terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Arte e Ciência de Margaret Mee - A Flora Brasileira

Margaret Mee foi uma artista botânica que se apaixonou pela flora brasileira. Pintora e design inglesa, uma das mais importantes ilustradoras botânica, que em 1952, veio para o Brasil para lecionar arte na Escola Britânica de São Paulo, estudou artes botânicas pelo Instituto de Botânica de São Paulo e focou sua atenção na exploração da floresta tropical, em especial, pela Amazônia brasileira.


Margaret Mee colaborou de maneira fundamental para o desenvolvimento da botânica, pois desenhava com riqueza de detalhes a flora brasileira e o habitat dos animais. Revelou e documentou várias espécies que não eram conhecidas. A fidelidade da forma e da cor sempre impressionou. Desenhou: Bromélias, orquídeas, cactos, flores...


Margaret Mee, morreu em 1988. Em 1989 foi criada a Fundação Botânica, Margaret Mee Amazon Trust, uma continuidade ao trabalho de Margaret Mee, que sempre foi uma defensora da biodiversidade da flora brasileira e da conservação do seu ecossistema. O objetivo da fundação, além de formar e aprimorar tecnicamente ilustradores botânicos com enfoque para a flora, tem como meta, o aperfeiçoamento de todo o conhecimento científico em prol da conservação e exploração racional dos recursos naturais renováveis, um projeto de educação ambiental.


“Eu sei que minha morte não será o fim do meu trabalho. Onde quer que eu for, tentarei influenciar aqueles que estão destruindo nosso planeta. Assim a Terra terá uma possibilidade de sobreviver”.
(Margaret Mee)


A partir desta semana alguns trabalhos da artista poderão ser vistos pelo público paulistano em uma mostra na Pinacoteca do Estado de São Paulo, com curadoria de Sylvia Brautigam. Considerada uma das mais importantes ilustradoras botânicas do século XX - completaria 100 anos em 2009. Para comemorar a data, formam selecionadas cerca de 100 obras entre aquarelas e livros de importantes coleções no Brasil, como as do Instituto de Botânica de São Paulo, do Sitio Roberto Burle Marx e da Academia Brasileira de Ciência do Rio de Janeiro.


Além das belas espécies da floresta tropical como as espécies Heliconia (Caeté) e Anthurium (Antúrio), há também desenhos da caatinga. Quatro trabalhos em exposição fazem parte das ilustrações do livro da Academia Brasileira de Ciência sobre a vegetação da caatinga.

Margaret Mee

Abertura: dia 25 de janeiro, domingo, a partir das 11h.
Visitação: até o dia 15 de março de 2009.
Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Veja mais em, Flora Brasileira

"Se não houver Frutos,
Valeu a beleza das Flores.
Se não houver Flores,
Valeu a sombra das Folhas.
Se não houver Folhas,
Valeu a intenção da Semente".

(Henfil)

Fonte:
A Natureza nas mãos de Margaret Mee
Margaret Mee and the moonflower

4 comentários:

Milouska disse...

Beth,

"A biopirataria e as queimadas na Amazônia, é uma realidade lamentável."
Para mim é mais do que isso: trata-se de crime contra a Humanidade.
Quanto ao trabalho de Margaret Mee, é extraordinário, pois combina a arte com preocupações ambientais.
Parabéns!
Beijo,

Milouska

Anônimo disse...

Margareth Mee é uma artista única na sua arte! Suas pinturas retratam muito bem a natrueza. Belo post!
bj

Sophie disse...

Adorei o post, era o que eu estava procurando para a minha pesquisa. Adora a Margaret, e admiro o trabalho dela. Adorei ver que o conteúdo é atual :D peguei a foto de umas flores, beijos

Anônimo disse...

Fiquei super feliz e fascinada com o trabalho da Margaret Mee.Parabéns grande mulher!Sim,peguei algumas fotos para meu trabalho da faculdade!Um abraço!