quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Galileu Galilei - Astronomia, A ciência Abrindo a Porta do Universo

Galileu Galilei, na Itália, Galileo Galilei, é considerado o "pai da ciência moderna", nasceu em Pisa, Itália, 15 de fevereiro de 1564. Foi Físico,matemático, astrônomo e filósofo Italiano.



Luta entre fé e a ciência

Galileu, não foi o inventor do telescópio, mas o aperfeiçou de tal maneira, que obteve o mais avançado instrumento da época. Foi capaz, assim, de observar o universo de maneira nunca antes descrita por ninguém: descobriu lua em júpiter, observou as crateras da lua, as fases de vênus, manchas solares, entre várias outras observações que levaram-no a postular que não é o sol que se move em torno da terra, geocentrismo, e sim a terra que move-se em torno do sol, heliocentrismo. Dessa maneira, Galileu comprou uma briga com a igreja católica que resultou em um processo e a condenação pelo santo ofício.

Galileu frente ao tribunal da inquisição Romana, pintura de Cristiano Banti



A igreja Católica acreditava que a terra estava parada no centro do universo e que todos os corpos celestes orbitavam ao seu redor, segundo o geocentrismo, postulado por Aristóteles e Ptolomeu.



O ano de 2009 foi declarado pela ONU como Ano Internacional da Astronomia, na intenção de despertar o interesse de jovens pela ciência e divulgar a astronomia, aproveitando que em 2009 comemora-se 400 anos das descobertas desse grande gênio da ciência, Galileu Galilei.
Muitos eventos irão acontecer durante o ano, existem vários projetos no Brasil, 135 países estão prontos para iniciar o Ano Internacional da Astronomia 2009. No Brasil, mais de 2 mil cientistas, astrônomos amadores e educadores, com forte apoio governamental, estarão oferecendo programas gratuitos para o público ao longo de todo o ano, em todos os estados. Além de ser o maior evento de divulgação científica já realizado no país e no planeta. O evento de abertura internacional será realizado em Paris 15-16 de Janeiro. Cerimônias de abertura estarão acontecendo em 50 cidades brasileiras, em torno da última semana de Janeiro.

Telescópio refrator do Observatório de Nice.



Praticada por todos os povos da Terra desde a mais remota antiguidade, a Astronomia permitiu organizar o tempo humano, mapear o espaço para além do horizonte, estendendo nossos caminhos através dos oceanos e do próprio vazio interplanetário. Os resultados e os produtos dessa atividade estão presentes em nosso dia a dia, em forma de instrumentos e técnicas. Embora a maioria das pessoas viva num quadro mental de dicotomia entre o céu e a Terra, há 5 séculos se sabe que a Terra está no céu. Depois disso, se descobriu que o céu está na Terra, em forma de energia e matéria. Todos os átomos de nosso corpo foram forjados em estrelas que já morreram. O telescópio nos permitiu acessar detalhes dos astros, que se constituem num vasto acervo de laboratórios de física, com condições extremas, que jamais poderemos reproduzir na Terra.

Representação do Universo gravada em madeira, usada por Camille Flammarion na obra L'atmosphère: météorologie populaire, (Paris 1888) - (Coloração de Heikenwaelder Hugo, Viena 1998).



Toda vez que exploramos novas fronteiras “lá fora” nosso espaço interior se amplia e se reformula. Isso é fundamental para a cultura humana. Se, por um lado, somos microscópicos perante o Universo, por outro, contemos esse Universo que nos contém.
Hoje, as revoluções na Astronomia se processam na escala de uma década! Se mesmo as descobertas seculares ainda não foram incorporadas pelas pessoas, imagine o quanto elas desconhecem os fatos modernos. O impacto da ciência no nosso cotidiano é tal que a apropriação da ciência é um requisito de cidadania. Queremos usar o fascínio das descobertas astronômicas para aproximar as pessoas da ciência, para difundir uma mentalidade científica e atrair jovens para as carreiras de pesquisa científica e tecnológica.

Em cada um dos 365 dias de 2009, você terá chances de acessar conhecimentos astronômicos produzidos em todo o planeta, através da Internet. Inúmeras chances para descobrirmos nosso lugar no Universo. Os programas de observação com telescópios, palestras e shows de planetário para a sua região podem ser encontrados no site da rede IYA2009: www.astronomia2009.org.br no link EVENTOS.

Fonte:
The International Year of Astronomy 2009
Ano Internacional da Astronomia 2009

13 comentários:

O bEM viVER disse...

Beth, como é bom termos essas pesquisas bem dfinidas. O Dohitt é ótimo para estudantes que vão prestar vestibular, porque se fica lendo o conteúdo de certod blog, passa a ter um ótimo conhecimento geral.

Parabéns,

Lena

Unknown disse...

sempre fui engatado no galileu e no ferro que ele levou da igreja por falar a verdade.

Anônimo disse...

Esse link é bem interessante...
Até os meus 15 anos mais ou menos pensava em ser astrônoma.
*risos*

Anônimo disse...

Galileu Galilei deu uma grande contribuição a humanidade por suas descobertas e estudos. Nada mais justo do que comemorar esse ano internacional de astronomia em sua homenagem.

Unknown disse...

Parabéns pelo post. É incrível como o preconceito impediu um julgamento justo para Galileu, que era católico. Mas destino pior teve Giordano Bruno, como comentamos em http://cogitamundo.wordpress.com/2008/11/18/eppur-si-muove/
abraços,
Equipe Cogitamundo

Anônimo disse...

A astronomia é uma ciência que me fascina desde criança.
Galileu certamente foi um gênio e contribuiu para a ciência de forma corajosa, numa época em que a escuridão do conhecimento imperava.

Eliza Martins disse...

Elizabeth Fernandes Martins disse...
Particularmente gosto muito de Astronomia, mas este ano por ser o Ano Internacional da Astronomia e meus alunos estarem envolvidos na Olimpíada Brasileira de Astronomia, procuro ler tudo quanto se refere a esta questão. Daí o texto lido ter aguçado minha curiosidade e ter proporcionado uma leitura sadia.

Anônimo disse...

Mas afinal quando ele morreu?
-
E qual a contribuiçao dele nas areas de astronomia e matematica?

Beth Cruz disse...

Olá Anônimo!

Dá uma olhadinha no link abaixo, quem sabe ele responda seus questionamentos,rsrssss

http://bethccruz.blogspot.com/2009/04/os-estudos-de-galileu.html


Abraço, volte sempre.

Anônimo disse...

uau ele foi mesmo um lutador né???????????????

rsrsrrsrsrrsrsr

Anônimo disse...

'Párabéns quem fez esta pagina arazouu

Unknown disse...

e um cara importante vou ser um astronomo q nem ele pelo - ispero
ssrsrsrsr ;)

Anônimo disse...

claudia.marcia43 disse:
Queira Deus que caia esse assunto denovo este ano também em exames supletivos2010. Os mesmos ocorrerão em julho(17 e 18).
Se cair, estarei feita.