quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O Que Eles Disseram Em 2008

O que eles disseram em 2008: frases, acontecimentos e pensamentos.

Barack Obama - Eleito presidente dos Estados Unidos.



"Nós sabemos que os desafios que o amanhã vai nos trazer são enormes: duas guerras, um planeta em perigo, a pior crise econômica em quase um século. O caminho vai ser longo e não atingiremos nossos objetivos em um ano, nem mesmo em um mandato. Mas eu nunca estive mais esperançoso de que estou esta noite. Eu prometo a vocês, nós, como povo, chegaremos lá".

Cristovam Buarque, Jornal o globo - fala a respeito do projeto de lei que deve ser recusado, e que obriga todo eleito a colocar seu filho na escola pública.



"É triste ver que o século XXI não chegou para muitos dos líderes nacionais, que não entendem o papel da educação no mundo atual, no qual o principal capital é o conhecimento. Isso se explica pelo fato de nós – parlamentares, governadores e prefeitos termos escolas privadas para nossos filhos... Pobre Constituição, na qual a decência é considerada inconstitucional."

Madonna - A Rainha do Pop, fala sobre maternidade em entrevista à revista "Rolling Stone Brasil".



"Quando se tem filhos, você sabe que é responsável por alguém. Percebe que está sendo imitada (...) Começa a questionar tudo, e o sofrimento de outras crianças se torna muito mais intolerável".

George W. Bush - Entrevista a CNN - balanço de fim de mandato



"Arrependo-me de ter dito algumas coisas que não devia ter dito, como ‘morto ou vivo’ ou ‘eles que venham'... A minha mulher lembrou-me várias vezes que enquanto presidente dos EUA tinha de ter cuidado com aquilo que dizia..."

Lobão - Em conversa na mesa de abertura do fórum das Letra Ouro Preto (FLOP)



"Eu acho o Chico Buarque um horror, um equívoco, um chato, um parnasiano. O Olavo Bilac é muito mais moderno que ele. Ele faz uma música anêmica, sem energia, sem vivacidade, parece que precisa tomar soro. A Bossa Nova é a mesma coisa, uma música easy listening, que toca em loja de departamento quando a gente vai comprar uma meia."

Wálter Maierovitch (juiz aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo) - Falando a respeito do habeas corpus concedido pelo ministro do STF, Gilmar Mendes, ao banqueiro Daniel Dantas.



"...Está na hora de se pensar num impeachment do Gilmar Mendes...o presidente do STF está 'extrapolando suas funções'.


Presidente Lula - Falando a respeito da eleição de Obama.



"A eleição do Obama para a presidência dos Estados Unidos só pode ser possível num país que tem a democracia. Penso que é motivo de alegria que poucas vezes na história dos EUA um presidente despertou tanta atenção no mundo inteiro para que fosse eleito...Espero que se encontre solução para conflito no Oriente Médio e o bloqueio a Cuba. Não há nenhuma explicação política para termos ainda o bloqueio..."

O Poeta Chacal falando a respeito de Como deve ser a relação entre o Estado e a cultura - Entrevista, Luciano trigo.



"Deve ter a simples percepção de que arte é renda e trabalho. Mas acima de tudo, educação. Se a arte não educa, tem o valor de mercado, e só. Se educa, é arte. Da mesma forma que a educação, que ensina a pessoa a ver no escuro, é a mais refinada arte. Creio que é hora de retormar o Mec como Ministério de Educação e Cultura e trabalhar com essas matérias siamesas de uma forma integrada. Arte nas escolas, com certeza, diminuiria muito a evasão dos alunos. Deixar eles se expressarem criativamente, para elaborar as informações variadas que recebem na escola, na rua, em casa, na vida. Assim se faz o aprendizado.

José Saramago - Entrevista a folha on line



“Por que precisamos de Deus? Nós o vimos? A Bíblia demorou 2000 anos para ser escrita e foi redigida por homens”... O sonho da Igreja é transformar todos em eunucos, quer dizer, os homens, porque as mulheres não podem ser eunucas”.

Leonardo Boff - Trecho de "Obama: A realização de um sonho"



"A eleição de Obama parece possuir algo de providencial, como se fora um gesto da compaixão divina para com a humanidade. Vivemos tempos dramáticos com grandes crises: a ecológica, a climática, a alimentar, a energética e a econômica. O arsenal conceptual e pratico disponível não oferece condições para forjar uma saída libertadora. Precisamos de uma mudança, de um novo horizonte utópico, de coragem para inventar novos caminhos. Faz-se necessário uma figura carismática que inspire confiança, segurança e serenidade para enfrentar estes cataclismos e galvanizar as pessoas para um novo ensaio de convivência, um modo diferente de arquitetar a economia e de montar um tipo de globalização pluripolar que respeite as diferenças e possa incluir a todos num mesmo destino juntamente com a Casa Comum, a Terra."

