quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Salvador Dalí Obras do Pintor Surrealista

Salvador Dalí foi um pintor surrealista, cujas obras de artes são originais, bizarras e extremamente criativas, suas pinturas tiveram forte conotação metafisica e sexuais . É considerado um dos mais criativos gênios do movimento surrealista. Excêntrico, ostentava como marca pessoal um esquisito bigode. Tinha uma personalidade muito extravagante e sem modéstia, costumava dizer: "Sou um monstro de inteligência". Suas obras são uma combinação de imagens bizarras e oníricas de extrema qualidade plástica. Além de pintor, Dalí realizou trabalhos para o cinema, esculturas, fotografias, desenhou jóias e ilustrou livros.
Salvador Dalí nasceu na Espanha, 1904, dia 11 de maio.
Um coquetel de medicamentos não prescritos danificou seu sistema nervoso provocando um fim em suas atividades artísticas. Sofria do Mal de Parkinson, e morreu no dia 23 de janeiro de 1989, na cidade natal de Figueiras, Espanha.


Dalí adorava o luxo e tinha uma paixão irresistível por dourado e por roupas. Casado com Gala Éluard, uma mulher gananciosa e extravagante que zelou toda a sua vida por Dalí e sua obra, e foi responsável pela saúde mental do marido. Muitos atribuem à Gala Éluard, o sucesso de Dalí, cuja a banalização e comercialização da obra do gênio surrealista, é atribuída também à ela, que era cultuada pelo pintor catalão de forma exagerada como a grande musa de sua vida, deificada muitas das vezes em suas pinturas.

Foto de Salvado Dalí e Sua Musa, Gala Éluard


Salvador Dalí foi um dos mais importantes pintores do movimento artístico denominado surrealismo, movimento fortemente influênciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, que enfatizava o papel do inconsciente na atividade criativa.
Apesar da semelhança e influência do mestre Chirico, as pinturas de Dalí são originais, povoadas por alegorias metafísicas e sexuais, em um mundo onírico.
Os representantes mais importantes do surrealismo foram os artistas plásticos René Magritte, Max Ernst e Miró, pintor catalão que convenceu Salvador Dalí a transferir-se para París e aderir o movimento surrealista. A maioria dos artistas plásticos surrealistas, são originados do movimento Dadaísmo.
Salvador Dalí foi alvo de duras críticas por parte dos artistas surrealistas e esteve envolvido em várias polêmicas, comandada por André Breton, o pai do movimento surrealista. Breton acusou Salvador Dalí de ser "Ávido por dólares". Dalí foi expulso do movimento surrealista, pois no momento da guerra civil espanhola, apoiou o regime autoritário de Francisco Franco. Expulso do movimento, em resposta, disse: "Sou o próprio Surrealismo".
Na biografia de Salvador Dalí, consta que ele era uma pessoa que gostava exageradamente de chamar a atenção, a ponto de causar desagrado a quem estava perto. Mas, polêmicas a parte, Dalí é sem dúvida nenhuma um dos grandes gênios do surrealismo e suas obras não deixam dúvidas.

Obras de Salvador Dalí

A Persistência da Memória - 1931


A persistência da memória, o mais conhecido dos quadros, é um quadro pequeno (24x33cm), Dalí levou apenas 2 hrs para realiza-lo.
A flacidez dos relógios dependurados e escorrendo mostram uma preocupação humana com o tempo e a memória. A cabeça adormecida que aparece nesse quadro, em muitos outros também, é o próprio Dalí presente.

Metamorfose de Narciso - 1937


O mito grego de Narciso, o jovem belo que viu sua imagem refletida em uma fonte e se apaixonou por ela. Segundo uma das versões, incapaz de satisfazer seus desejos ele se transformou em árvore; em uma outra alternativa dramática, ele se inclinou para frente até abraçar a imagem, caiu de cabeça dentro d'água e se afogou. Depois os deuses o transformaram em flor, Dali mostra Narciso sentado à beira de um lago, olhando para baixo, enquanto, próximo, uma figura de pedra se decompondo se parece bastante com ele. No fundo, um grupo de figuras nuas faz poses, enquanto uma figura semelhante a um narciso aparece no horizonte.

