segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Mandala - Círculo, Símbolo Divino da Arquitetura do Cosmo

Mandala é uma palavra , que significa círculo. Mandala - símbolo geométrico da dinâmica energética entre o homem, o cosmo e o divino. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia. Em várias épocas e cultura, a mandala foi usada como expressão científica, na, nas artes, e nas expressões religiosas, um reencontro com Deus.



Podemos ver mandalas na arte rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras da Índia, nas mandalas e thankas tibetanas, nas rosáceas da catedral de chartres, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte índigenas, na alquimia, na magia, nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, XVII e XVIII.
O objetivo da arte na cultura budista tibetana é reforçar as Quatro Nobres Verdades.

Taiji - Símbolo Yin Yang



Esta mandala é uma representação do Tao. Na filosofia chinesa
este símbolo representa os princípios femininos Yin (preto) e o
masculino Yang (branco), que dentro da mandala (o círculo)
representa o todo, ou seja, o Tao (o Caminho).

A forma mandálica pode ser encontrada em todo início, na terra e no cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, os cristais, as estrelas, os planetas, o sol, a lua, as galáxias. A própria terra foi formada por uma explosão mandálica.

O Cérebro Humano - Forma Mandálica



Explosão Estelar



Toda explosão tem forma circular, seja de uma bomba, ou de uma estrela, como neste exemplo. No Universo as formas circulares e espiraladas são comuns.

Rosa



As flores possuem características e simbolismo próprios e formam lindas mandalas que harmonizam as pessoas e os ambientes.

Para que serve a Mandala?

A mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. A mandala pode restabelecer a saúde interior e exterior. Pode-se usar a mandala para a cura emocional, cura de ambiente, como familiar e o de trabalho, ou para preparar um espaço especial, onde se pode meditar ou fazer sessões de cura, como massagem, Reiki (cura pelas mãos), astrológica, psicoterápica, atendimento clínico.

A Catedral de Brasília, assim como outras catedrais, usa a mandala para criar um ambiente sagrado e especial, muitos templos usam a geometria sagrada e a forma circular para fazerem suas construções e, assim, formarem uma aura protetora e especial no lugar.





Os budistas construíram as famosas Stupas, que são lugares consagrados à oração (santuários dos Budas - relicários). Dentro delas há relíquias de mestres iluminados, orações, pedras especiais e outros apetrechos sagrados. Elas possuem forma mandálica e os seguidores as reverenciam.



A forma geral da stupa demostra simbolicamente o caminho para a iluminação, budismo, da sua base, atraves do caminho, até o cume da percepção. Cada uma das oito stupas tem um significado particular, que representa um evento único na vida de Shakyamuni Budda.

Também a astrologia utiliza a forma mandálica para diagramar o zodíaco. O diagrama astrológico contém doze setores de 30 graus cada um, onde estão colocados os signos do zodíaco e que correspondem às doze constelações de estrelas fixas, as quais conservam até hoje o mesmo nome que na Antigüidade: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário, e terminando a Mandala Astrológica por Peixes.



Quando o astrólogo faz a leitura de um mapa natal ou mapa astral, percorre cada um desses setores que são regidos pelos planetas Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, correspondentes às casas onde ocorrem as experiências da vida. Vamos encontrar várias mandalas feitas pelos alquimistas com o tema da astrologia, principalmente nos séculos XVI a XVIII.

COMO ATUA O TRABALHO COM MANDALA

A mandala trabalha os seguintes aspectos pessoais: físico, emocional e energético. No aspecto físico, promove-se o bem-estar, o relaxamento e a prevenção do estresse. Emocionalmente, pode trabalhar conteúdos oriundos de emoções antigas, atuais ou futuras, pois sinaliza aqueles que irão emergir. Neste trabalho (mandalas pessoais), é muito comum surgirem traumas passados, que são colocados no desenho de forma sutil, só percebidos por quem souber fazer a leitura do que está sendo sinalizado. Esta leitura se faz por meio do traço, da forma, das cores, dos símbolos e de vários outros aspectos que aparecem quando se desenha uma mandala pessoal.
Qualquer pessoa pode se conhecer e se trabalhar com mandalas, tanto com a ajuda de um terapeuta, quanto sozinho. A pessoa pode fazê-lo confeccionando e colorindo mandalas, ou, ainda, meditando com elas. A mandala irá colocar, de forma sutil, no lugar certo aquilo que se encontra fora de lugar, Carl Gustav Jung diz que “A mandala possui uma eficácia dupla: conservar a ordem psíquica se ela já existe; restabelecê-la, se desapareceu. Nesse último caso, exerce uma função estimulante e criadora.”
No aspecto energético, a mandala ativa, energiza e irradia, podendo harmonizar ambientes físico ou pessoal carregados negativamente, ou aura de sofrimento e tristeza. Ainda energeticamente, a mandala pode levar a pessoa a contatos com dimensões supraconscientes e ao encontro de um caminho espiritual. Neste sentido, a mandala foi, e ainda é, muito utilizada para a meditação e para o desenvolvimento e a ampliação da consciência. No budismo tibetano os monges fazem-na de areia para depois serem ofertadas às divindades.
É importante saber que para qualquer finalidade que se queira alcançar trabalhando com mandalas tem de se desenvolver a perseverança, a persistência e a força de vontade. Trabalhar com mandalas é uma forma carinhosa de abrir o coração para a criatividade, a intuição e o amor.

Mandalas

Mandala tibetana Kalachakra ou Roda do Tempo




Kalachakra é uma divindade do budismo tibetano e reside no centro da mandala.
Esta mandala conecta com a paz e o equilíbrio interior e exterior e pode ser interpretada em três níveis: externo ou mundo físico, correspondendo aos elementos do universo, ao tempo e espaço, a matemática, astronomia e astrologia; interno ou corporal, correspondendo aos agregados psicofísico e a fisiologia do tantra e por último ao nível alternativo ou energia corporal, correspondendo aos caminhos das yogas e da meditação.

Calendário Maia



Os Maias possuiam um sistema circular de calendários que sincronizava com dois outros: o calendário Tzol'kin e o calendário Haab. O Calendário Maia prevê o final do ciclo terreno atual no ano 2012 quando se dará início a uma nova era.

Mandala Indiana



O QUE SE GANHA TRABALHANDO COM MANDALAS

A pessoa que trabalha com mandalas, sozinha ou com a ajuda de um terapeuta, beneficia-se de várias formas:

- prevenindo o estresse;

- preservando e organizando a saúde psíquica;

- aumentando a capacidade de atenção e de concentração;

- aumentando a capacidade de receptividade;

- aumentando a harmonia, a calma e a paz interior;

- aumentando a criatividade;

- ampliando a consciência;

- desenvolvendo o Eu Superior;

- encontrando um caminho espiritual.


Fonte:
Wikipédia Mandala (símbolo)
Mundo das Mandalas
Artigo Mandala

Um comentário:

Victor Biganezes disse...

Muito bom! Dá links para maiores pesquisas. Grato!