sexta-feira, 17 de abril de 2009

Os Mistérios das Pirâmides do Egito

Muitos são os mistérios sobre a construção das pirâmides do Egito, feitas em pedra, cuja arquitetura têm uma base quadrada e quatro lados triangulares voltados para um vértice.
Segundo estudiosos, essas pirâmides foram construídas há cerca de 2500 anos a.C e serviam para guardar os corpos dos Faraós mumificados e também eram usados como templos religiosos. Um hábito que pode ser explicado pela religião politeísta do Egito Antigo. Os Faraós acreditavam em vários deuses e também na vida após a morte, dessa maneira uma pirâmide era construída para que os corpos mumificados dos Faraós lá fossem conservados juntamente com seus pertences para serem levados para sua vida após a morte, para eternidade.
Os Faraós governaram o Egito durante 30 séculos, eram o poder econômico, político e social do Egito. Quanto maior fosse uma pirâmide, maior o poder e importância de um Faraó.



Até os dias atuais foram encontradas cerca de 80 pirâmides no Egito, a maioria são ruínas, apenas a pirâmide de Gizé: Quéops, Quéfrens e Miquerinos sobreviveram ao tempo, sendo a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda existe.
Através das inscrições hieroglíficas encontradas dentro das pirâmides, os estudiosos tentam decifrar os mistérios das pirâmides do Egito.



Muitos mistérios despertam o interesse de estudiosos e curiosos, e muitas também são, as controvérsias a respeito de teorias de como as pirâmides, construções tão complexas e grandiosas, foram erguidas por uma sociedade que não conhecia sequer a roda ou instrumentos de ferro. Qual seria a finalidade correta dessas construções? Qual segredo os Faraós guardavam dentro das pirâmides do Egito? Seriam os deuses astronautas?

Quem construiu as pirâmides do Egito?

Segundo os arqueólogos Mark Lehner e Zahi Hawass, as pirâmides não foram construídas por ETs, nem muito menos por milhares de escravos como acreditava o historiador grego do século 4 a.C. As pesquisas de Mark e Zahi, dizem que a maior pirâmide construída no Egito, Kufhu, utilizou cerca de 25 mil trabalhadores. Sendo que, 20 mil eram temporários e os outros, fixos e assalariados. De acordo com suas habilidades esses trabalhadores eram agrupados e executavam suas tarefas em turmas de 200 pessoas que se revezavam em turnos, pois a construção não parava, funcionava 24 horas por dia e levou 20 anos para ficar pronta. Segundo Mark e Zahi, os trabalhadores recebiam como pagamento diário, 10 pães e um copo de cerveja e mesmo assim esses trabalhadores se sentiam gratificados por está construíndo a história do Egito. Normalmente esses trabalhadores permaneciam no trabalho por uma temporada de 4 anos e quando voltavam para a casa na zona rural, sentiam-se orgulhosos com o que tinham aprendido.


Francês diz ter esclarecido a construção de pirâmides

Em 2007 o arquiteto Francês Jean Pierre Houdin apresentou uma teoria de como as pirâmides foram erguidas. Segundo a teoria de Houdin, a pirâmide de Gizé foi construída de dentro para fora a partir de uma rampa interna que formava um túnel em espiral. Houdin utilizou uma apresentação em 3D para provar sua teoria. Observe as imagens abaixo.




Através de um software, o arquiteto Jean Pierre Houdin mostra como os blocos de cálcario e granito foram sobrepostos. Explicando a razão porque a 'Câmara do Rei' tinha cinco tetos em vez de um.



Segundo Pierre Houdin, uma das evidências que confirmariam a ideia da rampa, foi um teste de microgravidade feito por franceses em 1986, que demonstra uma estrutura menos densa em forma de espiral dentro da pirâmide.



São muitos estudos e suposições, mas nenhuma certeza a respeito de porque e por quem foram construídas as pirâmides do Egito. Quem sabe um dia a ciência surpreenda criando a tão sonhada 'máquina do tempo'. Só assim seria possível descobrir realmente quais os propósitos e circunstâncias da construção das pirâmides.

Leia, Os Segredos da Grande Pirâmide

19 comentários:

Arthurius Maximus disse...

As pirâmides fascinam o homem desde que a primeira foi erguida. É algo grandioso e enigmático demais para não ter todo um mistério por trás.

Anônimo disse...

Sabe se tem algum lugar com a planta das pirâmides?

Algo como: Construa passo a passo sua própria pirâmide de Queops hauahuhaa

Anônimo disse...

É muita complexidade! Quem quiser fazer teorias que faça, mas não há como descobrir. É um segredo muito antigo!

Um abraço!

Beth Cruz disse...

No baixaki tem um download de um software que permite construir pirâmides de qualquer tamanho e também com as mesmas proporções da pirâmide egípcia de Quéops.

http://www.baixaki.com.br/download/Piramide.htm

Anônimo disse...

Realmente é fantástico as pirâmides mas quem as contruiu sabia que a terra era redonda (oval) principalmente sobre latitude e longitude pois, algumas delas foram contruidas em latitudes e longitudes exatas. acredite ou não, só existia dois serem naquela epóca que dinha o conhecimento sobre latitude, longitude e de que a terra era redonda. um é o senhor dos senhores DEUS, o outro vc já sabe quem é.

Aila Maria De Castro disse...

É hora da humanidade acordar e não ficar na mesmice das palavras dos estudiosos,que necessitam de auto-afirmação para provar os seus ideais.A verdade está bem na nossa cara e os humanos têm medo de enfrentá-la.Olhem onde os olhos não enxergam.

Anônimo disse...

Isto ainda é um grande mistério! Pois como ergueram 3 milhões de blocos de pedra em 1 só pirâmide? Sendo que cada pedra pesava mais de 1 tonelada! E de onde vieram as pedras? Como talharam algumas pedras de granito? E existem provas que as pirâmides têm mais de 2.500 anos, pois o seu desgaste foi provocado por chuvas e não por ventos horizontais!Mas a pergunta é:Chuva no Egito? Pois o que consta é o Egito não era um deserto como hoje! Bem são perguntas que não serão decifradas tão cedo!

Anônimo disse...

NA construçao das piramides teve mao- de-obra que representa os egipcios,mas tambem teve os engenheiros. Quem foi eles?Tambem teve os arquitetos. Quem foram eles e de onde tiveram tamto conhecimento.?? E Cade as maquinas usadas na construçao desse Engenho de proporçoes complexas,nao vem diser que era tudo de madeira..ha!! ha!!ha!! tem arqueologo tentando valorisar seu tempo gasto de pesquisa inventando teorias combinativas pra explicar o que nao consegue ver.Todo engenho avançado e inteligente é feito por seres avançados e inteligentes!! pensem bem,até o homem moderno da era digital nao conseguiria fazer tal proeza e se tentasse seria um desastre,mas se os mesmos engenheiros e arquitetos de 4.000 anos atras nos ensinasem ???
O que nos construiriamos dessa ves pra futuros arqueologos de um futuro distante pensar..pensar..pensar...

Kaique disse...

Galera, eu estava pensando sobre o assunto, e me ocorreu uma idéia que pode ser que ninguem tenha tido antes ..
"Como foram construidas as piramides do egito?"
O que eu vou falar aqui é apenas minha teoria mais eu acho que tem algum sentido..
Todos conhecem a Fênix, que diz a lenda,é um pássaro da mitologia grega, conhecido pelas características de que quando morria, renascia das cinzas, tinha uma enorme força que a faz transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar toneladas, e tambem por ser uma ave muito bela podendo se transformar em uma ave de fogo.
Os gregos parecem ter se baseado em Bennu, da mitologia EGÍPCIA, representado na forma de uma ave acinzentada semelhante à garça, hoje extinta, que habitava o EGITO.

Agora entra ai minha teoria, se a Fênix era uma ave que abitava o egito, foram as aves que colocaram as placas de pedra que pesavam toneladas e montaram as pirâmides,
sei que parece louca, talvez até seja, mas existe alguma outra explicaçao?


Kaique.

PGO DESTEC disse...

Nós vivemos com o predomínio da razão e não da sabedoria, por isso não entendemos. As pirâmides por princípio são obras de sabedoria, suas faces são quatro triangulos, a sua base é um quadrado, uma geometria perfeita. Significa muitas coisas, a mais elementar é ser testemunha através dos séculos de uma civilização superior.

PGO DESTEC disse...

Continuando...esta obra perfeita simboliza a elevação espiritual de todo um povo liderado pelos faraós. Um povo inteligente, pacífico, culto na verdade, pois suas crenças se baseavam nas lições da natureza. Os hiróglifos egípcios são notadamente simbolos da natureza, animais, aves, astros, etc. Querem melhor professor que a natureza? Temos muito que aprender com eles.

Anônimo disse...

É UM MISTERIO ESPANTOSO SERÁ QUE UM DIA TEREMOS CAPACIDADE P/ DESCOBRIR TUDO, RELIGIÃO,CULTURA,COSTUMES E ATÉ O DESAPARECIMENTO DA RAÇA TÃO MISTERIOSAMENTE

Alan disse...

è porque no futuro distante o homem finalmente fez a maquina do tempo, e voltou na época da antiga civilização egipcia passando conhecimentos avançados para essa civilização, isso também aconteceu com os Maias e outros povos que tinham tecnologia avançada para seu tempo. Pronto. Misterio resolvid!

Andrey disse...

Essa tal maquina do tempo pode ser uma boa suposiçao para o aparecimento dessas "misteriosas" piramides mas isso ainda permanece uma historia incoerente:a minha teoria é de q realmente os egipcios tenham usado a roda e q teriam essa tecnologia mas seria um simples segredo ou entao teriam usado uma embarcaçao ou algo parecido para q ajude o movimento das pedras q na verdade pesavam entre 20 e até 40 toneladas.As piramides permaneciam em uma distancia de 40 km daonde foram feitas os pedaços da piramide o q seria uma distancia problematica pois a areia desgastaria os blocos.Entao tenho varias suposiçoes mais nenhuma perfeitamente logica para supor essa historia :)

Anônimo disse...

Eles construiram as piramides com o anel de salomao o mesmo com que ergueu o templo de salomao, simples!!

Anônimo disse...

Gente não tem como ser mão de obra uma coisa dessa eles levantaram 3 milhoes de blocos cada um tinha 1 toneladas não tem mão de obra ou máquina feita naquela antiguidade que suporte tal peso como esse infelizmente esse é um mistério que jamais ninguem vai conseguir descobrir.

Associação dos Guardas Municipais de Miguel Calmon disse...

Não podemos aceitar a idéia de que o universo foi criado, com vida e inteligencia somente no planeta Terra, que somente nós, os humanos somos capazes de estudar e conhecer os demais planetas do sistema solar. Assistam ao filme "Contatos de 4º Grau" e reflitam um pouco. Leiam sobre os Sumérios e vejam suas figuras prediletas, esculpidas em pedras e paredes e vejam se há alguma emelhança como o presente. Não estamos sós no Universo a milenios. As Linhas de Nasca,dentre outros misterios sem explicação. Não estamos sozinhos nesse universo.

Beto_Bangu_Rio disse...

É meus amigos...entra ano e saí ano e é sempre as mesmas coisas e as mesmas pessoas querendo justificar. Aceito tudo que me disserem. Só tenho uma pergunta: "Como foi colocado o último bloco de concreto na pirâmide? Já que os mesmos pesam mais ou menos 1 tonelada." Como vocês podem reparar não é as respostas que movem o mundo e sim as perguntas...Até mais...

Anônimo disse...

Tenso...