terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Colosso de Rodes - Maravilha Mítica e Imponente do Mundo Antigo

O Colosso de Rodes é uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Mítica e imponente, era uma estátua de bronze de aproximadamente 30 metros que pesava 70 toneladas. Finalizada em 280 a.C pelo escultor Caré de Lindos, representava o deus Hélios que em sua mão direita segurava um farol que guiava as embarcações que entravam no porto da ilha grega a noite, que obrigatoriamente passava por entre suas pernas, já que cada um de seus pés se posicionavam em cada margem do canal que levava ao porto.
A estátua foi construída em comemoração a retirada das tropas macedônias que tentavam conquistar a ilha, e o material usado para sua confecção foram as armas deixadas pelo exército da macedônia.
A lendária Estátua do Colosso de Rodes, fonte de inspiração de poetas, políticos, escritores e pintores, ficou de pé durante 55 anos e após um terremoto caiu no fundo da baía ficando lá até que os Árabes chegaram na cidade e a venderam como sucata.
Apesar de Ptolomeu III ter se oferecido para reconstruí-la, os habitantes não aceitaram por acreditar na crença de que haviam de alguma maneira ofendido o deus Hélios.


Estudos recentes feitos pela arqueóloga Alemã Ursula Vedder, publicado na revista científica P.M.History, desmente a teoria de que a estátua de rodes vigiava a entrada do porto de Rodes.
Segundo a teoria da arqueóloga a estátua do Colosso de Rodes ficaria situada no monte Smith, montanha cujos pés se localiza o povoado de Rodes, onde existiu um complexo de templos, que até então, acreditava-se que tinha sido dedicado ao Deus Apollo. Para que esta teoria seja comprovada é preciso que a arqueóloga encontre vestígios da imponente estátua em suas futuras escavações. Até lá, permanecerá o que se sabe até hoje.


O artista Alemão, Gert Hof recriará com tecnologia moderna o colosso de Rodes. Só que dessa vez será feita de escultura de luz e ficará na mesma posição que a antiga, terá entre 60 e 100 metros de altura e permitirá que as pessoas passem através dela.
A estátua, ainda em fase de planejamento, não tem previsão para ficar pronta. Seu custo estimado é de 200 milhões de euros.

Nenhum comentário: