
Olga's Gallery - 122 obras de Van Gogh
Nenhum comentário:
Postar um comentário