quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Principais Acontecimentos Científicos de 2008

LHC ( Large Hadron Collider), o grande colisor de Handróns, chamado pelos críticos, A Máquina do Fim do Mundo, não destruiu o mundo, não causou um buraco negro, nem engoliu o planeta, pelo menos por enquanto!?
Em setembro a máquina foi ligada pela primeira, mas a engenhoca não funcionou como anunciado. Após um vazamento de hélio o LHC teve que ser desligado para reparos e deve começar a rodar novamente em junho de 2009.


2- Nasa consegue pousar sonda no pólo norte de Marte - A sonda Phoenix, da Nasa (agência espacial norte-americana), realizou um pouso histórico próximo ao pólo norte de Marte. A Phoenix irá procurar água e avaliar as condições para a existência de vida no planeta, de acordo com membros da agência.


3- Craig Venter publica seu próprio genoma - Cientista americano produziu a seqüência mais completa do DNA humano. Resultado revela que existe muito mais variabilidade na espécie do que se pensava.


4- China missão Espacial -Após caminhada no espaço, China quer colocar estação espacial em órbita e aterrissar na Lua. Três astronautas chineses estavam a bordo da nave Shenzhou 7. Uma viagem de 68 horas pelo espaço , que incluiu uma caminhada espacial. A missão teve a primeira caminhada espacial de um chinês na História. O objetivo era mostrar os avanços tecnológicos do país e foi considerada como uma importante vitória.


Cientistas encontram gorilas ameaçados de extinção - Uma exaustiva pesquisa nas vastas faixas de florestas e pântanos no norte da República do Congo revelou a presença de mais de 125 mil gorilas ameaçados de extinção, um raro exemplo de abundância em um mundo no qual as populações de primatas desaparecem rapidamente.


Planetas Extrasolares - Astrônomos obtiveram o que dizem ser as primeiras imagens diretas de planetas fora do nosso Sistema Solar, incluíndo uma foto no visível de um sistema com um único planeta e uma imagem infravermelha de um sistema planetário múltiplo.
"Todos os planetas extrasolares detectados até agora eram apenas uma oscilação num gráfico. Estas são as primeiras imagens de um sistema inteiro," disse Bruce Macintosh, astrofísico do Laboratório Nacional Lawrence Livermore na Califórnia, que fez parte da equipa que fotografou o sistema planetário múltiplo no infravermelho. "Temos tentado fotografar planetas há já oito anos, sem sorte, e agora temos imagens de três planetas ao mesmo tempo."


Capa de Invisibilidade - Cientistas criaram dois novos materiais capazes de refletir a luz em direção contrária, o que representa o primeiro passo para a fabricação de uma capa de invisibilidade. Os materiais foram desenvolvidos com patrocínio do governo dos Estados Unidos, no Centro de Engenharia e Ciência de Nanotecnologia da Universidade de Berkeley.


Seqüenciado o Genoma do Mamute - Genoma do mamute é seqüenciado pela primeira vez. Cientistas conseguiram através de fragmentos de pêlos, completar cerca de 80% do genoma nuclear de uma espécie extinta, o mamute laduno, que desapareceu há cerca de 10.000 anos.

Descoberta sepultura da família mais antiga- pesquisadores encontraram na alemanha uma ossada de 4600 anos. Os exames de DNA confirmaram que os ossos são de uma família: Mãe, pai e dois filhos, especialistas acreditam que todos foram assassinados na idade da pedra, devido uma competição por espaço.



Fonte

8 comentários:

Lelo disse...

Olá Beth!
É tão bom quando vemos notícias de avanços tecnológicos, ao invés de catástrofes e crimes hediondos. Para mim, isso é Evolução!
abraços

Alexandre Brendim disse...

Beth,

Acho que caberia uma enquete de qual dessas descobertas será mais útil ou importante para o planeta.

A mioria está tudo no plano das especulações...

SilasIUB disse...

Parabéns pelo post!
Muito bom mesmo!

Mantenho um blog de ciência e tecnologia (http://silasiub.blogspot.com), e o LHC sem dúvida foi um grande avanço este ano, apesar de não estar funcionando ainda.

Abraços,


Silas Lopes

Mielle disse...

"Cada tecnologia suficientemente avançada é indistinta da magia."

[Arthur C. Clarke]

José Pereira disse...

Olá Beth, conheci seu cantinho através do diHITT.
Resolvi passar por cá para desejar um Feliz Ano Novo

João disse...

Beth,

Das varias descobertas a que mais acho significativa de salientar é a descoberta de milhares de gorilas...uma brisa perfumada de esperança neste mundo devastado a cinzas.
Agora há a responsabilidade de os proteger de nós próprios.

Os outros acontecimentos são importantes nos avanços tecnológicos e de conhecimento,mas não devemos de surpreender com eles,pois a ciência vai continuar a evoluir até á grande descoberta final de descobrirmos outra forma de inteligência no universo.

Abraço amiga,
joao

Margareth Bravo disse...

Oi amiga!!!
Muito bom esse post com o mix dos mais recentes avanços e descobertas!
confesso que tenho receio da LHC, e dos usos da futura capa da invisibilidade, embora tenha tido sempre fascínio por espionagem, fico imaginando o perigo que isso representa. Dessas a que me chama mais atenção é a questão do genoma, pois creio que ainda não descobrimos quase nada de nossas infindas possibilidades e compreender esses mecanismos humanos é o caminho para explorar de forma cadavez mais saudável essas possibilidades. um beijo querida!

Anônimo disse...

Muito interessante esses acontecimentos....