O sono - 1937


Em sono, Dali recriou o tipo de cabeça grande e mole e o corpo inexistente que aparecia com tanta frequência nos seus quadros por volta de 1929. Neste caso, entretanto, o rosto não é um auto-retrato. Sono e sonhos são temas comuns aos surrealistas, uma vez que é dormindo e sonhando que temos o dominio do inconsciente. O homem adormecido de Dali está dormindo precariamente sobre muletas. Muletas sempre foram a marca registrada de Dali, sugerindo a fragilidade em que nossa realidade se apoia. Até o cachorro está sustentado por ela. Toda a luz desta obra, mostra a ideia de fuga do mundo real.

Espanha - 1938


Espanha, pátria de Dalí, devastada pela guerra, está representada por uma mulher cuja cabeça e dorso superior podem também ser percebidos como grupos de homens lutando; os lábios dela correspondem a tunica vermelha de uma dos combatentes, os seios, as cabeças de dois cavaleiros. Tanto o rosto, quanto os combatentes estão pintados no estílo de Leonardo da Vinci.

Crianças Geopoliticas Assistindo ao Nascimento do Novo Homem - 1943


Após a segunda guerra mundial, imaginava-se que o mundo seria outro e que nasceria um novo homem dessa experiência traumática que é a guerra .
Mas a visão de Dalí não demonstra este otimismo. A criança que assiste ao nascimento está assustada e a mulher que aponta para o acontecimento, a saída do homem do ovo - mundo, é ao mesmo tempo esquelética e musculosa. É uma atmosfera de ameaça e não de alegria. O ovo é o próprio mundo, com uma casca mole, onde os continentes são moles e estão derretendo: misteriosamente, a África ocidental deixou cair uma lágrima. Há uma gota de sangue escorrendo da abertura de onde sai o homem.

A Desintegração da Persistência da Memória - 1952


Na reelaboração do seu famoso persistência da memória, Dalí usou o espírito da desintegração nuclear. Um quadro simboliza a persistência e o outro a desintegração. tudo está fragmentado em blocos geométricos; a maior parte da cena está sob a água, que Dali transformou numa espécie de pele, dependurada num galho.

A Última Ceia - 1955


Como os outros quadros de Dalí, 'A última ceia' provoca amplas reações: alguns críticos a denunciaram como banal, enquanto outros acreditam que Dalí conseguiu dar mais vida à imagem da Santa Ceia.
Jesus e os 12 apostólos, com as cabeças baixas, ajoelham em torno de uma grande mesa de pedra, suas formas sólidas constrastam com a transparência de Cristo. Dalí construiu este quadro baseando-se nos estudos de Leonardo da Vinci, que pintou a mais famosa das Santas Ceias.

Mais Obras de Salvador Dalí







Escultura - Rinoceronte vestido con puntilhas (rendas), 1956 - Pesa 3.600 quilos



Para entender a obra de Salvador Dalí, é preciso conhecer os simbolismos recorrentes de suas pinturas:

Relógio Fundido - Sugere a Teoria de Einstein, onde o tempo é relativo, a preocupação humana com o tempo e a memória.
O Elefante - Uma distorção do espaço.
O Ovo - pré-natal, o mundo.
A Formiga - morte, decadência, imenso desejo sexual.
O Caramujo - a cabeça do homem.
Gafanhoto - desperdício e medo.

Museu Dalí em Figueres, Catalunha, Espanha, onde está a exposição permanente da coleção de Salvador Dalí, além de conhecer o conjunto de 39 jóias, criadas por Dalí. A mais famosa jóia criadas por Dalí foi "The Royal Heart", trabalhada em ouro e incrustada com quarenta e seis rubís, quarenta e dois diamantes e quatro esmeraldas, criada de forma a que o centro "Batidas" assemelha-se a um verdadeiro coração.


Faça um passeio virtual e conheça toda a obra de Dalí, acessando Dalí Gallery

Fonte de pesquisa
Biografia de Salvador Dalí - Wikipédia
Pintores Famosos - Dalí
Educação Uol - Álbum Dalí
Fotos - google Imagem

26 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida um gênio capaz de surpreender com sua obra. Meu quadro favorito é o dos relógios derretidos...

Anônimo disse...

