segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Madonna - Biografia de Polêmicas: Religiosas, Políticas e Sexuais

'Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é', Madonna conhece bem de perto os prós e os contras da fama. Sempre viveu intensamente sem se preocupar com a opinião alheia e fez o que lhe deu na cabeça, e por esse motivo foi alvo de duras críticas.
Madonna completou cinquenta anos, considerada a 'Rainha do Pop', em plena forma física e esbanjando talento, charme, disposição e irreverência, é novamente um fenômeno de arrecadação, sua turnê mundial "Sticky & Sweet" promete ser outro recorde.



Madonna, nasceu em Michigan no dia 16 de Agosto de 1958, seu nome completo é Madonna Louse Veronica Ciccone.
Madonna é a cantora mais premiada no mundo da música, é a que mais vendeu discos e singles. Segundo o Guinness Book e a revista Forbes, Madonna é a artista feminina mais bem sucedida de todos os tempos e também a cantora mais rica do mundo.
Madonna, educada no catolicismo, aos 14 anos de idade mostrou interesse pela dança e contra vontade de seu pai começou a ter aulas de dança. Estudou no colégio Rochester Adams High School, onde era considerada uma aluna acima da média, com um (QI 140).
Estudou dança na universidade do Michigan, mas não concluiu o curso por preferir mudar-se para Nova Iorque, com uma mão na frente e outra atrás, para seguir a carreira de bailarina. Passou por muitas dificuldades financeiras até alcançar o sucesso.
Seu primeiro álbum foi "Madonna", lançado em 1983 e relançado em 1985 no mercado internacional com o título The First Album.


"Like A Virgin", foi seu segundo álbum, lançado em 1984. A perfomance da música título do álbum apresentada no primeiro MTV Video Music Awards, onde Madonna de maneira arrebatadora surge de um bolo vestida de noíva e rola pelo chão, causa uma imensa polêmica, os mais conservadores julgam seu comportamento muito ousado para a época. Mas isso de maneira nenhuma impediu de ficar por um longo tempo nas paradas de sucesso.


O ano de 1985, foi para Madonna, o ano da sua notoriedade no mundo. gravou dois grandes sucessos, "Material Girl" e "Crazy For You" e ainda de quebra estréiou o filme "Procura-se Susan Desesperadamente". Dois outros eventos em sua vida contribuiram para a fama mundial da cantora: primeiro foi sua participação na campanha, Live Aid (organizado por Bob Geldof) que tinha por objetivo angariar fundos para amenizar a crise de fome na Etiópia, e mais tarde, seu casamento com Sean Penn no dia do que completou 27 anos.


1986 foi lançado o disco "True Blue", que vendeu mais de 7 milhões de cópias só nos EUA. "shanghai Surprise", seu segundo filme, lançado em novembro de 1986, foi um fracasso. Madonna não se intimidou com seu primeiro fracasso cinematografico, e em 1987, viveu o papel de uma ex-presidiária.


Em 1988, estréia pela primeira vez no teatro, na peça "speed: The Plow", e nesse mesmo ano acaba seu casamento com Sean Penn.


Like A Prayer, lançado em 1989 gerou uma enorme polêmica, pois a cantora grava um videoclipe onde faz performances sensuais com um santo negro e usa muitos símbolos do catolicismo: estigmas de cristo, cruzes queimando. A polêmica foi tanta, que a Pepsi cancelou um comercial que madonna gravou com a canção. Mas no entanto, esse foi um disco aclamado pela crítica e considerado até hoje seu melhor álbum


Em 1990, mais uma vez Madonna volta as telas de cinema, agora no filme Dick Tracy.
No final do mesmo ano, Madonna lançou sua primeira coletânea de sucessos, "The Immaculate Collection, onde incluiu duas novas canções: "Justify My love" e "Rescue Me".
O videoclipe de "Justify My Love", foi banido da MTV, por seu conteúdo erótico, mas foi lançado comercialmente em VHS, e vendeu mais de 400 mil cópias apenas nos EUA.
"Na Cama Com Madonna", "Truth or Dare" (EUA) ou "In Bed With Madonna" (título internacional), foi um documentário lançado no Festival de Cinema de Cannes, que mostrou os bastidores da turné mundial "Blond ambition Tour". Nesse mesmo ano a cantora ganha o seu primeiro Grammy na categoria de melhor performance em video por "Blond Ambition Live".



A irreverência de Madonna parece não ter limites, no ano de 1992 mais uma vez a cantora provoca o mundo com seu livro Sex, com fotografias onde aparece nua, sozinha ou em companhia de celebridades como Isabella Rossellini, Naomi Campbell e Vanilla Ice.
As cenas chocam por retratar fantasias eróticas (sadomasoquista, vouyer, lésbicas e pansexual), além de ingredientes eróticos: chicotes, correntes, máscaras e unhas negras.


Lançou também o álbum "Erotica".


Somente em 1994, Madonna volta mais comportada, mas não perdeu a oportunidade de dar uma espetadinha naqueles a criticaram, em "Human Nature" (canta Ops, eu não sabia que não poderia falar de sexo, não estou arrependida, é a natureza humana), faixa do álbum "Bedtime Stories".


