segunda-feira, 30 de março de 2009

A Divina Comédia - Dante Alighieri

A Divina Comédia, obra prima do escritor italiano Dante Alighieri, é a jornada espiritual narrada pelo próprio autor e contada em forma de poema épico e teológico. A divina Comédia é composta de três livros: Inferno, Purgatório e o Paraíso. Possui três personagens principais:

Dante - que personifica 'o Homem'.
Beatriz - personifica 'a Fé'.
Virgílio - que personifica 'a Razão'.

Inferno

Na Obra, Dante é conduzido aos círculos infernais, guiado por virgílio, onde encontra as pessoas condenadas pelos seus atos errantes na terra. Para surpresa, ou não, muitos religiosos, santos, filósofos, ícones da mitologia grega, Judas e vários personagens bíblicos são encontrados por lá, pagando seus pecados, cada qual recebendo suas punições de acordo com o tamanho, ou gravidade do seu pecado.

Purgatório

Purgatório, é o espaço intermediário entre o paraíso e o inferno, lugar para onde são enviadas as pessoas que cometeram pecados 'leves', menos graves, os arrependidos.
No purgatório é possível assistir as punições das pessoas que foram para o inferno.
É no purgatório que Dante lava sua alma, seus pecados e então parte para sua última caminhada espiritual, a entrada no paraíso, onde Dante após ser abençoado, vai ao encontro de Deus.

O Paraíso

È o lugar onde habita Deus, os anjos, os espíritos, as almas boas. No paraíso, Dante, com a ajuda de São Bernardo e intercessão da Virgem Maria, finalmente encontra Deus.


Dante Alighieri, pintado por Sandro Botticelli



A Divina Comédia é um clássico da literatura italiana, uma odisséia que teve forte influência sobre poetas, pintores, músicos e tantos outros artistas do passado. O pintor Sandro Botticelli, Salvador Dalí, Michelangelo, o escultor Rodin e tantos outros se inspiraram na obra de Dante Alighieri, um grande clássico da literatura italiana que começou a ser escrito em 1307 e foi concluído em 1321, pouco antes da morte de Dante Alighieri. Uma obra obrigatória para estudantes e amantes da literatura.

O Inferno de Dante, por Sandro Botticelli



Você pode baixar na internet, A Divina Comédia é uma obra de domínio público e está a disposição para ser baixada gratuitamente, clique no link abaixo e faça o download (PDF) - A divina Comédia

2 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muito, é clássico.
Gostei de saber que hás links para donwloads grátis por aí, nunca encontrei nenhum pra baixar, talvez não tenha procurado direito.
=)
Abraços!

Anônimo disse...

esta é uma obra sensacional. Eu emprestei da biblioteca massó pude ficar no máximo 2 semanas com ele. Não gosto de ler em Pc(pdf...), por isso em breve comprarei o livro(eu sou muito retrô..kkk).

livro sensacional, as pessoas não fazem ideia do que estão perdendo em não ler este livro