quinta-feira, 23 de abril de 2009

As Obras de Vik Muniz

As obras do artista plástico e fotógrafo Vik Muniz são valorizadas no mundo todo. Vik Muniz é um talento criativo, apaixonado por ícones visuais. Vik nasceu na cidade de São Paulo, Brasil, em 1961, radicado em Nova Iorque desde 1983, mora no Brooklyn onde também têm seu ateliê. O grande responsável pela notoriedade de Vik Muniz no meio artístico novaiorquino foi o crítico de arte do Jornal New York Times, Charles Haggan. Após uma matéria publicada no jornal a respeito de suas obras expostas em uma pequena galeria de N.Y, grandes museus como Guggenheim e Metropolitan Museum of Art passaram a requisitar exposições de suas obras. Dessa maneira Vik Muniz foi o primeiro brasileiro a expor no mais conceituado museu de arte moderna do mundo. 'Vik' também se dedica a estudos e trabalhos com a mídia em parceria com o laboratório do MIT.
Ao longo de sua carreira Vik Muniz realizou exposições: na Flórida, Miami, Montreal, Nova Iorque, México, Canadá, Austrália, Rio de Janeiro.

Retrato de Vik Muniz no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM)



A contemporaneidade das obras de Vik Muniz está na utilização de materiais inusitados, como: geleia, chocolate, pasta de amendoim, xarope, vinho, açúcar, materiais recicláveis, fios de cabelo, arame, diamante, gel, pigmentos, comidas, etc e tal. A técnica criada por Vik Muniz consiste na utilização desses variados e inusitados materiais e objetos na formação de imagens que depois são fotografadas e ampliadas. Normalmente seus trabalhos são releituras de grandes mestres da pintura: Leonardo da Vinci, Claude Monet, Albert Dürer, Gerhard Richter, Andy Warhol, entre outros. O resultado é fantástico!

Obra, Monalisa de Leonardo da Vinci, feita com geleia e pasta de amendoim.



Para Vik muniz, uma obra precisa alcançar mais do que se convencionou e atingir cada vez mais um público maior, pessoas que normalmente não frequenta galerias de artes se empolgam com a arte de Vik. Isso gratifica o artista que se preocupa com as pessoas excluídas socialmente.

Autorretrato de Vik Muniz, criado com comida e lixo



Vik Muniz recebe muitas encomendas de trabalhos fotográficos, já realizou trabalhos importantes como o retrato de Vladmir Putin, feito com caviar, uma encomenda da revista americana Esquire; fez também capa e ilustrações para o jornal dominical do The New York Times, entre muitos outros trabalhos.
As fotografias de Vik Muniz fazem parte de acervos particulares em vários lugares no mundo: Madri, Paris, Tóquio, Victoria & Albert Museum (Londres), Getty Institute, Moscou.
No dia 27 de Abril, após encerrar uma exposição no MAM do Rio de Janeiro, Vik Muniz vai inaugurar uma nova mostra no Museu de Arte de São Paulo (MASP), uma retrospectiva de 20 anos de carreira. A cidade natal de Vik Muniz com certeza sentirá orgulho de seu filho ilustre. Conheça um pouco mais da obra desse talento brasileiro.

As obras de Vik Muniz, Retrato de Lewis Carroll, 2004



Atlas, Giovanni Francesco Barbieri (Il Guercino)



Feita com chocolate, Hans Namuth, 1997



The Bearer Irma, 2008



Obra, Sugar Children, feita com Açúcar, Series Valentina, The Fastest



Che Guevara



Ícaro



WWW (World Map), 2008

Para ver mais, acesse a Galeria Fortes Vilaça
Website Vik Muniz, Obras e biografia

17 comentários:

Lugirão disse...

Excelente teu post, de muito bom gosto como sempre.

Bom fim de semana.

jacques disse...

O Vik é bom pacarai.
Só não entendi a parte das pesquisas com o MIT.

Karime disse...

Eu e mais dois amigos (Mario e Angelica) visitamos o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e ficamos encantados com a obra dele.
O cara é demais!
Um abraço,
Karime

Karime disse...

Eu e mais dois amigos (Mario e Angelica) visitamos o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e ficamos encantados com a obra dele.
O cara é demais!
Um abraço,
Karime

Paulinha disse...

Vi e me apaixonei!!!
Fã nº1 de Vik Muniz; esse cara é Ô ARTISTA. O que ele faz é Incomparável. Show de Bola.

Anônimo disse...

eu e mais 50 amigos visitamos o museu da unifor em fortaleza e ficamos encantados com a obra dele.
o cara é demais
um abraço
everton

Anônimo disse...

adorei as obras que muniz fez em passione.

Anônimo disse...

Amei as obras de Vik Munes.São d++.

Diovana disse...

adorei a obras desse artista vou já passar para meus alunos ameiiiii

Gabriel Mariano disse...

Conheci hoje na escola esse maluco !!
legalzinho

Anônimo disse...

as obras do Vik Muniz são simplismente demais adorei!

Anônimo disse...

Estou auxiliando minha filha de 8 anos em uma pesquisa escolar sobre Vik Muniz.Muito interessante sua obra, muito bonito os quadros e interessante o material que ele usa para fazê-los.
parabéns ao Vik.

Anônimo disse...

Obrigada! A biografia de Vik me ajudou muito a produzir na escola um arquivo visual sobre os belos trabalhos desse artista. Elas são simplesmente demais!!!

narciso disse...

mto bom as obras dele ...
esse sabe com aproveitar o lixo e outras coisas nao ultilizadas... parabens

Anônimo disse...

essa cara e um artista muito bom!!!PARABENS

Anônimo disse...

Esse cara é mesmo um maximo, ele em minha opnião é o melhor artista que tem, amo todas suas obras *--*

Vallindgren disse...

Brasileiro ou não...minha opinião seria a mesma: Fantástico!!!