Hugo Chávez - Resposta ao relatório do governo dos Estados Unidos que classificou a venezuela como um dos países que póiam o terrorismo internacional


"ui que medo"

Vera Fisher, em seu livro autobiográfico Vera, a pequena Mousi, da editora Globo.



"... Tudo que eu gostaria de ouvir é um 'eu te amo'. Não ouço isso desde o meu último marido. Escuto dos meus filhos, é claro, mas os homens não conseguem mais me amar. Ou não querem. Ou não sabem."

Protógenes, delegado da policia federal que investigou Daniel Dantas e enviou resultado ao judiciário. Esse é um trecho em que diz que só iria falar depois da sentença sobre a qual ele teria certeza da condenação de Dantas.



"Após a condenação do bandido, do banqueiro, disfarçado de investidor financista, Daniel Dantas".

Periódico Francês Le Monde - falando sobre o Caso Isabela Nardoni, menina cruelmente jogada do sexto andar do apartamento onde seu pai morava, em são Paulo - o pai, Alexandre Nardoni e a Madrasta Anna Carolina Jatobá são os principais suspeitos



"Sorriso de Isabella assombra o Brasil."

Rosa, mãe de João Hélio falando sobre a violência no Rio de Janeiro e a omissão de nossos políticos.



"Eles têm que perceber que eles estão no poder e têm que verificar o que é necessário para a população (...) eu era feliz e agora a minha vida está completamente vazia"

O apresentador José Luiz Datena chamou a Record de "irresponsável" ao vivo enquanto apresentava o "Brasil Urgente" - Caso Eloá Cristina



"É uma emissora irresponsável, que fala com bandido e acoberta um foragido da justiça... O Ministério Público deveria ver isso. É imoral, ilegal. Nem na porta desta emissora eu passo mais!".

Bill Gates - Entrevista, Reuters.



"Podemos arcar com os grandes investimentos em engenharia e marketing que precisam ser feitos. E o faremos com ou sem o Yahoo"

Ronaldo Fenômeno - entrevista ao Fantástico sobre o incidente com travestis.



"Eu fiz uma grande besteira na minha vida pessoal. Acho que todos nós estamos sujeitos a errar... Não tive relação com os travestis. Na hora que eu percebi que eles não eram o que eu buscava, tirei o meu time de campo."

Declaração de Bergé, após a morte do companheiro, o estilista Yves Saint Laurent, morreu vitima de um tumor no cérebro.



"A grande história de amor de Yves Saint Laurent e sua grande paixão desde a mais tenra idade foi a moda"

Porta voz do CERN, James Gillies sobre a Máquina do Fim do mundo, localizada em genebra, suiça. O LHC recriará as condições existentes logo depois do Big Bang, explosão que muitos cientistas acreditam ter gerado o Universo, por meio da colisão de dois feixes de partículas em velocidade próxima à da luz.



"Nós conhecemos cerca de quatro por cento do Universo. O LHC pode nos ensinar sobre os 96 por cento restantes, que os cosmologistas chamam de matéria escura."

Marta suplicy - A então ministra do turismo, sugeriu aos passageiros que enfretavam dificuldades nos aeroportos do país no auge da crise do trafégo aéreo.



“Relaxa e goza porque você vai esquecer dos transtornos”

Maradona (ex-jogador argentino) - Criticando a atuação da seleção nos Jogos Olímpicos de Verão - Pequim 2008, na derrota por 3 a 0 para a Argentina.


"Faz tempo que não vejo um Brasil tão pequeno e tão defensivo"

Candidato Paulo Maluf (PP), antes do debate na Rede Bandeirantes - Eleições Municipais 2008



"Vou provar que sou melhor tenho mais competência que os outros"

Papa Bento XVI, mensagem as vítimas das enchentes de Santa Catarina.



"com profundo pesar, das trágicas e lutuosas conseqüências das chuvas torrenciais destes últimos dias que atingiram o estado de Santa Catarina, deseja afirmar-se espiritualmente presente nesta hora de dor com as famílias das vítimas e com os milhares de desalojados e desabrigados desta enorme tragédia ambiental."

Para você qual a notícia, frase ou pensamento que mais marcou o ano de 2008?
Acrescente a sua!

18 comentários:

Lelo disse...

Na verdade não foi nem uma notícia e nem uma frase! A palavra que mais me marcou em 2008 foi:

SOLIDARIEDADE

Abraços fraternos

JIME disse...

O que me assusta mais é a violência brutal no Rio de Janeiro. Parece não ter fim.
Sou natural do Rio e fico triste ver a "cidade maravilhosa" sendo dominada pelos bandidos.
Beijos.

