terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Gustav Klimt - Art Nouveau, Prazer e Erotismo Feminino

Gustav Klimt foi um pintor simbolista Austríaco que se destacou dentro do movimento Art Nouveau por pintar mosaícos da beleza estética de prazer e erotismo feminino.



Dono de uma personalidade extravagante, chocou com suas pinturas sexuais e exuberante no século 19 para o século 20, e devido ao conservadorismo da época foi muito criticado.





Seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muito dos quais estão em exposição na galeria da Secessão de Viena.

Galeria de Secessão de Viena



Gustav Klimt, aos 14 anos de idade, ingressou em uma escola de arte e seus trabalhos iniciais eram cópias de fotografias. Mas tarde Klimt se rebelou contra as convenções de sua época e criou um estilo original, através de mosaícos e composições geométricas criou obras famosas e também polêmicas.



Em 1894, foi eleito pelo ministro da educação para pintar o teto do salão nobre da universidade de Viena. Esse trabalho deu origem a três de suas obras mais famosa e polêmicas: 'A medicina','A filosofia' e a 'Jurisprudência'.
Apesar de muito criticado por seus professores e até mesmo por outros artistas da época, foi muito admirado em Paris e Roma, onde ganhou dois prêmios como artista europeu de vanguarda. Após essa fase, somou ao erotismo uma nova concepção para suas obras, passou a pintar várias telas seguindo a relação vida, crescimento e morte.





"Apesar de suas obras mais comentadas sejam as que apresentam belas mulheres multi-coloridas, cerca de 1/4 de seus quadros são paisagísticos. Quadrados e de estilo impressionista, apresentam árvores, jardins, casas e pântanos em duas fases distintas. Esboços entre 1898 a 1903 e obras mais elaboradas entre 1905 a 1916."



Gustav Klimt morreu em 1918, devido a um AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Pinturas de Gustav Klimt

O quadro 'O Beijo', é considerado por muitos, a obra prima de Gustav Klimt



Retrato de Adèle Bloch-Bauer I



Chapéu de Plumas Negras



O Cumprimento




Video Gustav Klimt

Insid gustav Klimt



As pinturas mais polêmicas de Gustav Klimt.
Gustav klimt - Pinturas obscenas e Polêmicas: Masturbação...

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa divulgação de obras artísticas que você faz é uma maravilha. Cultura de qualidade.

Canal Do Narducci disse...

Oi beth?
Muito lindo seu blog. parabéns pelo bom gosto.
Estou lhe oferecendo uma selo, caso você goste é só busco-lo ok?
beijos.