quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Bossa Nova - Um Namoro Entre o Jazz e o Samba - II

A Bossa Nova:
"Há 50 anos, uma batida de violão, um jeito manso de cantar, um namoro entre samba e jazz e uma poesia alegre se misturava, criando algo realmente diferente. Uma nova bossa que, na época, era como uma novidade charmosa, com o frescor da juventude..."

Vinícius de Moraes


A muito tempo eu vinha reunindo informações para apresentar aqui um trabalho falando da "bossa nova". No programa Itau Cultural encontrei uma informação que me levou ao mais completo trabalho sobre bossa nova que conheço.
Trata-se de uma homenagem aos 50 anos da bossa nova, desenvolvido pelo Instituto Itaú Cultural, criado por seu presidente de honra Olavo Setubal.


Para conhecer esse trabalho sensacional, clique aqui.
A série especial Estéreo Saci da Rádio Itaú Cultural traz canções históricas recheadas de comentários sobre artistas, discos, parcerias, influências e curiosidades da bossa nova. Os programas, de cerca de 30 minutos, são apresentados por Fernanda Takai.
Você vai encontrar uma grande quantidades de fotos com personagens e momentos marcantes da bossa nova, biografias, vídeos com personalidades da época, reflexões escritas por vários autores.
No final você é convidado a participar da atualização do site na seção "Fotografei você", Enviando imagens que marcaram sua vida ou de sua família entre 1955 e 1965. As imagens irão compor um grande painel destes anos dourados.
Para quem é amante da bossa nova como eu sou, você vai amar esse trabalho primoroso.
Você também não pode deixar de conhecer o maior evento internacional da bossa nova, Festival da bossa nova no Carnegie Hall, New York, 1962.

Tom Jobim



Essa é minha dica para quem quer saber tudo de bossa nova, tenho certeza que você vai adorar!

Conheça os sites de músicos da bossa nova.

Fonte: Itaú Cultural

2 comentários:

Unknown disse...

A bossa nova é muito fascinante. Gostei do post e da dica.
Abraços.

Silvio Junior Wencevoski disse...

Eu comecei a gostar faz pouco tempo e confesso que a música a letra é muito linda. São músicas para escultar a qualquer momento, muito bom!