sábado, 24 de janeiro de 2009

Arte da Índia - Patachitras, Pintura Milenar de Orissa

Patachitras são pinturas folclóricas religiosas, uma arte praticada no estado de Orissa, nordeste da Índia. Linha forte e uma cor brilhante, são os dois aspectos principais desta pintura feita em tecido.


Chitrakaras, é como são chamados os artistas que pintam a patachitra. É muito comum uma família trabalhar coletivamente neste tipo de pintura, sob a supervisão do mestre de pintura da família. Esses artistas vivem normalmente perto dos templos, como o famoso templo Jagannath e seus trabalhos são geralmente vendidos a peregrinos que vêm visitar os templos de Orissa, um local de adoração e desenvolvimento artístico.


Na preparação do patachita são usados dois pedaços de tecido branco. Um pedaço é estendido no chão, uma camada de goma de tamarindo (preparado, a base de sementes da planta) é espalhada sobre ele. Coloca-se então o outro pedaço de tecido sobre o primeiro. Depois o tecido é posto ao sol para secar. Depois de seco, é aplicada uma pasta de arroz em pó, e novamente deixa-se secar e aplica-se do outro lado; depois os dois lados devem ser polidos com pedra.


A pintura é feita em etapas: primeiro a borda, depois as linhas exteriores das figuras em branco, depois o fundo, geralmente com árvores, e finalmente o interior das figuras, sempre usando cores diferentes. Finalmente, é passada uma camada de verniz para proteger a pintura e dar uma tonalidade castanha ao patachitra.
As principais cores usadas nas pinturas são: branco, preto, vermelho, amarelo, azul e ocre. Os pincéis são feitos com pêlos de animais.




Várias pessoas podem pintar a mesma patachitra; cada um executa uma etapa.
Os temas de patachitras normalmete são temas folclóricos envolvendo: deuses, rituais, passáros, animais, episódios épicos e também temas eróticos.


Para o turista que visita Orissa, o patachitra é um importante souvenir. Com suas cores fortes e brilhantes, têm fama no mundo todo. Muitos colecionam essa arte folclórica e religiosa indiana.

Fonte:
kalarte india patachitra
paintings patachitra
india painting style patachitra

5 comentários:

Unknown disse...

Interessante este seu post sobre esta arte indiana. As pinturas são lindas e a técnica realmente é diferente.
Abraços

Alterado disse...

A Índia é um universo contido numa nação ,haja visto a riqueza mística ,folclórica e artística que eles possuem .Lindas esta obras !

Obrigado por traze-las até nós neste post

Abraços

Anônimo disse...

Muito legal, a cultura indiana sempre me despertou interesse, acho as pinturas lindas, com as misturas de cores fortes e os traços exóticos!
Um beijo.

Anônimo disse...

cada coisa linda!!!

beth, tem presente no rebloggando. beijo.

Unknown disse...

Sem dúvida, a Índia é uma escola para a humanidade! Maravilhosas as pinturas e a técnica é sem par!