quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Burle Marx - Artes de um Paisagista Iluminado

Roberto Burle Marx foi um dos maiores paisagistas do nosso século, reconhecido internacionalmente. Nasceu em São Paulo, 4 de agosto de 1909, ainda menino foi morar no Rio de janeiro e mais tarde foi para Alemanha para estudar pintura. Estudou na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro - EBA.UFRJ, incentivado por Lucio Costa. Foi aluno do pintor Cândido Portinari e do escritor Mário de Andrade e conviveu com o próprio Lucio, com Oscar Niemeyer, Milton Roberto, Lota de Macedo Soares, Affonso Reidy, Jorge Moreira, Ernesto Vasconcellos, Roberta Leite e outros tantos artistas seguidores da corrente francesa liderada por Le Corbusier.



Burle Marx era também desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e criador de jóias, um homem de muita sensibilidade, um iluminado pela arte. Seu primeiro trabalho paisagístico foi para a arquitetura de Lúcio costa eGregori Warchavchik, em 1932.
Roberto Burle Marx , apaixonado pela flora brasileira, era dono de um sítio em Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro, onde tinha uma grande coleção de plantas. Em 1985 Doou esse sitio, com todo o seu acervo à Fundação Nacional Pró Memória, hoje Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Na empresa BURLE MARX CIA LTDA, fundada em 1955, elaborou vários projetos de paisagismo, jardins residenciais e públicos.






Principais Projetos Paisagísticos de Burle Marx

- Parque Ecológico de Recife

- Cidade Universitária do Rio de Janeiro, (Fundão)



- Jardim do Aeroporto da Pampulha, BH

- Projeto paisagismo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM-RJ

- Projeto paisagista do Eixo Monumental de Brasilia

- Paisagismo do Aterro do Flamengo - RJ



Roberto Burle Marx projetou mais de 2.000 jardins ao longo de sua vida, morreu no dia 4 de junho de 1994, no Rio de Janeiro, aos 84 anos.

Biografia e Cronologia Burle Marx - wikipédia
Slidshare Burle Marx

Nenhum comentário: