sábado, 31 de janeiro de 2009

Pinturas Tibetanas - Objetos Sagrados da Filosofia Budista

As pinturas Tibetanas são objetos sagrados que representam a filosofia do Budismo, simbolos do despertar, da iluminação. É muito comum na pintura tibetana as cores prateadas, douradas, vermelhas e negras.
Existem vários estilos de pinturas tibetanas, e cada um desses estilos tem suas origens nas divindades, pacíficas ou iradas, tradicionais da Índia, china e Nepal, uma combinação entre iconografia da Índia, ilustrações e simetria do Nepal, e as paísagens e cores da china.
Essas pinturas, são objetos sagrados, um receptáculo das próprias divindades e por isso exige de quem executa as obras de arte, um ritual de finalização, onde na cerimonia de consagração da pintura, os olhos das divindades são pintados nesse dia, para que elas se tornem realmente "vivas".









Fonte

4 comentários:

Anônimo disse...

Belíssimas.

Atila City disse...

olha beth eu curto muito o budismo e a cultura daquele lado do mundo, mas uma imagem que acho muito exelente em nivel de detalhe e mensagem que passa é o ciclo de sansara.. c encontrar verá o que estou falando, mas com relação a estas imagens... bom não posso deixar de contemplar.. obrigado

Anônimo disse...

A cultura budista é fascinante e realmente incrível. Os desenhos, os deuses, as histórias, tudo é muito interessante e rico. Belo post Beth. Beijos.

Luiz Barretto disse...

Independente da crença, são realmente pinturas muito bonitas!