sábado, 14 de fevereiro de 2009

A Chave de Salomão - Símbolos Maçônicos no livro de Dan Brown

A 'Chave de Salomão', deverá ser o título do próximo livro de Dan Brown. Especula-se que a arquitetura da cidade de Washington será o ponto de partida onde o professor Robert Langdon viverá mais uma aventura que terá como objetivo decifrar os supostos símbolos maçônicos impregnados na arquitetura da cidade.

Veja abaixo por onde a trama de Dan Brown pode passar.


A lenda sobre a nota de um dólar, com o 'olho que tudo vê' e a pirâmide luminosa.




Washington Family Portrait - Quadro exposto na National Gallery for Art


O quadro de Edward Savage , mostra três integrantes da família Washington reunidos ao redor de um mapa da cidade. Todos apontam para o plano, formando com os dedos uma misteriosa área triangular. No canto da imagem, o neto de Washington segura um compasso - símbolo maçônico - sobre o globo terrestre.

Monumento a Washington


A idéia original era colocar aqui os restos mortais de george Washington, mas a família do ex-presidente vetou o plano. A pedra fundamental do monumento foi lançada pelo grão-mestre da maçonaria na cidade, em 1848. a história do obelisco está, indiretamente, ligada ao vaticano: uma pedra de mármore foi doada pelo papa Pio 9 para sua construção. Mas o bloco foi roubado e sua localização até hoje é desconhecida.

Avenida Pennsylvania


Alguns especialistas afirmam existir um alinhamento da avenida, no trecho entre a Casa Branca e o Capitólio, com a estrela Sirius, que é associada
à deusa Ìsis, do Egito antigo. Pode estar aí um dos elementos do sagrado feminino de que Brown tanto falou em o Código da Vinci.


Compasso entre o Capitólio, Casa Branca e Memorial a Jefferson


Muita gente vê no mapa da cidade um compasso com a cabeça no Capitólio e cada uma das pernas na direção da Casa Branca e do Memorial a Jefferson. "É possível aplicar esse desenho triangular a qualquer mapa e fazê-lo funcionar. O que não quer dizer que ele estava previsto no plano original da cidade", diz Paul Dolinsky, chefe do orgão do governo americano responsável pelo patrimônio arquitetônico do país.

Amadeus Mozart


O compositor era bastante ativo numa das lojas de viena. compôs pelo menos oito canções para a ordem e colocou tantos símbolos maçônicos em a Flauta Mágica , que a ópera chegou a ser descrita como um "Livreto de Propaganda pró-maçonária".

Jânio Quadros


É o único presidente na história do Brasil comprovadamente maçom – apesar de FHC também ser freqüentemente apontado como membro da ordem. Fotos do maçom Jânio decoram a ante-sala do grão-mestre da principal loja de SP.


Simón Bolívar


Ícone da independência sul-americana, o venezuelano freqüentava a loja maçônica Lautaro, conhecida pelo discurso antiespanhol. Revolucionários como San Martín e Bernardo O’Higgins também participavam das sessões .


Harry Truman


Antes de ocupar a Presidência americana durante a 2º Guerra Mundial e autorizar o lançamento das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, foi grão-mestre da maçonaria no Missouri, seu estado natal.


D. Pedro I


O imperador teve uma relação de amor e ódio com a maçonaria. Sua passagem pela ordem durou 3 meses. Tempo suficiente para ele ser iniciado, ascender a grão-mestre e então proibir todas as atividades maçônicas no Brasil.


Benjamin Franklin


Cientista e ativista político americano, usou seus contatos nas maçonarias da França e da Inglaterra para conseguir apoio à causa da independência dos EUA, da qual foi um dos principais líderes.


1. De peito aberto


Com os olhos vendados o iniciado é levado ao templo por um maçom que vai acompanhá-lo durante toda a cerimônia. Ele deverá ter nus a perna direita, até a altura do joelho, e também o lado esquerdo do peito – a origem desse costume seria uma tentativa de se certificar que não se trata de uma mulher.


2. 360o


Antes de começar a iniciação, o candidato é girado em torno de si para perder o senso de direção. A seguir, começa a cumprir as provas que representam a passagem por fogo, água, ar e terra. Numa delas, ouve espadas tinindo ao redor do templo.


3. Montanha-russa


O iniciado encontra obstáculos: uma gangorra onde sobe sem saber que está prestes a cair. Ou uma almofada de pregos em que é convidado a descansar – os metais serão retirados poucos antes de ele sentar. A idéia é testar sua confiança. Depois, é levado para uma pia, onde se purifica lavando as mãos, e é incensado 3 vezes.



4. Batismo de sangue


O iniciando se compromete ao sacrifício pela pátria, pela humanidade e pela ordem. O venerável mestre então manda imprimir em seu peito uma marca que o tornará reconhecível para todos os maçons – na verdade, aproxima da pele um pedaço de ferro aquecido que transmite a sensação de calor.


5. Sim ou não


Após se comprometer a guardar em segredo tudo que escutar e a fazer caridade, o iniciado deixa o templo para os maçons decidirem se o aceitarão. Em caso positivo, o rito segue. Com um compasso numa mão e a outra sobre a Bíblia, o iniciado faz um juramento. O mestre diz: "De hoje em diante, estais ligado para sempre à nossa ordem".


6. Faz-se a luz



Mais uma vez o iniciado sai da sala. Quando volta, encontra o templo às escuras e todas as espadas apontadas para ele. Só um sustinho. As luzes são acesas e, com uma espada sobre a cabeça, o iniciado recebe o avental de aprendiz e ouve a revelação dos segredos como toques, palavras e sinais. Está para sempre na maçonaria.


COMPASSO e o ESQUADRO


O instrumento que desenha círculos perfeitos significa a busca pela perfeição. É o símbolo do raciocínio maçônico.
O Esquadro, Seu ângulo reto mostra como o homem deve levar uma vida honesta. Ao lado do compasso, representa a união de idéias e ações.


AVENTAL


Lembra que todo homem nasceu para o trabalho e que um maçom deve trabalhar insistentemente para a descoberta da verdade e melhora da humanidade.


TRÊS PONTOS


Tem várias interpretações reconhecidas. Lembra o místico delta, faz referência ao tripé liberdade, igualdade e fraternidade e às qualidades indispensáveis ao maçom: amor, vontade e inteligência.

As 12 Colunas de um Templo Maçônico


Um templo deve ter 12 colunas, para lembrar os 12 signos do Zodíaco.

Templários


A ordem com sede no templo de Jerusalém foi criada após a primeira cruzada para proteger peregrinos. Vitaminada por doações de nobres, ganhou poder a ponto de incomodar o rei da França e o Papa. Juntos, eles tramaram para mandar os templários para as fogueiras da inquisição.

Iluminati


Fundada em 1776, pretendia se infiltrar nos governos para controlar decisões nacionais. a ambição gerou perseguição feroz e em menos de 10 anos a sociedade estava praticamente exterminada.

Rosacruz


Ordem que prega a tolerância religiosa fez muito sucesso com os intelectuais do século 17. Seus rituais e sinais secretos têm seguidores até hoje.

Skull and Bones


Para muitos, é a mais poderosa sociedade secreta atual. Aceita apenas alunos da universidade Yale, uma das mais elitizadas dos EUA. Entre seus integrantes estão George W. Bush, John Kerry, ministros da suprema corte e alguns dos influentes empresários do país.


Fonte de pesquisa:
Dan Brown lançará novo livro com protagonista de 'Código da vinci'
A Ordem - Super Abril - Sobre a Maçonaria
Está na internet o trailer de 'Anjos e Demônios'
Fotos google imagem

59 comentários:

Milouska disse...

Oi, Beth!

Gostei muito de ler este artigo sobre a maçonaria.
Muita informação.
Parabéns!
Tem um selo lá mo meu cantinho.
Sinta-se à vontade para o utilizar ou não, ou para seguir ou não as regras.
Beijo,

Milouska

GUARACI CELSO PRIMO disse...

Beth,
A Maçonaria além de tudo, é uma escola iniciática,progressista,evolucionista, filantrópica,etc. Pugna pelo aperfeiçoamento moral, espiritual, e intelectual do homem, utilizando da interpretação de símbolos e alegorias. No Brasil a história da Maçonaria se confunde com sua prória história de conquistas pela liberdade de seu povo. Possui seu site oficial e reconhece como fidedignos alguns fundados por membros e estudiosos desta nobre arte. A maçonaria escolhe homens bons e os faz melhores, melhorando por conseguinte a humanidade.
É tão secreta como uma reunião familiar, empresarial, ou ainda ministerial. Sendo pois discreta,é contrária ao que se veincula por aí, como sendo um grupo que trama contra o governo e a ordem.
Belíssimo Post.

Unknown disse...

Opa gente,

Venho informar que indiquei seu blog ao selo "Gostei do que li".
Passe no "`Psicopata Poético" para pegá-lo e ver as regras =] !!!

http://xandybritto.blogspot.com/2009/02/selo-gostei-do-que-li.html

Abração!

Xandy Britto

Anônimo disse...

Eu tinha a esperança desse cretino nunca mais ousar publicar um livro. Não me espanta que uma pesquisa recente mostre que o QI médio das pessoas está regredindo ao nível do que era em 1880.

Anônimo disse...

gostei muito de todos este enigmas impostos pelas sociedades, gostaria de ter mais conhecimento por tudo isso.

abs

jean paulo facin

thallessuperpostagens disse...

Gostei Muito do q li....Pricipalmente sobre a MAÇONARIA

Sou DeMolay e pretendo engressar-me na Maçonaria...

Na minha cidade como em tantas outras a um grande preconceito quando se fala em ordem DeMolay e Maçonaria...As pessoas daqui deviam ver esse site e enteder que meus irmao e meus tios nao fazem nada de mal...
So fazem o bem e ajudam o proximo...Nos aqui fazemos muitas campanhas junto a maçonaria e nem assim as pessoas tiram essa ideia absurda da cabeça que a Ordem DeMolay e maçonaria fazem ceitas satanicas...Agente tenta ajudar eles ao maximo e eles fazem essa imagem de nos...Espero que um dia isso mude...

Abrass.'.

Anônimo disse...

amigos não se ilumdam conheço pessoas que entraram e hoje se arrempedem no começo parecem se bom mais depois e algum terrivel depois um um certo grau vc tem que até nega DEUS e fazer pacto de sangue e não conseguim sai e é algum terrivel meus amados não caiam nessa

Flávio Chacon disse...

Esse comentario do anônimo, é realmente um infeliz, como pode um ser humano dá declarações desse tipo, dizendo que conhece pessoas que entraram na maçonaria e hoje está arrependida. A maçonaria é perfeita o ser humano sim esse não é perfeito, exemplo voce que faz esse tipo de comentarios sem ter conhecimento só no que ouve falar.

Anônimo disse...

Ainda bem que existem pessoas desinformadas,pois só assim o sistema estará sempre em crecimento,já penssou se fosemos todos iguais?ou seria uma maravilha ou um desastre total,tudo tem duas polaridades,bem e mal,certo e errado,bonito e feio,branco e preto,sábio e iguinorante,um precisa do outro para existir.....

shogun disse...

sobre o coment do talles, aki em minha cidade tbm sou demolay recebi o convite para ingressar na ordem sou filho de maçom, e faço parte da rosa cruz " AMORC" O preconceito e generalizado, aki dizem que bebemos sangue de bode preto e de crianças essas coisas absurdas de um povo sem horizonte, frater espero q sejamos irm. tbm na ordem q G.A.D.U te ilumine

Anônimo disse...

eu tambem ñ tiro comclisões precipitadas ñ posso fala q é do bem ou do mal mas acredito q a marçonaria ñ é uma ceita demoniaca mas como eu disse só Deus nos poderá dizer si estamos fazendo algo de bom ou ruim nas decisões q tomamos

Unknown disse...

Otimo post, tbm sou DeMolay e como foi dito pelos meus irmaos existe sim um preconceito mto grande a respeito de nossa ordem, acredito q uq nos fazemos eh apenas para melhorar os dias de hoje, e para as pessoas q pensam o contrario procurem ler mais sobre o assunto, n faz mal a ninguem xD

Anônimo disse...

Parabéns pelo post. O ponto alto é a imparcialidade do material apresentado. A Maçonaria é uma associação de homens livres e de bons costumes que buscam o auto-aperfeiçoamento através do trabalho individual e coletivo. O primeiro pelo conhecimento e pelo exemplo e o segundo pelas obras em prol da sociedade. O simples fato de serem tolerantes e respeitarem todos os credos, desde que creiam todos em um Deus único, os faz vítimas de fanáticos religiosos, para quem sua religião é a única aceitável. Saúdo aos Ir.'. que visitarem este site, bem como aos sobrinhos.

Anônimo disse...

Ola a todos, pra começar queria dizer que a maçonaria para todos tem uma simbologia comcreta mas olhe o lado das coisa, intoleramos na sociedade pessoas que tem algo comtra a vontade publica e universal ou seja, se desrespeito uma ordem e nao a quero alguns pode ter intolerancia a isso mas e um gosto.
A maçonaria des de tempos vem se formado, mas e agora me diga me de uma pedra comcreta para que eu poça afirmar que a maçonaria e perfeita, nao existe nada e perfeito.
Temos varias contradiçoes a respeitos de grupos mas e se na verdade o que vc acha ser certo pode estar errado, de um simbles nome ou palavra se tira uma resposta ou pode se tirar um enigma, o que quero que netendao e, tenho varios colegas DemoLay e alguns nao se arrepende disto mas e agora se eu dicer quantas coisas sei a mais da maçonaria seu lado negro sua construçoes feitas aos templario os cultos de que maços presenciavam em frente aos templarios toda uma istoria negra e sangrenta manchada em livros por borrões de tinta seria uma tragedia.
Quero dizer que para dar um ego extra se alguem fala aquele filme e do demonio, vc diria o que eu diria nada pois nunca vi o demonio nele nem o demonio o dirigindo no cargo de diretor entao, o que nao vemos pode sim existir mas e se eu dizer o demonio vira e levara todos para o inferno vc, acreditara? Nao sei mas isso e sua opiniao, entao fassa o que quer se a maçonaria e do demonio eles virao ate vc e ajudaram se acredita em deus e em anjos nao tenham medo elesestao ai qualquer um pode ser um ou vc que esta lendo ou ate eu mas saia existem anjos e seres que nao querem te ajudar, as vezes amigos sao coisas que nao se deve brincar muito nao si sabe o que se esconde por dentro mas eles virao os guerreiros de luz, se vc nao achar concreto o que eu disse e so usar a simbologia sabe ver filmes como codigo da vinci e bom e se este texto estiver repleto de simbolos com as estrelas do ceu ou se ele tiver so um copmo o deus que nos estende a mao mas nada se sabe uma vida leva a outra e as historias se juntao em um so ser.
Quero que leiam com cuidado e relitao muito obrigado por ler.
ASS:Anj.L

Anônimo disse...

A MAÇONARIA BUSCA OS MELHORES HOMENS.
JESÚS BUSCA OS PIORES,E OS FAZEM DIGNOS DE SEREM CHAMADOS: FILHOS DE DEUS!
E OUTRA VEZ VEREIS A DIFERENÇA DAQUELE QUE SERVE E O QUE NÃO SERVE A DEUS!!!

igor rodrigo disse...

bem
posto aqui minha opinião, errado ou não, issonão me importa, A maçonaria sempre sai como "algo do demonio","seita satânica" ou qualquer coisa do tipo.
o problema e que a maioria tem seu preconceito por não conhecer o assunto eu tambem afirmo não sou conhecedor desse assunto porém não fico varias pedras nas mãos pronto para apredejar o primeiro maçon ou demolay que passar até porque só posso dar uma opinião concreta caso conheça o fato, logo muitos aqui, em vários lugares do mundo a fora estão ERRADOS, pelo simples fato possuir preconceito se alguem tem uma prova concreta de que a maçonaria e algo "demoniaco" poste aqui eu farei quest não de ler até porque todos temos opinões diferentes e não podemos julgar nada sem provas e certesas absolutas.
então peço que repensem seus comentarios, POIS O PRECONCEITO E O FILHO DA IGNORÂNCIA .
e a ignorancia flui dos próprios homens porque desconhecem o assunto e dão opinião errada sobre o assunto em questão


Ass: igor rodrigo

Anônimo disse...

Olá, Adorei ese post!
Não sei o que realmente fazem, mas acho que as pesoas não deveriam julga-los por não os conhecerem direito!
Gosto muito de todos os livros de Dan Bown.. e nao tenho nada contra!!
bju

Anônimo disse...

Eu não condeno ninguem, embora na Igreja que eu frequento, os que não são adeptos são pessoas inferiores ( a maioria pensa assim, mas não foi o que Cristo ensinou), mas gostaria de saber porque a Maçonaria oculta os rituais de iniciação e outros. Não podem fazer cerimônias públicas?
A tempo, gostei demais do Simbolo Perido - Dan Brown.

Anônimo disse...

interessante sua coleta saiba que ao se tratar de culto e mistisismo ainda o vaticano tem mais achados rs e pobre saber que as pessoas ainda menos interligadas com verdades sao chamadas de "grande massa"seu trabalho es como um tapa que esconde a mao mas com um bom vermelho e ardido pra queles que prestarem atençao.

Anônimo disse...

tudo que é para o bem é muito valido admiro quem é maçom desde que faça e atue com justiça
que o G.A.D.U. sempre esteja ao lado dos maçons justo ao proposito
G.A.D.U.

Anônimo disse...

Estou lendo o livro de Dan Brown, que tem como tema principal a Maçonaria, e isso acendeu minha curiosidade sobre a franco-maçonaria,seus objetivos , seu proposito e como atua.
esse Post , foi de grande importancia pra entender um pouco mais sobre essa "ceita".Disculpem-me se nao estou me referindo de forma correta.Enfim pelo pouco de conhecimento que adquiri apartir de algumas pesquisas, e leitura de alguns artigos, livros, pude perceber qui a maçonaria , apesar de provocar opiniões um tanto distinta, todas as mesma , a caracterizam, pelas seus juramentos eternos, e sua atuação em forma de caridades.

Anônimo disse...

Ao amigo anônimo. Se alguns que postaram nesse espaço soubessem que a maçonaria não é uma religião, teriam poupado seu tempo ou explorado melhor o assunto sob outros aspectos (até não menos polêmicos). Leia a ficção do Dan Brown bem como outras boas literaturas e pratique o que aparentemente você já descobriu que é o prazer de ler e buscar o conhecimento investigativo. Desta forma, você terá um enorme banco de dados de idéias e conceitos que ajudará na solidificação dos seus próprios conceitos e opiniões, e se lá na frente você descobrir outros que pensam como você, quem sabe estará começando a entender a essência da maçonaria e mesmo outras fraternidades.

Anônimo disse...

...Quanta piada Existente nesse topico mentes vazias deixa todos como um cadaver sem indentidade e conhecimento de si proprio pois Jesus is the Lord !

Anônimo disse...

a maçonaria ilude as pessoas dizendo que nao e uma religiao, dizem que estao encaminhando seus membros a luz usam varios simbolos pagaos e misticos, teem envolvimentos com varias religioes, adotam todos o tipos de deuses, o mais absurdo creem que o diabo e o verdadeiro deus,dizem que a luz depende das trevas,mentem o tempo inteiro ao dizerem que creem em deus jeova, pra mim qeum adora lucifer nao pode ser de confiança tendo em vista que ele e o ppai da mentira , ora se nesta sociedade levam a adorar a um tipo de deus( nao sei que deus eles adoram, derrepente pode ser ate lucifer, a biblia que usam e so de faixada)significa que a classificaçao de sociedade e um jeito de atrair pessoas de varias religioes sendo assim o diabo usa esse termo para enganar as pessoas nao causando impacto , uma estrategia bem arquitetada pelo pai da mentira (lucifer).

Gaabiz. disse...

Olá,

Parabéns pelo artigo imparcial, e correto, sou Filha de Jó, e saúdo meus Primos e Tios, que já disseram tudo, Parabéns, e observem, a Maçonaria é uma Ordem discreta, nao Secreta.
Que o G.A.D.U. vos ilumine.

t.'.f.'.a.'.

Anônimo disse...

Adorei este artigo, além do mais, eu sou DeMolay. E que o pai celestial ilumine tos os tios, irmão e premias.

Orkut: Bruno,,
add lá

Anônimo disse...

O PODER DE DEUS É MAIOR QUE TODO O PODER DO MAL QUE EXISTE NA TERRA!

O FIM ESTÁ PRÓXIMO!
PROCUREM DEUS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!

QUE DEUS VOS ABENÇOE!

Anônimo disse...

Para os que se acham justiceiros...
Antes de criticarem, conheçam a origem de suas religiões, ou seja, como se formaram, quais os mistérios que existem fora dos cultos e missas... Mesmo frequentando a religião X, Y ou Z não saberemos "tudo" sobre elas... portanto devemos olhar primeiro para o nosso umbigo para falarmos mal de outra religião ou sociedade secreta... Curiosidade não é aceita na Maçonaria... como o irmão disse anteriormente, somos pessoas livres e de bons costumes... observem as lindas histórias de independência da França, EUA, etc, inconfidência mineira, cruzadas... Para quem reclama de que nossos rituais não são divulgados, a graça de ser Maçom é desvendar os mistérios da história antiga... tudo começa a ter sentido aos poucos... existe muita informação e se recebermos de uma vez não conseguiremos absorver 100%. Portanto, se um dia quiser conhecer coisas que nunca imaginou que existisse e for uma pessoa livre e de bons costumes, certamente será convidado por um Maçom... É exatamente por isso que temos nossas discrições.
A maçonaria é justa e perfeita, os Maçons não, pois antes de maçons somos "seres humanos"!!!
Que o G.A.D.U a todos ilumine e guarde!

Nathan Moura disse...

