domingo, 26 de abril de 2009

1969 - Woodstock

1969 - Woodstock, um mega evento, o maior festival de música de todos os tempos. O festival "Woodstock Music and Art Fair", subtítulo "Primeira Exposição Aquariana, tinha o slogan "Três dias de Paz e Música".
Há quase 40 anos atrás, nos dias 15, 16 e 17 de agosto do ano de 1969 em uma fazenda da pequena cidade rural chamada Bethel, Nova Iorque, aconteceu Woodstock. Símbolo da rebeldia da juventude de 1969, Woodstock entrou para a história como a revolução jovem da geração 'Paz e Amor'. Sexo, droga e muito rock and roll de qualidade são as marcas registradas desse movimento de contracultura que clamava pela paz e dizia "Não" a Guerra do Vietnã. Foi a mesma geração que no dia 21 de julho de 1969, um mês antes da realização de Woodstock, assistiu maravilhada a chegada do homem na lua na nave Apollo 11, quando o astronauta Neil Amstrong pisou na lua.



Durante três dias, o local onde foi realizado o festival de Woodstock se transformou num território sem lei e sem preconceitos, em Woodstock 'valia tudo', o amor e as drogas eram livres.
Os organizadores estimavam 200 mil participantes, mas 500 mil pessoas fizeram parte do evento que não tinha a menor infra-estrutura para atender o imenso volume de gente. A maior parte dos participantes invadiram o festival sem pagar. Faltou comida, bebida e instalações sanitárias, mas nada disso parecia atrapalhar a imensa confraternização do rock, nem mesmo a chuva e o excesso de lama.











O que poderia ter sido uma tragédia tornou-se a nação da contracultura, uma explosão de rock de qualidade, onde nomes como: Janis Joplin, Jimi Hendrix, Joe Cocker, Carlos Santana, Joan Baez, Richie Havens, Johnny B. Goode, entre outros, engrandeceram o festival Woodstock 1969.











Até hoje nenhum evento de música ganhou do mítico e lendário Festival de 1969 - Woodstock, as imagens da geração hippie que revolucionou o comportamento dos finais dos anos 60 e começo dos anos 70 estão até hoje na memória, na história da música popular como o maior evento de todos os tempos.

As imagens de Woodstock. Comemorando 40 anos em agosto de 2009.















10 comentários:

Clarissa disse...

Olá, Beth. Tudo bem? Sou a Clarissa, trabalho na Edelman, agência de comunicação do site ComoTudoFunciona. Sempre damos uma passeada pela blogosfera para pensar em novas pautas/assuntos pro site e caí no seu blog.
40 anos do maior festival de rock de todos os tempos tem que ser comemorado, né? O co-fundador do festival quer realizar uma edição pra relembrar o evento neste ano, mas parece, faltam patrocinadores.
No site tem um artigo sobre o Festival, acho que vc vai gostar de ler - http://lazer.hsw.uol.com.br/woodstock.htm
Um abraço e parabéns pelo blg.

Unknown disse...

acho que nasci na epoca errada..rsrs
Abraço ...parabens pelo seu trabalho...(Priscila Lima)

Beth Cruz disse...

Obrigada Clarissa!
Grande abraço.

Beth Cruz disse...

Obrigada Priscila!
Woodstock é de fato muito polêmico, o retrato de uma geração, que apesar de não saber o caminho certo, tinha convicções nobres também.
Beijo

Arthurius Maximus disse...

O festival de Woodstock foi fantástico e cunhou definitivamente o espírito de liberdade do Rock.

Renata Fontanetto. disse...

Seu site caiu como luva! Visitei o linklog para postar os links do meu blog, daí resolvi clicar em alguns. Estava querendo ler uma matéria sobre Woodstock há séculos. Brigada e parabéns. As fotos são espetaculares. Bem, sou nova nesse meio, gostei do seu blog, estou adicionando ele na sessão de favoritos do meu. Se quiser, fique a vontade para visitar o meu: http://meiotrash-meiotudo.blogspot.com

Abraço e um ótimo final de semana!

Greyce Kelly Cruz disse...

a ter vivido nessa epoca pra ter a oportunidade de ter feito paret do evento...

Renata disse...

eu tenho plena certeza d que nasci na epoca errada!
perdi as melhores coisas!

girlane disse...

oiê.. quando eu ouvi falar sobre woodstock eu pensei... que besteira deve ser.. mais agora que eu sei o que foi .... sei q eu nasci na epoca errada.. . as vezes as koisas deverim acontecer como aconteciam nessa epoca... bjoss...

Anônimo disse...

O Festival mostrou ao mundo que tudo pode mudar , basta atitude. O movimentro hyppiegiu, contentando a sociedade hipócrita e violenta, as classes sociais marcadas, o destino imutável. Pena que o MH foi engolido pelo capitalismo. O Movimento Hyppie deixou muitas coisas além das gírias e dos cabelos grandes. a juventude pensava grande, na igualdade, no fim das fronteiras, das guerras, do trabalho pelo dinheiro. Mas quem sabe um dia vejamos reflorescer.