sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ilha Grande - Cartão Postal Ecológico de Angra dos Reis

A Ilha Grande é a maior e mais importante ilha pertencente a cidade de Angra dos Reis. As áreas de proteção ambiental visam garantir a proteção ecológica da grande reserva de Mata Atlântica ainda existente lá e da vida marinha existente no entorno da ilha.
A ilha é conhecida internacionalmente por suas belezas naturais que encantam turistas de todas as classes sociais e estilos de vida. Existem nela praias destinadas à prática de esportes como o surf com ondas "clássicas", como dizem os surfistas, que inclusive organizam campeonatos neste local, trilhas ecológicas por dentro da mata ao centro da ilha, além de praias onde se concentram os bares cujos pratos principais costumam ser frutos do mar. Também podem ser encontrados campings e pousadas, principalmente na Vila do Abraão.
A Ilha Grande é dividida em dois parques: Parque Estadual da Ilha Grande e Parque Marinho do Aventureiro; PEMA e uma Reserva Biológica: Reserva Biológica das Praias do Sul, RBEPS, cujo acesso é somente permitido a pesquisadores e pessoas autorizadas pelo IBAMA.

História

Durante grande parte do século XIX a ilha abrigou um local para quarentena de doentes que vinham do estrangeiro antes de entrar na cidade do Rio de Janeiro que mais tarde se transformou numa colônia de doentes de hanseníase.

Posteriormente, foi construída nela a Colônia Penal Cândido Mendes, local onde eram mandados alguns dos mais perigosos criminosos do país, bem como, durante o Estado Novo e durante o regime militar de 1964, presos políticos.

Em 1963, o governo fluminense decidiu por implodir o presídio da Ilha Grande que atrapalhava a economia local e era fonte de grandes problemas de segurança devido as fugas de prisioneiros. Após a implosão, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), obteve o direito de cessão da área e das benfeitorias que pertenciam ao presídio, inaugurando no ano de 1998 o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS).

Ilha Grande, Visão aérea



As Principais Praias da Ilha Grande são:

Abraão (praia da vila principal) - Com cerca de 3000 habitantes, conhecida como "capital" da ilha. As atividades econômicas giram em torno da pesca e do turismo, em suas praias, ilhas e locais de mergulho submarino.



Palmas - Dessa praia pega-se a trilha por onde se chega a praia de Lopes Mendes



Lopes Mendes, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil





Aventureiro - Parque Marinho



Dois Rios



Praia do Sul, Reserva Biológica



Praia do Leste



Praia Vermelha



Araçatiba



Bananal



Sítio Forte



Lagoa Verde



Lagoa Azul





Saco do Céu



Caxadaço


Provetá.




Ilha Grande (Rio de Janeiro)

8 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Beth fiquei babando só de ver essas belas imagens. Realmente show de bola.

Cybele Meyer disse...

Olá Beth,

Que maravilha de postagem!
Adorei seu blog. Te conheço do diHiTT e vim lhe trazer o selo do Prêmio Dardos que ganhei e estou compartilhando com você.
É só ir ao meu blog Educar Já!(www.cybelemeyer.com.br),e pegar.
Voltarei mais vezes
beijinhos

Unknown disse...

Nossa, são maravilhosas, preciso ir lá um dia.
Deixei uns selos p/ vc no meu blog tutoraead.

Anônimo disse...

Parabens! ótimo blog
Indico um site para essa comunidade de blogs
pois acho ser de grande relevancia
obrigado a todos
www.zigbr.com

Anônimo disse...

Oi Beth
Parece brincadeira, mas acredita que até hoje não conheço a Ilha Grande? Preciso preencher esta lacuna e quem sabe não será em 2009?
Já tem novos posts tá, aos poucos tô saindo da rede...
beijos

Unknown disse...

Um paraiso a ser preservado, mas eu soube que o Estado se apossou de terras particulares para criar a Reserva Biologica da Praia do Sul, ainda sem indenizar seus proprietarios, preservar e uma obrigaçao, confiscar e ilegal. Achavo que as ilhas pertencias a Uniao, como a Union pode vter tantas propriedades particulares...
Obrigado.

Teodoro Nievá disse...

Parabéns, Beth, o blog é bem legal.
Só faço uma ressalva quanto à foto de Caxadaço, pois que esta não condiz de fato com a praia, de pequena faixa de areia e murada de pedras. Abraço, Alan.

Beth Cruz disse...

Olá Alan,
Obrigada pelo toque.
Já foi feita a correção.
Abraço