A ignorância paira sobre certas pessoas nesses comentários.
1 - A maçonaria não é demoníaca, acredito que se fosse não teria nem 5% da filantropia que a define.
2 - Nada é perfeito, pra falar a verdade nem sei se o nosso Deus é perfeito, até por que ele foi feito baseado em muitos outros anteriores...
3 - A maçonaria não é uma sociedade secreta, ela está aberta a todos, ela apenas tem segredos. Entre lá, se inicie e depois fale dela =]
4 - Não sou maçom, não conheço nenhum maçom, mas creio que dá pra ler alguns artigos e livros antes de vir aqui falar merda, não sei como que se prestam pra vir aqui falar coisa que não sabem !

Hugo disse...

Se a Maçonaria é uma sociedade fraterna, então quem vai criar o filho da viúva?
Se não é pagã, então porquê há o pacto de sangue (20ml do bode em troca de 20ml do candidato a Grã-mestre e isso é verdade sim!)?
Porque, dentre outras simbologias, há o uso do bode para identificarem-se?
Se não visa ostentação, porque escolhem os mais bem-sucedidos para ocuparem altos cargos?

A única conclusão que se pode chegar é que a Maçonaria é um ocultismo elitizado.

Que vocês que já são da Maçonaria possam quebrar o pacto de silêncio e divulgar o quanto essa corrente é prejudicial para o íntimo espiritual dos seus adeptos.
Que vocês que estão iniciando possam enxergar que o G.A.D.U. (dito Grande Autor Do Universo) NÃO É DEUS! Repito: NÃO É DEUS! E sim uma mentira disfarçada de perfeição.

E que a verdade possa vos libertar.

Anônimo disse...

A maçonaria faz uma distorção da palavra de Deus!!
Ela diz que é uma instituiçao religiosa mas na verdade nem tudo que diz Senhor! Senhor! entrara no reino dos ceus!!!
Já que ela é tao boa pq faz juramento? sendo que Deus disse: nao jurais... pq ela usa simbolos diabolicos?
O diabo é mentiroso e enganador saim dessa seita o mais rapido possivel e aceitam a Deus como o unico salvador pois ele é o unico caminho para o ceu!!!
A maçonaria é demoniaca!!!!
os maçoms deve renovar seu pacto em 7 em 7 anos...
eles afirmam que esperam seu senhor no trono branco.... mas na realidade o trono branco e o lugar dos predidos em apocalipse!!!
Pode ser que os maçons ajudem os que precisam, porem nao sereis salvos pelas boas obras!! mas si adorar o unico Deus o verdadeiro!! Deus é tao maravilhoso que deu seu unico filho para morrer na cruz por nós mas ele ressucitou !!!!

Anônimo disse...

gente a maçonaria esta ligado aos illuminati, que querem criar a nova ordem mundial, queem controlar a vda das pessoas, e é comamdada por aquele que foi banido por Deus por se rebelar contra ele, leian a biblia, la tem todas as informações para voce se tornar uma pessoa melhor, prospera, e terá a bençao verdadeira de Deus

Anônimo disse...

Eu concordo com o anonimo..so em Deus seras salvo,boas obras juramentos bode olho quje tudo ve..nada trara salvacao,leiam a biblia Jesus esta voltando para buscar os que nao negaram seu nome,Somente a um Deus adoraras e prestaras culto..Deus e maravilhoso e ama todos vcs,mas nao se iludao,somente os que estao la em cima os maiorais marconicos,sabem realmente o que se passa la,queridos por Deus leiam mais a biblia Jesus ama todos vcs!!fiquem com Deus

Tiago disse...

É bacana observar como as pessoas se aprisionam em dogmas, e pouco se interessam em saber a verdade, a realidade.

Sobre o artigo, parabéns, imparcial, informativo, extremamente interessante.

Não sou maçom, já fui convidado, e provavelmente serei iniciado neste ano de 2011. E pratico o catolicismo, também por razões pessoais. Fui coroinha de igreja, batizado, comunhão, crisma, casamento, enfim, de acordo com seus preceitos. E não vejo a menor incompatibilidade entre a religião e a maçonaria.

Mas vamos aos fatos.

Adoro os fanáticos religiosos. Eles pregam "verdades" como a Bíblia, Deus, ou outros ditos "sagrados".

Quem escreveu a Bíblia? Deus ou os homens? Se, obviamente, vocês sabem que foram os homens, é um conjunto de verdades ou simplesmente um conjunto de dogmas, crenças?

Eu não preciso ter fé que o rio segue em função da declividade. Fé é um termo complicado, pois, se fosse verdade, você não precisaria ter fé. Aliás, a verdade não precisa nem ser repetida, se for, é mentira.

Mas Deus existe? Não da forma que conhecemos, mas sim da forma que deveríamos buscar a conhecer.

Deus, verdade, realidade, Mãe Terra como diz o Evangelho Essênio da Paz, não importa o nome, o que importa é que existe uma essência que une toda a matéria existente, viva e inanimada, e se espiritualizar não é buscar adivinhar o que existe do outro lado, ou se ele existe, e sim, compreender a realidade que nós vivemos.

Sociedade somos eu e você que lê meu texto agora. Se eu compreendo você, e você me compreende, existe amor, existe fraternidade.

Concluindo, religiões, não importam quais, maçonaria, sociedades políticas, praticar ideais marxistas, nada disso te conduzirá a ser uma pessoa melhor, e principalmente, nenhuma delas te conduzirá a ser essencialmente LIVRE.

A liberdade está dentro de nós, de você. A fé, está dentro de nós, de você.

A verdade, está dentro de mim e de você.

Grande abraço a todos

Beth Cruz disse...

Verdade, Tiago!

São essas verdades absolutas que tornam os homens intolerantes e tem ao longo da história da humanidade, gerado as discórdias e as guerras.

Anônimo disse...

