sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ícones da Dignidade Humana

Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutar, Nelson Mandela, Charles Chaplin, Betinho, Che Guevara, Martin Luther King, foram ícones do século xx, na luta a favor do resgate da dignidade humana.
A Declaração dos Direitos do Homem é eticamente fundamentada no conceito de dignidade humana. Mas as mazelas sociais: fome, miséria, injustiça, preconceitos, mostram um longo caminho a ser percorrido para que se faça justiça a todos aqueles que sofrem com a marginalização de sua condição humana.
As lutas pessoais de cada uma dessas personalidades trouxeram importantes contribuições para a humanidade.

Mahatma Gandhi


Gandhi, foi o líder índiano, que lutou pela independência da Índia sem violência. Ironicamente morreu assassinado por um jovem fanático no dia 30 de janeiro de 1948, aos 78 anos. Seu nome verdadeiro era Mohandas Karamchand Gandhi, nasceu no dia 2 de outubro de 1869 na Índia Ocidental. Estudou direito em Londres. Difundiu o método da resistência passiva, (protesto contra o dominio britânico) e pregou a não violência como forma de luta.

" Não violência é a lei de nossa espécie, assim como a violência é a lei do bruto. O espírito, dormente no bruto, não sabe nenhuma lei que não a do poder físico. A dignidade de homem requer obediência a uma lei mais alta - a força do espírito ".

Sobre a Revolução Não Violenta de Mahatma Gandhi

" Não violência é a lei de nossa espécie, assim como a violência é a lei do bruto. O espírito, dormente no bruto, não sabe nenhuma lei que não a do poder físico. A dignidade de homem requer obediência a uma lei mais alta - a força do espírito ".

" Se o homem perceber que é desumano obedecer a leis que são injustas, a tirania de nenhum homem o escravizará".

"Não pode haver nenhuma paz interior sem o verdadeiro conhecimento ".

"Para a autodefesa, eu restabeleceria a cultura espiritual. A melhor autodefesa, e a mais duradoura, é a autopurificação ".

"Nós devemos ser a revolução que queremos ver no mundo."

Biografia Mahatma Gandhi


Martin Luther king Jr.


Lider negro estadunidense na defesa dos direitos humanos, defensor da resistência não violenta contra opressão racial. lutou por um tratamento igualitário e contribuiu para a melhoria da situação da comunidade negra, mediante protestos pacificos e discursos enérgicos sobre a necessidade do fim da desigualdade racial. em 1963, dirigiu uma marcha pacífica do monumento a Washington até o Lincoln Memorial, onde pronunciou seu discurso mais famoso: "Eu tenho um Sonho"

Martin Luther King biografia


Madre Tereza de Calcutar


Madre Tereza de Calcutar, foi uma missionária da caridade. católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada índiana, beatificada pela Igreja Católica. Sua vida foi dedicada a pobreza, recuperação de enfermos, educação de crianças pobres da Índia.

Frases e Pensamentos de Madre Tereza

"Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo. Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo. Não viva de fotografias amareladas... Continue, quando todos esperam que desistas. Não deixe que enferruje o ferro que existe em você. Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você. Quando não conseguir correr através dos anos, trote. Quando não conseguir trotar, caminhe. Quando não conseguir caminhar, use uma bengala. Mas nunca se detenha."A falta de amor é a maior de todas as pobrezas".

“Não utilizemos bombas e armas para dominar o mundo. Vamos usar amor e compaixão.
A paz começa com um sorriso - sorri cinco vezes por dia para alguém a quem não gostarias realmente de sorrir – faze isso pela paz.
Então vamos irradiar a paz de Deus e assim acender a Sua luz e extinguir do mundo e dos corações de todos os homens todo o ódio e amor pelo poder.”

Biografias de Madre Tereza de Calcutar


Nelson Mandela


Mandela formou-se em Direito e desde cedo deu início à sua atividade política. com a implantação do regime apartheid na África doSul, no fim da década de 40, assumiu frontalmente a sua oposição à segregação e aos preconceitos raciais. Em consequência foi sujeito à prisão e julgamento em 1962.

Comprometido de início apenas com atos não violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville (21 de Março de 1960), quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, desarmados, matando 69 pessoas e ferindo 180 - e a subsequente ilegalidade do CNA e outros grupos antiapartheid.
Em 1993, com de Klerk, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços desenvolvidos no sentido de acabar com a segregação racial. Em Maio de 1994, tornou-se ele próprio o presidente da África do Sul, naquelas que foram as primeiras eleições multirraciais do país.
Mandela foi um dos maiores líderes políticos da História Moderna.

