terça-feira, 28 de abril de 2009

O Artista Francês Fernand Léger

O artista francês Fernand Léger foi um dos grandes mestres da pintura. Fernand Léger se destacou no cubismo e fez parte do grupo de intelectuais que revolucionaram a arte francesa no começo do século XX, entre eles os poetas Apollinaire, Marx Jacob e Blaise Cendrars, os pintores Robert Delaunay, Pablo Picasso, Albert Gleizers e Georges Braques.
O artista Fernand Léger, além de pintor, era um grande desenhista e executou muitas litografias, desenhos para vitrais, cerâmicas, mosaicos, murais e cenários para o cinema, balé e o teatro.
A temática da obra de Léger é a paísagem urbana e industrial e toda atmosfera da sociedade moderna de sua época. Léger usou objetos simbólicos como engrenagens, as tubagens, as máquinas e os operários das fábricas como decoração de sua arte; as cores: azul, verde, amarelo e vermelho, eram as preferidas, em tons fortes, retratavam as tensões do cenário da época.





O pintor Fernand Léger foi professor e amigo da pintora brasileira Tarsila do Amaral. Léger, apesar de nunca ter vindo ao Brasil, tinha forte ligação com o país, trabalhou com o arquiteto Oscar Niemeyer e o criador do MASP, Assis Chateaubriand. Mas ambos os projetos em parceria com os brasileiros não foram concretizados.
Segundo Daisy Valle Machado Paccinini professora de artes da USP, Fernand Léger teve uma grande influência na história da arte brasileira, não apenas nas obras de Tarsila do Amaral, mas também sobre os trabalhos de Maria Martins, Lygia clark, entre outros. Pensando em mostrar a real influência de Fernand Léger na arte brasileira, Daisy Paccinini está com o projeto do livro "Fernand Léger - Um Cubista Herético no Brasil" na fila de espera para ser aprovado para a captação de patrocínio com incentivos da Lei Rouanet.
A "Mostra Fernand Léger: Amizades e Relações Brasileiras" é uma das principais atrações do Ano da França no Brasil. A mostra tem como proposta apontar a influência de Léger no movimento modernista brasileiro. A exposição foi inaugurada no dia 4 de abril e vai até dia 7 de junho de 2009, na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Obras do Artista Fernand Léger

Carlitos Cubista - Obra de Fernad Léger, 1923 desenvolvido para o filme "Le Ballet Mécanique". Esse é um dos Três bonecos feito pelo artista Fernand Léger. Um dos bonecos foi dado de presente para Tarsila do Amaral, mas não se sabe seu paradeiro. O filme "Le Ballet Mécanique" foi dirigido e produzido por Léger.





























Assista ao vídeo Ballet Mecanique at the National Gallery of Art. Para os leitores do Feed, clique YouTube



PINACOTECA EXPÕE OBRAS DO PINTOR FRANCÊS FERNAND LÉGER, Vídeo YouTube



Biografia
Fernand Léger - Biografia Uol

Exposição: Fernand Léger: Amizades e Relações Brasileiras
Até 7 de junho de 2009 na Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2
Tel.: (11) 3324-1000
Terça a domingo, das 10h às 18h
R$4
www.pinacoteca.org.br

3 comentários:

Arthurius Maximus disse...

Impressionante! Gostei especificamente da mulher com o gato no colo. Pena que não é por aqui.

Beth Cruz disse...

Verdade Arthurius, seria muito bom que a mostra viesse para o Rio de Janeiro. A mulher com o gato é o quadro que mais gosto também.
Abraço

Unknown disse...

Opa!

Ganhei uma CHUVA DE SELOS da Luka FREE, putz, to feliz pacas e ela me mandou encaminhar pros blogs dos meus amigos, que amo mesmo, e você está nessa lista!

Passa lá e pega! É um montão de selos, um montão de beijos, abraços com a seguinte frase:

"SEGUE EM FRENTE! TE ADMIRO PRA CACETE! ESTAMOS JUNTOS NESSA!"

Xandy Britto