1995, lançou sua primeira coletânea romântica, "Something To Remember".


1996, ficou grávida do seu Personal Trainer, Carlos León, em outubro do mesmo ano nasceu sua filha Lourdes, chamada por ela de "Lola".
Nesse mesmo ano Madonna estreiou o filme mais marcante de sua carreira, Evita, onde vive o papel de Eva Perón.


Madonna ganhou dois globo de ouro pelo filme Evita: melhor atriz e melhor canção original por You Must Love Me, além de ganhar um Oscar de melhor canção original também por You must Love Me, escrita especialmente para o filme.


Madonna ficou quatro anos sem gravar um álbum inédito, quando em 1998 aparece com a aparência de mulher madura e esotérica, sua música adquire um tom calmo, mais afinada e vibrante, talvez devido ao seu contato com os estudos místicos do Judaísmo e a Cabala.
Gravou o disco "Ray Of Light", um sucesso aclamado pela crítica com sendo seu segundo melhor disco depois de Like a Prayer.


No ano de 2000, Madonna lançou "Music", com influências eletrônicas, porém o estilo country. Esse disco ganhou o Grammy de melhor Design/embalagem/encarte. Em dezembro do mesmo ano Madonna casa-se com Guy Ritchie, realizador de cinema, dessa união nasceu seu filho Rocco.



Em 2001 a Enciclopédia Britânica anunciou que passaria a incluir o verbete "Madonna" em futuras edições da obra por considerar a artista um ícone da cultura Pop contemporânia.
2003, em pleno clima de guerra entre EUA e o Iraque, Madonna lança o álbum "American Life", com mensagens políticas e críticas, cuja a capa é inspirada em Che Guevara.
No clipe da música "American Life", Uma granada é jogada em um sósia de George Bush, que a utiliza para acender um charuto.
Esse disco é o grande fracasso de sua carreira, dado seus baixos indices de venda.


2004, madonna embarcou numa turnê mundial chamada 'Re-Invention Tour', turnê que acabou em Lisboa, no pavilhão atlântico.


"Confession On A Dance Floor", de 2005 é considerado um de seus melhores discos. Vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo, mesmo tendo vazado na internet antes do seu lançamento oficial.


Em 2006, iniciou a turnê The "Confessions Tour", começou em Los angeles passou pela Europa e terminou no Japão. Em outubro desse mesmo ano, madonna adota David Banda, um menino natural de Malawi, nascido no ano de 2005.




Lançou o álbum "The Confessions Tour", no dia 30 de janeiro de 2007.
No dia 15 de junho de 2007, madonna lançou a música Hey you, uma colaboração para o evento musical Live Earth, que visava conscientizar o mundo sobre a pobreza e o aquecimento global.




Março de 2008, Madonna lançou seu mais recente disco, Hard Candy, hip-hop mesclados e unidos ao bom velho Pop e Dance no estílo mais anos 80.


No dia 23 de agosto, Madonna começou a turnê mundial "Sticky & Sweet, Cadiff, país de Gales. Essa turnê vai percorrer a América do Norte, Europa e America do Sul, incluíndo o Brasil.
Madonna passa pelo Rio de Janeiro nos dias 14 e 15 de dezembro e, em seguida, por São Paulo, em 18, 20 e 21 de dezembro.

Madonna e seus três filhos: Lourdes (Lola), Rocco e David Banda.
Recentemente separou-se de Guy Ritchie, que recusou receber uma indenização pela separação.

Madonna declarou que trará seus três filhos para os shows no Brasil.
Enquanto não chega o dia do show, visite o Site Madonna e conheça todos os seus discos, capas e trajetórias, e tenha um bom entretenimento.


Turnê de Madonna deve bater recorde de arrecadação
Madonna fala pela primeira vez sobre o divórcio de Guy Ritchie
Irmão de madonna qualifica estrela como 'tiranica e ridícula'
Madonna reúne estrelas da cena pop em jantar beneficiente
Ex-marido abre mão da fortuna de Madonna

2 comentários:

Anônimo disse...

Caraca! Uma radiografia completa de Madonna, Parabéns. Como todos da minha geração, acompanho a trajetória de Madonna desde que apareceu nos anos 80. A cantora conquistou fãs mundo afora por conta do seu jeito irreverente de ser e mais ainda pelo fato de ser uma camaleoa. Madonna apresenta várias faces e sabe surpreender seu público. Aos 50 anos mantem o mesmo pique dos 20. É, de fato, uma Pop Star.
Ótimo post!

Anônimo disse...

Concordo com seu leitor Jorge Fortunato quando ele escreve que essa é uma radiografia completa de Madonna. Está bem escrita, é informativa e bastante completa! E é mesmo, uma mulher como Madonna conhece bem de perto as vantagens e inúmeros inconvenientes da fama. Essa matéria traça o percurso de Madonna e também de Michael Jackson, os verdadeiros e autênticos reis da pop:
http://cotonete.clix.pt/quiosque/especiais/reis_pop/index.asp
É interessante perceber quando e como eles se cruzam!