Boa Tiago, estou no mesmo caminho que o seu, na passagem e permanencia no catolicismo e no convite - possivelmente seja inicado neste 2011 - pois tbm não sou maçon, mas conheço muitos deles e todos que conheço são pessoas de bem, pessoas sensatas, e acho q a busca por conhecimentos mais profundos precisa ser incessante........gostei de suas palavras...como disse um anonimo . "a maçonaria é perfeita, os maçons não". mas quem é perfeito? qual é o critério para se medir perfeição? se fazer caridade for equiparado a "ações demoníacas, não ssabemos nada sobre o real sentido da vida. Abraço a todos....

Paulo disse...

Boa Noite, meu nome é Paulo Roberto Correia da Silva, nasci en SP as 11:40, sempre tive interesse em conhecer esta doutrina (maçonaria), desejo conhecer mais e estudar seus ensinamentos. paulo.rcorreia@hotmail.com.

agradeço...

Unknown disse...

GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES AQUI DADAS. MAS SE TRATANDO DE MAÇONARIA, SÓ ELES SABEM A VERDADEIRA VERDADE. E EU ACREDITO QUE A VERDADE LIBERTA. UM ABRAÇO PARA TODOS!

orlandojosemachado disse...

Gostei do que li por aqui! Estou lendo "O Simbolo Secreto! - Capítulo 16. Sou fã de Dan Brown, necessitei algumas pesquisas, o que me trouxe até aqui.

Anônimo disse...

Jesus disse em Mateus 6 que nós nao podemos servir a D-us e ao dinheiro.

ACORDEM! O VÉU SE RASGOU! NAO TEMOS QUE USAR SIMBOLOS E ETC PARA TERMOS UM CONTATO COM D-US!

É O NOME DE JESUS QUE TEMOS QUE USAR!

Anônimo disse...

EI VOCÊS!
VÃO SE CONVERTER!

Anônimo disse...

A linha de raciocínio é a seguinte:
Quantos porcento da população é pertencente à ordem? Creio que 1%, chutando alto einh... Quantos % dos presidentes norte americanos e demais ministros, políticos muito influentes, etc, são maçons? Creio que mais do que 60%, chutando baixo. Estatisticamente falando, há uma incoerência nesses valores. Até que me provem o contrário, a maçonaria participa das decisões políticas de cada país e defende seus interesses custe o que custar. Para camuflar tudo isso e manter a boa reputação, promovem singelas ações filantrópicas. Eu digo singelas, pois ainda não vi um hospital ser construído, uma escola pública ser construída... Só pequenas ações...
Posso estar errado, mas essa dúvida perdurará comigo, pois não farei parte dessa ordem, até que me provem o contrário. A única ambição que tenho é agir com o coração e não prejudicar meu semelhante jamais, pondendo ajudar da maneira que posso, sem egoísmo.

Anônimo disse...

Caro Anônimo, pelo que vejo você é daqueles que não querem ver além do nariz. Me perdoe, mas você não tem o mínimo de conhecimento sobre Maçonaria, se soubesse alguma coisa, saberia, também, que a Maçonaria não tem qualquer fundamento religioso. Lê-se um Salmo ao início de todas as reuniões, pedindo-se que o Senhor Deus, a Quem com muito respeito designamos Grande Arquiteto do Universo, nos ilumine em nossas deliberações, a respeito de como vamos ajudar em algum assunto relativo aos problemas sociais da determinada cidade, onde se situa a Loja. Para ser iniciado na Maçonaria, a pessoa deve acreditar em Deus e ter uma religião, caso contrário não é aceito.
Me desculpe, mais uma vez, pertenço à Maçonaria, estou no Grau 29 (o último é o 33), e até o momento nada me foi mostrado contra a minha religião Católica, da qual participo ativamente, apesar de saber, ser a grande maioria dos Padres contrários, mas, como você, possuem conhecimento errado sobre a Ordem Maçônica. Infelizmente, nada podemos fazer para mudar seus pensamentos, que devem ser baseados em comportamentos de alguns que não honram a Ordem. Caso seja isso, observe que: Pais de Santo, Católicos, Protestantes, Pastores, e até mesmo Padres, algumas vezes, não respeitam e vão contra o que pregam. A grande questão é que o Homem ainda não conseguiu atingir a perfeição, e nunca o conseguirá, pois, somente Deus, É perfeito. Quanto a nós, míseros pecadores, somente devemos procurar buscar, a perfeição, a qual chegaremos nas imediações, quando começamos a praticar o Mandamento maior, que Jesus, nos deixou "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei", em outras palavras, "Amai a Deus, sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo". Meu irmão, é só voce ter um pouco de tolerância, que verá que a Maçonaria não é o que você imagina que ela é. Somos obedientes e submissos, à Deus Criador. Pense nisso, e leia mais, sem armas no coração. Somente não vou me identificar por questões particulares, não maçônicas.

Anônimo disse...

EXPETO SCIRE VERITATEM SODALICII GLOSSARIUM PUGNAM VOLUNT MALUM ET MALUM SIBI TUM PUGNABO FOEDERATIS...DEI VIRTUS IN NOBIS BONA, SACTISSIUM ECCLESIAE ETIAM PROPE HOSTES ..LUPI AGNIS METUS...SPERO DEUM ET DUXREGNUM SUUM BESTIAE DONEC CONSENTIT VERBA DEIET PRAECEDIT REDITUM CHRISTI NULLUS FUGERO NEMO SALVARI

Linck disse...

eu não sou maçom, mas pelo pouco que sei já admiro muito, e só tenho uma coisa pra falar " os homens, geralmente, temem o que não compreendem!" E por muitos não conhecerem os maçons eles o temem e criticam.

Mestre disse...