Verdade Arthurius,
Dalí surpreendente de fato.
Gosto da maioria de suas pinturas, mas se tivesse que escolher, escolheria o quadro Espanha e a metamorfose de Narciso.
Abs cavaleiro

Joana; disse...

alguem me sabe dizer o orque das borboletas?????

Edu disse...

Sugiro o filme Little Ashes pra quem quiser saber mais da história dele.

max disse...

poxa meu o cara pinta bem mas so as coisas do sonho dele por que?

Unknown disse...

poxa meu o cara pinta bem mas so as coisas do sonho dele por que?

Anônimo disse...

Cada quadro + lindo qe o outro... ♥

Jana Gonzo disse...

Na obra Metamorfose, vejo a cabeça de Narciso como um ovo que se racha e brota algo como a flor que recebeu o nome dele. E ao fundo parece que a escultura que se assemelha ao próprio Narciso e a uma mão se repete por entre as montanhas. A mente desse talentoso artista é fantástica e me fascina. Amo o seu trabalho, pois existem várias leituras em cada uma de suas peças.
Janaina Galdino

Anônimo disse...

as obras de dalisao incriveis e tambem acho que essas coisas so podem acontecer nos sonhos.

Unknown disse...

Alguém sabe onde tem ou sabe fazer uma análise da obra "El Hombre Invisible" do Salvador Dalí????

Beth Cruz disse...

Uma análise da obra de Salvador Dali, intitulada, El hombre Invisible, pode ser encontrada aqui
http://es.wikipedia.org/wiki/El_hombre_invisible_(cuadro)

Yuri Righi disse...

Haha, muito legais as informações :)
Comecei a procurar por Dalí depois que a Gaga usou seus quadros como base de inspiração pra seu novo clipe.
Gostei bastante :B

amanda disse...

NOSSA É DE ARREPIAR ESSAS FIGURAS SÃO LINDAS QUERO UM NO MEU QUARTO

AMANDA disse...

E DE ARREPIAR

marlon vinicios de quadros disse...

nossa o cara era um gênio da pintura adorei suas obras.

Weaver disse...

Gent o filme é muito bom...Little Ashes assistam!!!

Anônimo disse...

Diu disse....Esse é de dar inveja a qualquer um,pela sua criatividade.Adoro ver suas obras,vou chegar lá...

Anônimo disse...

Meu Deus isso é que é pintor!São incríveis suas obras,nunca vi tanta criatividade usando figuras bizarras, amo Salvador Dali, um dia chego lá....

Empresa de traduções disse...

Um surrealista genial!

Unknown disse...

Ola Beth, muito interessante o seu blog. Gostei das postagens sobre Dali e sobre as mandalas.

Tenho um blog onde posto os meus trabalhos em artes, arquitetura e computaçao grafica (voltada para arquitetura). Gostaria de compartilhar:

http://noletoblog.blogspot.com/

Obrigado.

Anônimo disse...

esse Dali e um louco igual a gaga que tem as suas obras e aquela obra Assistindo ao nascimento do homem ele que dizer oque que agente veio do ovo ou do macaco è ser louco mesmo

play disse...

ola beth procurei pela tela ...espanha ... onde dali retrata uma batalha no corpo de uma mulher e n~achei por muito tempo ..... encontrei em seu blog.parabens e obrigado por me fazer rever um arte que a muito ñ admirava.

PS:minha esposa tem blog sobre podologia (somos podologos) é se ñ me engano katia podologa ou pé e cia ñ sei bem de qquer foma valeu!

Anônimo disse...

Nossa,velho que da hora estou muito curiosa agora quero saber muito mais dele!!
:)

Anônimo disse...

É impossivel entender a cabeça de um kra como Dalí, kda obra dele nos faz entrar em um outro mundo com ideis distorcidas e provocantes...o egocentrismo dele deu as suas obras um ar de superioridade....

Carlos Roberto Maciel disse...

AS OBRAS DE DALI SÃO FANTÁSTICAS,O LIMO DO SURREALISMO É VIAJAR NO SUBMUNDO DOS SONHOS E PESADELOS E PORTAIS TRANCEDENTAIS

Anônimo disse...

não entendo suas
obras, mais ele
realmente é um
grande artista
e admiro muito
sua arte