terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Turma da Mônica By Maurício de Sousa

Maurício de Sousa é paulista de Santa Isabel, nasceu no dia 27 de outubro de 1935. Cartunista e criador da Turma da Mônica, sempre foi um apaixonado pela arte. No início de sua vida profissional foi repórter polícial e com o tempo passou a se dedicar a sua grande paixão, o desenho.





Criou inicialmente tiras em quadrinhos Bidu, o cão azul de franjinha. Franjinha é o personagem da Turma da Mônica que adora ciência e é apaixonado pela Marina.



Anos mais tarde, Mauricio de Sousa, criou outras tiras: Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho. Criou também, páginas tipo tablóide para publicação semanal: Horácio, Raposão, Astronauta.
Em 1970, já apresentando seus trabalhos nas bancas em forma de revista, Mônica foi lançada com uma tiragem de 200 mil exemplares.
Dois anos depois lançou Cebolinha, depois, Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.
Seu trabalho começa a fazer o maior sucesso no exterior, Vários países publicaram a revista "Turma da Mônica".



Sempre pensando em ir mais longe, Maurício de sousa, abre um estúdio de animação a "Black & White", mais as dificuldades políticas que o país enfrentava na época, o impediu de continuar.
Durante todo esse tempo continuou com as histórias em quadrinhos e o Merchandising.
Na atual conjuntura do país, Maurício encontrou a oportunidade que sempre desejou para tocar seus projetos de animação e criação de parques temáticos.
O Parque da Mônica no Shopping Eldorado em São Paulo e no Rio de Janeiro é apenas o início dos seus ambiciosos sonhos.





Maurício pensa ainda em construir um parque temático no exterior, além de outros em várias regiões do Brasil.
Agora seu projeto mais ambicioso, é sem dúvida nenhuma o Projeto Educacional onde pretende alfabetizar mais de 10 milhões de crianças em todo o país.
Mas não para aí a contribuição que Maurício de sousa dá ao nosso país.
Ele fundou o Instituto Cultural Mauricio de Sousa, que tem por finalidade o desenvolvimento de programas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e cultura, sempre alíados a filosofia e a força de comunicação da Turma da Mônica e em parceria com organizações, fundações e Institutos voltados para projetos de Ação Social.



Com certeza, Maurício de sousa é um daqueles brasileiros que sentimos orgulho.
Seus projetos contribuem para a construção de um Brasil melhor e uma sociedade mais justa.



Maurício de Sousa e Lula apresentando Tikara, personagem criado pelo primeiro dos dois, como presente ao imperador Akihito.



Site Maurício de Sousa

Turma da Mônica, adolescente e em versão Mangá



O Mauricio de Sousa resolveu modernizar a sua Turma da Mônica.
Pensando em atingir um público adolescente, na faixa etária de 16 anos, ele "amadureceu" seus personagens e usou o estilo mangá para atrair a atenção de quem for à banca comprar a revista.

A nova "Turma da Mônica Jovem", lançada pela Panini, tem a Mônica que deixou de ser baixinha e gorducha; um Cebolinha (agora Cebola) que faz fonoaudiólogia para parar de falar elado, digo, errado; um Cascão radical, mas nem tanto, já que toma banho às vezes; e a faminta Magali, mas de alimentos mais saudáveis.

Desta forma, Mauricio poderá falar sobre assunto como drogas, namoro, sexo e outros temas tabus para sua turminha na versão criança.

Conheça a revista digital da turma da mônica Jovem (adolescente) com imagens inéditas


Conheça o Portal Turma da Mônica. Onde você encontrará as histórias seriadas da turma da Mônica, vários temas culturais: Romeu e Julieta, Os doze Trabalhos de Mônica, entre outros.
Diversão certa para a garotada: quadrinhos, passatempos, jogos, videos, download.

6 comentários:

JIME disse...

Sou fã dessa "turminha".
Feliz Ano Novo!
Beijos.

Anônimo disse...

Ótimo post, sou fã da Turma da Mônica, ia muito quando era pequeno, e até é pegar um gibi na mão e leio tudinho, acho que toda criança gosta.

Iolanda Ribeiro disse...

Quando era bem pequenina, o meu passatempo favorito era ler as revistas da turma da monica, ainda hoje gosto bastante.
Agora é diferente pois sou mais velha, agora tenho de me concentrar mais nos estudos... e já nem encontro as revistas da turma da monica facilmente, cá em Portugal. É uma pena.

Gostei muito de ler o que escreveu sobre essa matéria.
O seu blog está muito interessante, parabéns.

Felicidades, Iolanda.

Anônimo disse...

Eu adoro a Turma da Mônica. Quando era criança devorava os gibis com as aventuras dessa turma. Também fui ao Parque da Mônica uma vez, que será inesqucível, pois meu irmão (com 6 anos na época) se perdeu e vasculhamos o parque inteiro atrás dele. Não gostei dessa nova fase "mangá". Acho que a Turma da Mônica perdeu sua característica.

Alterado disse...

quando criança adorava tudo relacionado com a turma da Mônica , e para falar a verdade , até hoje sou perdido pelos gibis da turminha !
Adorei esta iniciatíva do Maurício em modernizar as suas crias !

Parabéns pelo post


Abraços

Silvio Junior Wencevoski disse...

Muito bom, eu adorava o casão e o cebolinha, gostei bastante do post.

Abraço!