quinta-feira, 2 de abril de 2009

Petra, Cidade de Pedra Cor-de-Rosa

Petra é uma cidade situada na Jordania, escondida nas montanhas, cujo complexo arquitetônico foi todo construído em pedra. Petra é um tesouro arqueológico, uma cidade 'cor-de-rosa' de mais de 2 mil anos, declarada Patrimônio da Unesco desde 1985 e escolhida como uma das sete novas maravilhas do mundo em 2007.



A cidade roséa Petra, fica a 260 quilômetros de Amã, capital da jordania e suas ruínas foram redescobertas pelo ocidente em 1812, quando um aventureiro Suíço chamado Johann L. Burckhardt encontrou o local. Após várias escavações realizadas no século passado, foi revelado centenas de monumentos e tumbas esculpidas em pedras que possuem cores avermelhadas e tons rosa.
No primeiro milênio antes de Cristo, Petra foi um importante centro comercial dominado pelos reinos Edomita e dos Nabateus (povo nômade e pagão, descendente dos beduínos do norte da África). Após essas dominações, Petra passou pelo Império Romano, pelos Mulçumanos e os Cruzados.

Peças extraídas da cidade, que formaram acervo da exposição 'Petra: a Cidade de Pedra Perdida'



Petra foi palco de muitas histórias, umas fictícias, outras verdadeiras. A famosa passagem bíblica onde Abraão, como prova de devoção a Deus, quase sacrificou seu filho que foi salvo por um anjo, aconteceu nas montanhas de Petra. A tumba do Profeta Arão, um local sagrados para os Mulçumanos, é conservada até hoje. Em homenagem ao profeta, anualmente, uma cabra é sacrificada, pois muitos peregrinos acreditam que a tumba carrega o espírito do profeta Arão.
Outro monumento magnífico, da época do Rei Areta IV, 84-85 a.C é o Tesouro do Faraó, local onde, segundo a bíblia, Moisés foi o responsável pela formação do vale, pois ao bater com seu cajado fez partir a rocha rosada para brotar água e dar de beber ao povo de Israel que estava a caminho da Terra Prometida.

Em Petra os turistas podem admirar e explorar a tumba do Renascimento e a Tumba do soldado Romano. Para chegar aos templos os turistas usam burricos ou cavalos que são alugados pelos beduínos que residem no local e também vendem bonitos artesanatos como, tapetes e colares.



O filme Indiana Jones e a Última Cruzada do Tesouro, usou o edíficio da Câmara do Tesouro, como cenário. Petra é um lugar mágico que, segundo as pessoas que já visitaram o local, o melhor visual pode ser deslumbrado às dez da manhã, quando os raios de sol atingem as esculturas dos animais no topo do 'Tesouro'.





Algumas fotos de Petra, a cidade cor-de-rosa
























Faça um passeio virtual as ruínas de Petra, assistindo o vídeo do YouTube Petra (Jordan)

Um comentário:

Nizia Maria disse...

Simplesmente espetacular. Essas fotos são incríveis e a história dessa cidade fascinante. Petra é realmente uma cidade para se conhecer. Excelente artigo.