TANTOS COMENTARIOS
SOBRE MAÇONARIA, POR QUE?
NAO SE PODE DESCRIMINAR O QUE NAO SE CONHECE, TODAS AS RELIGIOES DO MUNDO TEM SUA ORDEM MAIS NEM UMA CONHECE REALMENTE A VERDADE!
TODAS ATRIBUEM A UM DEUS QUE NEM MESMO O CONHESEM, TEM ESSE DEUS COMO UM HOMEM, MAIS NA VERDADE NAO SABEM OQUE FALAO E NEM MESMO NO QUE ACREDITAO, POR ISSO A RAÇA HUMANA NAO CONSEGUE EVOLUIR ESPIRITUALMENTE.
EM VEZ DE FICAREM CRITICANDO OLHEM PARA DENTRO DE SI E ENCONTRE O VERDADEIRO DEUS.
QUANDO FIZERES ISSO VOÇES O CONHESERAO REALMENTE O CRIADOR, POIS RELIGIAO FOI CRIADO PARA EVITAR O CAUS ENTRE A RAÇA HUMANA,POIS SE NAO EXISTISE ALGO A QUE TEMER JA ESTARIA EXTINTA, MAIS MUITOS SE APROVEITARAO DISSO PARA FAZER UM MEIO DE VIDA, E SOBREVIR DELA ENGANANDO OS IRMAOS PARA QUE ELES NAO EVOLUAO ESPIRITUALMENTE.

Mestre disse...

COMO PODE ATRIBUIR JESUS COMO UM DEUS?
ELE FOI APENAS UM HOMEN COMO NÓS!
APENAS FOI UM GRANDE SABIO QUE DEIXOU MUITA SABEDORIA PARA NÓS APRENDER, BASTA LER A BIBLIA E ENTENDELA ELE MESMO FALA QUE COM A FÉ PODERIAMOS MOVER MONTANHAS, ASSIM COMO ELE FEZ OS MILAGRES TODOS PODERIAMOS FAZER, MAIS NOSSA FÉ NAO EXISTE PORQUE SE FOSSE MENOR QUE UM GRAO DE AREIA FARIAMOS O QUE ELE FAZIA, ELE MESMO FALAVA QUE ERA FILHO DE DEUS ASSIM COMO NÓS SOMOS.
SE TODA A VERDADE VIESSE A TONA NAO EXISTIA RELIGIAO E NEM ORDE ENTRE AS RAÇAS!
MAIS ENQUANTO O HOMEN FOR ESCRAVO DO DINHEIRO NAO VERA A VERDADEIRA CRIAÇAO DO UNIVERÇO E FICARA A MERÇE DOS REIS NAO PASSARAO DE ESCRAVOS EM TODOS OS PLANOS!
POR ISSO O PROPRIO CRIADOR SE VOLTA CONTRA ELES!

Martinez disse...

É RIDÍCULA TODA ESTA DISCUSSÃO, SEITAS SECRETAS SEMPRE EXISTIRAM E CONTINUARÃO À EXISTIR, EU ADMIRO SEITAS TAIS COMO A MAÇONARIA, OS TEMPLÁRIOS E TODAS AS OUTRAS POIS ELAS ELEVAM TODO ESTE MISTICISMO DO HOMEM E CREIO QUE TODA ESSA REPUGNAÇÃO QUE AS PESSOAS TEM É A PIOR DE TODAS AS CURIOSIDADES.
PORQUÊ O DEUS QUE ELES SEGUEM FOI O MESMO QUE MATOU INÚMEROS EM JERUSALÉM, PORQUÊ O DEUS DELES SÓ EXISTE PORQUÊ TOMARAM A TERRA DE UM POVO À RIOS E RIOS DE SANGUE E FIZERAM A "SALVAÇÃO" DO BRASIL. INTELIGÊNCIA É UM DOM DIVINO E DEVE SER EXALTADA, PORQUÊ ESTES MESMOS POBRES NÃO TEM CAPACIDADE NENHUMA DE INFLUENCIAR OS OUTROS OU REALMENTE MUDAR ALGUMA COISA.
PS:OS QUE MAIS CRITICARAM NÃO SERIAM MAÇONS POR NADA, NÃO CONSEGUEM NEM ESCREVER PALAVRAS CORRETAMENTE (ANAFALBETISMO AQUI ESTÁ DE DOER OS OLHOS).
LIBERDADE DE EXPRESSÃO E SEM FANATISMO DESTE BANDO DE CRENTES QUE INJETAM VERSÕES EDITADAS DA BIBLIA EM SUA VIDA .I. CRETINOS...

Anônimo disse...

Tenho minhas duvidas somente sobre um detalhe da maçonaria, é que sé ela é tão boa e tão útil para a Humanidade, porque não abrir para todos os homens isso não nos tornaria homens melhores ? Sera que nós, pessoas comuns, somos tão maus que é perigoso nos revelar segredos de como viver melhor, como sermos melhores, como sermos bons, humanitários, caridosos ? Afinal o que poderíamos fazer de tão mau com tais conhecimentos ??? Matar todos com nossa bondade ?? Tornar todos obesos com tanta comida que doaríamos aos famintos ??? É, decididamente, não consigo entender porque algo bom tem que envolver tantos segredos.

Anônimo disse...

Apenas algumas observações:

Usaram muito o Evangelho indevidamente (durante toda a história) para escravizar, para matar, dominar, separar, julgar. Se conheces realmente o Evangelho, sabes que Este prega o contrário disto. Cabe entender isto antes de julgar o que desconhecemos. Deus (a Criação) não precisa que sejamos humilhados a Seu favor, tão pouco de sofrimento (como se percebe em muitas religiões);

Quando o Evangelho orienta a verdade, pergunto-lhes: o que é a verdade? Diante disto, podemos afirmar que a verdade é o conhecimento humano? Que é a luz para ignorancia? Se todos tivessem conhecimento, haveria tanto sofrimento? Esta verdade também nos permitiria acreditar em nós mesmos, desta forma, tudo depende de nossas ações (e não de dízimos, feitiçaria, ou até mesmo a fé que faz esperar que outros façam, ao invés de nós mesmo?)?

