domingo, 18 de janeiro de 2009

Tangram - Arte Chinesa em Composições Criativas

Tangram é um quebra cabeça chinês antigo, que significa "7 tábuas da sabedoria".
O tangram é composto de sete peças, chamadas tans, que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de vários tamanhos, um quadrado e um paralelogramo.



Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando duas regras: todas as peças devem ser usadas e não é permitido sobrepor as peças.



Conta a lenda, sobre a origem desse jogo, que um jovem chinês ao despedir-se de seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho em forma quadrada e ouviu o seguinte conselho: - Com esse espelho , você registrará tudo o que você verá durante a viagem, para mostrar-me na volta. O discípulo, surpreso, indagou: - Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem? No momento em que dizia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças. Então o mestre disse: - agora, você poderá com essas sete peças construir figuras para ilustrar o que verá durante a viagem. E assim o jovem foi ilustrando as figuras que foi vendo e formou o Tangram. Com essa descoberta os chineses passaram o Tangram para o mundo e com isso ficou famoso.
Na verdade, essa é apenas uma lenda, pois não se sabe ao certo a origem do tangram.

Da adaptação dessa arte chinesa, de pura matemática, que exige astúcia e reflexão, alguns design de interiores criaram peças decorativas de muito bom gosto e criatividade.













Veja mais em : Pontaccio

Peças assim, com certeza, dá um toque especial na decoração. Dê asas a sua imaginação, e crie novos ambientes para sua casa!

Diversão:
Jogar o Tangram online
Puzzle chinês - Racha Cuca - Tangram

6 comentários:

Unknown disse...

faz um vinte anos eu começei a trabalhar o I ching - oraculo chines - tem uma grande criatividade e talvez os chineses fossem bem mais evoluidos que os europeus. tem coisas fantanticas no folclore chines que podem ser exploradas.

Pedro Sá disse...

Muito bonito. Gosto muito desse tipo de decoração moderna. Sem duvida que dá um novo estilo à decoração.:)

Anônimo disse...

Incrível como esses chineses são sábios! Eu admiro muito a cultura chinesa e essa do Tangram é realmente muito e interessante.

Unknown disse...

Alguém falou da sabedoria dos chineses e, com razão, ainda não se sabe todo o conhecimento que eles tinham e que se perdeu. É uma das civilizações mais antigas do mundo.

Sandra Di Flora disse...

Eu sou fascinada pelo Tangran e sua inúmeras possibilidades.

Ótimo texto

Abs

Drauzio Milagres disse...

A prática é muito boa para preservar a saúde da mente. Um abraço. Drauzio Milagres.