Frases de Nelson Mandela

"Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."

"A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo."

"Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação."

Biografia Nelson Mandela
Biografia UOL - Lider negro e estadista da África do sul


Charles Chaplin


Chaplin foi uma das personalidades mais marcantes e criativas da era do cinema mudo.
Seu posicionamento politico de esquerda, sempre esteve presente em seus filmes. Tempos Modernos foi um filme que criticava a situação da classe operária e dos pobres, utilizando conceitos marxistas elaborados por Karl Marx. O Grande Ditador, seu primeiro filme falado, é uma critica a Adolf Hitle e o Fascismo.

"Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegura o ensejo de trabalho, que dê futuro a juventude e segurança à velhice."

“O homem é um animal com instintos primários de sobrevivência. Por isso, seu engenho desenvolveu-se primeiro e a alma depois, e o progresso da ciência está bem mais adiantado que seu comportamento ético.”

Charles Chaplin - A dignidade No Cinema Mudo


Betinho, Herbert josé de Sousa


Irmão do Henfil e Chico Mário, Betinho, nasceu em 3 de novembro de 1935, em Minas Gerais, Brasil. Militante desde a adolescência, uma figura humana de incansável luta pela fome e a miséria.
Depois de um lomgo período no exílio, foi anistiado em 1979, voltou ao Brasil, onde passou a se dedicar à luta pela reforma agrária.
Foi coordenador da Ação pela Cidadania contra a fome e a miséria".
Trabalhou incansávelmente pela cidadania e pela valorização da solidariedade e pelo resgate da dignidade humana. Seu trabalho foi criticados por muitos como sendo assistencialista, quanto a isso, ele respondia: "Quem tem fome tem presa". Betinho lutava diáriamente por resgatar os direitos humanos: Direito ao emprego, a terra e pelos direitos dos portadores do virus HIV.

"Miséria é imoral. Pobreza é imoral. Talvez seja o maior crime moral que uma sociedade possa cometer."

Betinho era hemofílico e precisava constantemente se submeter a transfusões de sangue, razão pela qual contraiu o vírus HIV. Morreu em 1997, debilitado pelo vírus da Aids. Um brasileiro como poucos, digno e brilhante.

Biografia, tragetória, artigos e frases de Betinho


Che Guevara


Che Guevara, foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história. Foi considerado pela revista norte-americana Time Magazine umas das cem personalidades mais importantes do século XX.
Foi por causa da visão de tanta miséria e impotência e das lutas e sofrimentos que presenciou em suas viagens, que o jovem médico Ernesto Guevara concluiu que a única maneira de acabar com todas as desigualdades sociais era promovendo mudanças na política administrativa mundial.

Frases e Pensamentos de Che Guevara

“Muitos me chamaram de aventureiro e o sou, só que de um tipo diferente: dos que entregam a pele para provar suas verdades.”

“O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor.”

“Um dos grandes deveres da Universidade é implantar suas práticas profissionais ao seio do povo."

“Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um Revolucionário.”

"As tantas rosa que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera."


Che Guevara - Biografia, Galeria de fotos, cronologia, frases links e biografia


A humanidade está perdendo a ligação ao mundo sensível, ao mundo vivo, quando comete ou não se manifesta contra os atos indignos contra a vida e contra ao meio ambiente.
É preciso encontrar uma ordem que hamonize os conflitos das relações humanas, para isso a educação tem um papel imprescindível, politizar é o caminho que iluminará os debates futuros quanto a direção que a humanidade irá tomar. Como a ideologia vigente não tem interesse que isso ocorra, cabe aos mais politizados serem um instrumento de esclarecimento e transformação.
As personalidades aqui citadas, foram pessoas que dotadas de uma visão revolucionária e conceitos éticos contribuíram para uma mudança, cada qual a sua maneira, deixou uma semente que pode ser plantada no coração da humanidade para que floresça e de bons frutos.

10 comentários:

Unknown disse...

São grandes nomes e exemplos do século passado. Não sei se neste século teremos alguém assim.
Abraços

GUARACI CELSO PRIMO disse...

Olá Beth.
Alguns desses personagens já estiveram rondando tanto no meu Blog, quanto no meu Orkut. Recente postei sobre a semelhança entre tres presidentes dos EUA (a nação mais poderosa do planeta), que de certa maneira influenciaram no pensamento geral da humanidade.Que bom que existe gente que divulga o feito nobre de grandes seres.
Continuemos a espalhar sementes numa terra tão árida como a nossa. Certamente, um bom número delas germinará.
Luz pra sempre!
Um abraço.

Francisco Castro disse...

Olá, são exemplos de pessoas que deixaram um legado extraordinário para toda a humanidade. Por isso mesmo, devem sevir de exemplo para a nossa sociedade.

Abraços

Francisco Castro

Anônimo disse...

Concordo com muitos deles, mas eliminaria o assassino Che Guevara, um burguês empobrecido que resolveu fazer justiça com as próprias mãos em nome de uma revolução sanguinária e que transformou Cuba em uma espécie de Alcatraz do Caribe. O desprezo que ele demonstrava pelos campesinos cubanos nunca foi divulgado pela grande mídia porque é sempre mais interessante divulgar o mito do que a verdade. me desculpe por postar anônimo, mas sei que a Patrulha Ideológica da Esquerda é lei no Brasil Lulista.

Abs

Cristiano Bonfim disse...

Muito show! Che fez o que achava certo.

Anônimo disse...

Che Guevara não devia estar nesta lista. Dignidade humana? Ridículo.

Anônimo disse...

O cara é um leitorzinho de veja e vem aqui falar de esquerda e lulismo, como se o governo lula não envergonhasse a esquerda, e ainda se acha com embasamento teórico pra falar mal de Che, vai lamber ovos de FHC, vai..

Anônimo disse...

Che assasino? é sabido que os resultados de suas ações não foram "sem sangue" mas creio que os norte-americanos, à exemplo, têm muito mais 'sangue em mãos' ao impor suas ditaduras de direita pela América toda, e também por manter ainda o embargo em Cuba, o oposto do que Che tentou fazer, libertar a américa da opressão externa estadunidense. O que permitiria a verdadeira expressão do povo pelo seu governo.

Unknown disse...

Minhas frases preferidas do Ernesto são:
“A ação mais positiva e forte, independentemente de qualquer ideologia, é um tiro bem dado, no momento certo, em quem merece”.
“O ódio intransigente ao inimigo (…) converte (o combatente) em uma efetiva, seletiva e fria máquina de matar. Nossos soldados têm de ser assim.”

Respondendo aos anônimos:
O cara é um leitorzinho de veja
Estás querendo desqualificar alguém usando essa frase? Qual a fonte de tuas informações? Vermelho ponto com? Quem definiu que a Veja é ruim e o que tu lês é qualificado?

Che assasino? é sabido que os resultados de suas ações não foram "sem sangue", mas[...]
Por acaso, existe uma nova definição para assassino que eu não conheça? Ou matar em favor da "causa" não é mais considerado assassinato?

[...]os norte-americanos, à exemplo, têm muito mais 'sangue em mãos' ao impor suas ditaduras de direita pela América toda.
Poderias me dizer quais países latino-americanos enfrentam uma ditadura hoje?

Por enquanto é isso.
Abraços.

Unknown disse...

Quando vejo a paixão dos que defendem o Lula fico pensamento se sou alienada, se vejo o que não existe, e por aí. Ainda ontem ouvi o pop star Lula em do Uruguai resolveu pousar no Chile, para uma paradinha no aeroporto de Santiago e uma coletiva. Lá, poosando de grande estadista da América, anunciou ajudas, inclusive a de reconstruir a região afetada. Tanta bondade para os holofotes, quando bem sabemos que aqui, em várias partes deste país colosso, há mulheres morrendo de cãncer porque não encontram tratamento, faltam aparelhos para exames. o povo continua arcando com uma carga tributária gigantesca, enquanto o pops star do nordeste doa vultosa gama de dinheiro para Cuba. Toda vez que alguém critica Lula, um vermelhão tem que reagir lembrando Fernando Henrique Cardoso, como se quem não admira este presidente é porque era partidário do antecessor. Que bobagem. Enquanto isto, o presidente acena com a criação de mais três estatais para pendurar mais petistas. E pensar que todo ano tenho que desembolsar em torno de 1.500,00 para entregar ao Imposto de Renda. tudo porque tenho uma minguada aposentadoria e continuo trabalhando para não viver da caridade pública. Gostaria de saber qual o valor da aposentadoria do presidente, que ainda tem devolução do imposto de renda. Acho que ele nos coloca a todos como seus dependentes.