segunda-feira, 16 de março de 2009

O Segredo das Nações

Qual o segredo de uma nação desenvolvida?
A diferença entre países pobres e os ricos não é a idade do país. Isto pode ser demonstrado por países como Índia e Egito, que tem mais de 2000 anos e são pobres. Por outro lado Canadá, Austrália e Nova Zelândia que há 150 anos eram inexpressivos, hoje são países desenvolvidos e ricos.
A diferença entre países pobres e ricos também não reside nos recursos naturais disponíveis. O Japão possui um território limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e a criação de gado, mas é a segunda economia mundial. O país é como uma imensa fábrica flutuante, importando matéria prima do mundo todo e exportando produtos manufaturados.
Outro exemplo é a Suíça, que não planta cacau mas tem o melhor chocolate do mundo. Em seu pequeno território cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses no ano. Não obstante, fabrica laticínios da melhor qualidade. É um país pequeno que passa uma imagem de segurança, ordem e trabalho, o que o transformou na 'caixa forte do mundo'.
Executivos de países ricos que se relacionam com seus pares de países pobres mostram que não há diferença intelectual significativa. A raça e a cor da pele também não são importantes: imigrantes rotulados de preguiçosos em seus países de origem são força produtiva de países europeus ricos.

Qual então a diferença?

A diferença é a ATITUDE das pessoas, moldadas ao longo dos anos pela educação e pela cultura.

Ao analisarmos a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida:

1- A ÉTICA como princípio básico.
2- A integridade.
3- A responsabilidade.
4- O respeito às leis e regulamento.
5- O respeito pelo direito dos demais cidadãos.
6- O amor ao trabalho.
7- O esforço pela poupança e pelo investimento.
8- O desejo de superação.
9- A pontualidade.

Nos países pobres apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária.



Não somos pobres porque nos falta recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco. Somos pobres porque nos falta atitude, nos falta vontade para cumprir e ensinar esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas.

Somos assim por ver algo de errado e dizer: "DEIXA PRA LÁ".

Devemos ter atitude e memória viva.
Só assim mudaremos o Brasil de Hoje.



Pense Nisso!

Recebido por email sem indicação de autoria.

2 comentários:

Diego Galeano disse...

Estamos realizando uma promoção pela blogosfere e o Paulo do blog http://alquimistascom.blogspot.com/te indicou para participar.

O regulamento é bem simple e está está na propria postagem, ou você pode ver através do link abaixo:

http://blogueirosunidos.blogspot.com/2009/03/promocao-quero-um-dominio-para-meu-blog.html

Participe e boa sorte!

Semeadores de Ideias disse...

Parabéns pelo Blog, temos opiniões bem parecidas sobre a atitude dos brasileiros, enquanto agirmos dessa forma o Brasil nunca será um país desenvolvido.

De uma olhada nos meus posts.

http://semeadordeideia.blogspot.com/2010/10/atitude-principio-para-o.html

http://semeadordeideia.blogspot.com/2010/10/atitude-principio-para-o.html

Abraço!