sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Exército de Terracota - Sítio Arqueológico da china

O Exército de Terracota (Os Guerreiros de Xian) é um fenomenal sítio arqueológico da china, uma lembrança viva do passado distante dos chineses.


O Exército de Terracota foi descoberto em 1974 perto de Xi’an, durante trabalhos de irrigação. Ele fazia parte do mausoléu do Imperador Qin Shi Huang, o primeiro imperador da china e consistia em 8 mil estátuas de guerreiros (soldados), 300 cavalos e 200 carruagens, em tamanho natural, feitas de uma mistura de argila e terra, chamada terracota. Uma das maiores descobertas arqueológica de todos os tempos.


Os chineses acreditavam na vida após a morte, e o exército foi criado para acompanhar o Imperador Qin em sua suposta vida além-túmulo. Quando foi descoberto, o exército estava disposto em formação completa de batalha, e incluía a linha de infantaria, arqueiros ajoelhados e carroças com seus cavalos e condutores. Meticulosamente construídas, as estátuas possuem diferentes formas, expressões faciais e cortes de cabelo. Os oficiais podiam ser reconhecidos por seus uniformes.





Em 2008, antes da realização dos Jogos Olímpicos de Pequim, um grande terremoto danificou alguns guerreiros. Mas os estragos foram considerados leves.
Patrimônio Mundial da UNESCO, restaurado, o Exército de Terracota, um dos lugares mais famosos da china, atualmente está aberto à visitação no Museu do Exército de Terracota do Primeiro Imperador Qin, em Xi’an.

2 comentários:

Alexandre Brendim disse...

Meus filhos, principalmente o caçula, são alucinados pelos soldados de terracota e pela história toda da unificação da China.

Acho que em outras vidas batalhamos por aqueles lados...

Anônimo disse...

Uma das maores maravilhas da humanidade e puro fruto do egoísmo e da megalomania e um homem.

PS: Ainda bem! Ganhamos todos com isso no final.