Se contribui para humanidade, por que a "verdade" destes grupos (sem excessão) fica somente á luz de alguns? Símbolos e símbolos...

Nem tudo que vemos é o que realmente é.

Anônimo disse...

Conselho:

Leiam todos os livros sagrados que encontrarem, estudem todas as formas de magia, conheça pelo menos um segmento de cada religião(as que forem possíveis, procurem em livrarias sebo livros publicados por ordens secretas(certamente encontrarão), estuem a historia das religiões, estude a filosofia e psicologia e por ultimo(ñ nesta msma ordem) politica. Feito isso vc's verão o grande sincretismo que existe e perceberão que ñ só os cristãos e a maçonaria estão errados, mas todo o 'mundo'. Como podemos nos unir ou se quer nos aproximarmos de D'us se ñ nos aproximamos uns dos outros. A 'HUMANIDADE' tem de ser o grande sincretismo e ñ esse monte de separatistas, símbolos do preconceito.

rafadoy@hotmail.com

Thiago disse...

Apenas para esclarecimento pois nao desejo entrar em discuções inúteis. Foi a coroa francesa que "armou" pra conseguir a riqueza templaria. E muito mais complexo do que simplismente dizer que o papa e o rei se incomodaram com o templo e que armaram para queima-los.
Ourta informação quem e CAR não pode pertencer a seita alguma, principalmente a maçonaria e quem diz isso não são os padres e sim a ICAR.

Deus nos abençoe.

Anônimo disse...

AINDA BEM QUE EU NÃO LEVO A SÉRIO NENHUM DESSES COMENTÁRIOS! : )

Anônimo disse...

Está de parabéns pelo site, infelizmente temos comentarios inadequado sobre o assunto por falta de conhecimento de algumas pessoa, sendo que a maçonaria em sua filosofia busca o aperfeiçoamento dos homens, que são brutos sem lapidação, incentivando-os a utilizar de um dos seu bem mais precioso (a mente) e a se auto conhecer, ajudando-os a se entenderem e fazer-los lutarem contra os seus vicios, o fanatismo e a ignorancia, sendo esses, alguns dos motivos para a maioria dos problemas que temos hoje no mundo.
Lembrando que a maçonaria não é um sociedade secreta, e sim discreta, pois se encontra tudo sobre a maçonaria em qualquer lugar como livros, sites, artigos, jornais, documentarios, entre outros.

Anônimo disse...

Muito bom esse texto sobre os diversos simbolos dessas sociedades. Admiro muito a maçonaria e seus grandes feitos. Tanto que muitos pastores, evangelicos e outros criticam, mas nao ajudam as pessoas como a maçonaria. Eles fazem festas e outras comemoraçoes e arrecadam dinheiro para ajudar pastorais, apaes, asilos, etc. Porque em vez de criticarem nao fazem o mesmo?
Estudem mais essas sociedades e tantas outras que existem por ai antes de critica-los. Ninguem é perfeito.

Ademir Campos de Barros disse...

A Maçonaria realmente é uma Instituição indefinível. É uma das mais antigas e ainda gera todos estes comentários. Há 35 anos ingressei nesta Sublime Ordem, e pasmem, ainda não consegui definir com exatidão o que realmente é a Maçonaria. Só sei que a cada reunião que frequento aprendo um pouco mais sobre as virtudes que um homem deve cultivar para ser útil à sociedade em que vive, à família, aos amigos, aos colegas de trabalho, etc. etc.. Espero continuar assim, sempre procurando descobrir o real significado da Maçonaria e o que é ser maçom, pois assim aprendo mais, aprimoro mais, ajudo mais e, a cada dia, aproximo mais daquilo que busco: SER MAÇOM.

Anônimo disse...

ala eu penço o seguinte eu prefiro o silencio e observo todos os conteudos escritos sabe de uma coisa?não cabe a mim julgar o que e desconhecido senão acabaria falando besteira o que vale e se informar para ter certesa do que se fala o que não pode e sermos inguinorantes ao falarmos do desconhecido daquilo que não sabemos ok

Marcello Marroquim Borinato disse...

Parabéns pela postagem, bastante interessante e faz dar asas a criatividade. Acredito que nem tudo é perfeito na vida, por que julgar? Alguém aqui é perfeito ou justo o bastante pra falar de alguém ou então de alguma ordem? Existem particularidades que deveríamos observar, pesquisar e estudar. Só vejo pessoas criticando sem ao menos entender 1/10 do assunto. Bem, tomarei meu chá de romã! Abs

Ir.'. Isis Cristine.'. disse...

Bem,adorei sua iniciativa de falar sobre a maçonaria,sou maçom de uma ordem mista. Detesto as pessoas que não tem o devido conhecimento sobre um determinado assunto e quer questionar,uns não lêem para se aprofundar,outros se apegam a coisas que falam por ai e tem aqueles que nem sabem escrever direito e quer falar sobre um assunto que desconhecem e nunca vão aprender,pois são extremamente ignorantes.Tolerância! é a primeira lição para estes.Não venho para menosprezar ninguém,mais essas pessoas tem que ter consciência do que falam,pois podem estar denigrindo a própria imagem.Deus é justo para todos sendo maçons ou não! Que o G.'.A.'.D.'.U os abençõem grandemente Ir.'.Isis Cristine.'.