Alexandre Brendim disse...

Excelente post...como sempre!

Eu gosto muito de ver frases, proferidas por pessoas públicas.

As vezes, em uma frase, você percebe que tipo de pessoa é ela.

Percebemos as reais intenções, as motivações e o caráter.

Anônimo disse...

De toas as frases que li, a que no momento me chamou mais a atenção foi a Lobão, demerecendo Chico Buarque e a bossa nova, não sei o que ele tem contra o Chico, mas fui a um forum de letras aqui em Santos e o discurso dele foi o mesmo. Deve ser algum problema pessoal. Um abraço.

Anônimo disse...

Beth,

Gostei muito das frases. Algumas eu já conhecia, outras não. Sem dúvida,uma são bem polêmicas e outras nem tanto. Gostei muito de saber o que andam os "famosos" dizendo por aí... Abçs! Lu

GUARACI CELSO PRIMO disse...

Leonardo Boff com seu comentário sobre o eleito Obama, representa uma opinião da mais sensatas, de que é preciso uma nova consciência sobre novo ciclo do capitalismo que tem se mostrado tão nocivo para todos os povos.
Um bom domigo!

Geraldo Voltz Laps disse...

Eu gostei das frases do Cristovam Buarque sobre os eleitos que tendo filhos obrigatoriamente em escola pública, olhassem um pouco pela educação. Outras frases sobre violência e impunidade também me chamaram a atenção

Abraço

JefCor disse...

Ns frases do ano vi duas que achei idiotas por demais. A primeira foi a mensagem de Bento XVI ao pessoal de Santa Catarina e a segunda foi a martelada que o Lobão dá no Chico.
Caro Bento XVI, acho que o pessoal de Santa Catarina menos precisou naquelas horas dificeis pelo qual passou foi o envio de frases vazias completaemnte desprovidas de senso prático. O que o povo de lá precisava era alimentos, roupas equipamentos e outras coisas que custam dinheiro o qual sabemos que a Igreja tem e muito.
Caro Lobão você não tem a mínima bagagem cultural e o mínimo talento para contestar o mestre Chico Buarque. Encontre um artista do teu nível prá você encher o saco, talvez o Tiririca seja o alvo certo mas lembre-se, eu disse talvez seja.

Debora Martins disse...

Ô Beth, que saudades!
Você sumiu do meu perfil do diHITT. Mas eu te peguei de volta...Eheheh

Sobre o post, sem comentários... Ou melhor o da Vera Fisher merece: Como alguém pode dizer "eu te amo" olhando para aqueles olhos de xenon?

Um forte abraço,
Débora Martins

Anônimo disse...

Beth, excelente post, vou falar de poucos, o Lobão foi muito infeliz no que falou, A Marta também, e que cara de louca é essa da imagem da Vera Fischer.

Bom fim de semana.

Anônimo disse...

Eu deixei um selo para você lá no meu blog:

http://www.hephesto.com/agrega/?p=1739

Bjs

Kris

Anônimo disse...

Muito bom!

Anônimo disse...

Essa do Maluf é de "quebrar a banca".

Anônimo disse...

Obrigada a todos que visitaram e deixaram comentários aqui.
Estive ausente por uns dias.
Parece que o ponto comum aqui foi em relação a violência e a impunidade, que por descaso político, assombra o país.
Lobão foi um destaque a parte, sempre chegado a uma polêmica, pois caso contrário não tem visibilidade. Só mesmo falando uma asneira dessa, ele consegue aparecer na mídia.
Chico Buarque não deve ter dormido de tanta tristeza! rsrsss.
Quanto ao grande Cristovam Buarque, esse é um dos poucos políticos dignos e sérios desse país. Alguém que merece mais respeito e reconhecimento dentro do Brasil.
Espero que 2009 seja um ano de resgate da nossa dignidade,
Sem dúvida nenhuma somos um povo de natureza solidária, isso fica sempre evidenciado quando alguma tragédia acontece, até os mais humildes contribuem de alguma forma. Isso é espetacular e me emociona muito!
Um grande abraço a todos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulla Oliveira disse...

Destaque do ano? É tanta palhaçada. Mas a melhor, foi O SAPATO DO JORNALISTA IRAQUIANO! Impagáveeel. Dentre as frases, não por importância mas por notabilidade, eu destaco o "Relaxa e goza" da Marta Suplicy. Essa virou até hino. hahaha

Auricelia disse...

Seu blog é ótimo, tanto que coloquei o link dele em meu blog...! parabéns e Feliz 2009!!!

Mundo Camisetas disse...

Sou empresário e trabalho também no mercado financeiro, 2008 foi punk, que nem diziamos na adolescencia! :D