sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Angra dos Reis - Praias, Ilhas e a Usina Nuclear

Angra dos Reis está localizada na região da Costa Verde, abriga uma das mais belas paisagens do litoral brasileiro, repleta de praias e ilhas de tirar o fôlego, em contraste com a Usina nuclear.
As ilhas são a grande atração de Angra dos Reis, entre elas a Ilha Grande - Cartão postal ecológico da cidade de Angra dos Reis . Um dos principais pontos de mergulho da Região Sudeste. Angra dos Reis também possui uma excelente infra-estrutura náutica, contando com diversas marinas muito bem equipadas, além de sua estrutura hoteleira, que oferece desde pousadas simples à grandes e luxuosos Resorts.

Marina de Angra dos Reis









História de Angra dos Reis

Desde 1502, Angra dos Reis é uma cidade que despertou admiração por sua paísagem deslumbrante e paradisíaca. Com o descobrimento do Brasil, Portugal precisava tomar conta de seu novo território, e para fazer o reconhecimento, enviou três embarcações que chegaram a Angra dos Reis no dia 6 de janeiro de 1502, data comemorativa do Dia de Reis. Por homenagem, a cidade recebe o nome de Angra dos Reis.
Nessa época a região era habitada por indígenas da tribo Coianases, cujo o cacique era, Cunhambebe. A exploração começou através do povoamento, onde foram deixados escravos e exploradores. A primeir atividade econômica desenvolvida na região fora para fins de subsistência, tendo a caça, pesca e agricultura como pilares. No século XVII, surgem as grandes fazendas da região, onde a pecuária assume grande importância na economia local.
A cidade sofre, ao longo de sua história, grande influência da igreja católica. Vemos essa influência na prática, através do grande número de prédios construídos em função da religião. Inclusive nas ilhas de Angra dos Reis, como por exemplo a igreja do Senhor do Bomfim.
No século XVIII, Angra dos Reis passa a ter enorme importância para a economia do Brasil e de Portugal por se tornar um dos importante portões para a entrada e saída de produtos e cultura. A cidade torna-se parte da rota de ouro e diamante, que saíam de Minas Gerais e tinham seu porto de saída na cidade. Como porto, servia também para o escoamento da produção do café do Brasil.
Após anos sem grande desenvolvimento econômico, a região retoma seu crescimento através da linha férrea que liga Angra à ferrovia principal, aquecendo assim novamente o setor portuário. Os produtos que entravam e saíam pela cidade, eram grãos e as bobinas feitas pela CSN.
Em meados da década de 50, a construção do estaleiro Verolme, aquece de vez a economia da cidade, utilizando a mão de obra operária, o que ajudou a cidade no desenvolvimento do comércio.

Usina Nuclear de Angra dos Reis



Na década de 70, com a escolha da cidade, como sede do projeto nuclear brasileiro, ganha uma nova e importante fonte econômica e a Rio Santos, sua principal ligação com grandes centros.

Rio Santos


Com o fechamento do estaleiro Verolme, Angra sofre uma grande perda e vai buscar no turismo a recuperação de sua economia. O turismo aqueceu a cidade e permanece como uma das principais atividades do município. A construção de grandes hotéis e resort, trás para a região riquezas e leva o nome da cidade para o restante do país e para o exterior.

Resort PortoBello - Angra dos Reis




Hotéis, Resorts e Pousadas em Angra dos Reis
Ilha dos Porcos
Mambucaba
Guia de Angra dos Reis

9 comentários:

Anônimo disse...

Conheço a região e é mesmo maravilhosa! Na Baía da Ilha Grande há o "saco de palmas" e de lá pode-se chegar até Lopes Mendes e uma outra praia que não me recordo o nome que fica à direita de Lopes Mendes de quem vai de palmas e que é simplesmente maravilhosa.

Anônimo disse...

Olá Arthurius!
Eu fui a Lopes Mendes, usando a trilha de palmas.
O lugar é paradisíaco, nenhuma foto mostra na verdade o deslumbramento que é está em um lugar daquele. Para mim é o lugar mais bonito da lha Grande.
Abraço

JIME disse...

Faz tanto tempo que fui à Angra, quando estavam começando a construir a Usina Nuclear. Essa região é fantástica.

Unknown disse...

o local é belo/ nao se precisa de muito grana para se admirar de longe -muito longe mesmo/ pertinho do rio/ eu gosto embora faça alguns anos que nao saia do RS por motivos de saude - outro lugares que eu curto é paraty e macae.

Unknown disse...

Há muitos anos fiquei 2 dias em Paraty e passei rapidamente por Angra. Achei maravilhosa e as fotos me atiçaram a vontade de voltar lá com tempo. Quem sabe logo eu faço isto.
Abraços

Anônimo disse...

Beth

Obrigado pelas excelentes informações sobre Angra, estive por um dia lá, conheci muito pouco, mas me encantei com a região. Muito bom mesmo.

Gustavo disse...

Lindas as fotos!!! Principalmente as da ilha... Perfeito, simplismente o paraíso natural...
Visita meu site: contabilidademantiqueira.com.br

Claudio Bandeira disse...

Se o Brasileiro soubesse o quão importante é a instalação da Unidade III para a região de Angra dos Reis, está obra já estaria concluída há muitos anos. A Eletrobrás Eletronuclear cuida dessa região e de toda sua natureza, muito melhor do que qualquer governante de nosso Brasil.

EMEF General De Gaulle disse...

Stop radioactivity! Save the nataure!