sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Grécia - Cores e Herança Mítica


A Grécia é um dos mais encantadores países do mundo, está localizada na Europa Mediterrânea. Sua capital é Atenas, a maior cidade do país e palco de ruínas e monumentos do passado glorioso da antiga civilização, onde foi erguido o Partenon "A Casa da Deusa Virgem", um dos templos mais importantes da Grécia, na Acrópole de Atenas.


Suas paísagens naturais mesclam-se as cores e a arquitetura singular.
Apesar de ser um dos países menos desenvolvidos da Europa, atualmente tem alcançado um notado crescimento do PIB, desde que passou a fazer parte da união européia, 1981.
A justiça e a liberdade individual são as bases da democracia e da economia de mercado.


Considerada um dos principais centros culturais do mundo, herança cultural helênica que faz parte da educação dos gregos na atualidade. A cultura Grega está presente na Escultura, Literatura, Arquitetura, Música e na Filosofia. Os poetas são um destaque da Grécia moderna.


Os Gregos desenvolveram uma rica mitologia, objeto de estudo e curiosidade, a Mitologia Grega - Mundo Mítico é referência para estudiosos e admiradores.
Segundo Vasco Oliveira e Cunha, a Grécia Moderna é um exercício de equilibrio entre o oriente e o ocidente.



Resumindo, a Grécia é um espetáculo feito de templos, torres, igrejas, mercados helenísticos, cidades medievais, que se misturam a paísagens singulares e mágicas.





Na atualidade é um dos principais destinos de veraneio na Europa, por possuir uma imensa quantidade de ilhas.






Principais cidades da Grécia
Atenas
Napflio
Volos
Tesalónica
Iraklio
Fira - Capital da ilha de Santorini

Curiosidades sobre o mito atena

"Atena, Deusa da Sabedoria na Mitologia Grega brigando contra Ares, Deus da Guerra"

Atena - Deusa da sabedoria, indústria, justiça, guerra e artes. Era filha somente de Zeus, que ao sentir uma terrível dor de cabeça, pediu a Hefesto, deus do fogo e padroeiro dos artesãos, lhe abrisse o crânio; então, dele saltou Atena, já adulta. Atena teria sido concebida por Métis, a antiga deusa da prudência, que em alguns mitos foi a primeira mulher de Zeus, porém havia uma profecia de que a criança o destronaria; então, Zeus devorou Métis, e teve Atena sozinho.
Na guerra, Atena associava-se ao combate individual, estratégia e justiça,
diferentemente de Ares, que tinha prazer apenas pela brutalidade. O atributo da vitória era em algumas cidades consagrado a Atena, em outras aparecia Nike, uma deusa
específica para a vitória, representada por uma mulher alada. Minerva era o nome que os romanos designaram para Atena, e Victória para Nike.

2 comentários:

Unknown disse...

Grécia, maravilhosa!
"Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o AMOR toma conta dele"
(Platão).

Agradecimento:
Tenho um casal que são considerados como filhos. Amo-os de paixão! Até esqueço que são bichinhos pois me pego conversando, desabafando, enfim,
não deixa de ser uma "terapia". rsrs.
Se vc curte bichinhos, acredito que tenha lido Marley e Eu, De Bagdá com muito amor. Caso não, aí vai a dica. São dois livros de muita emoção.
Um bom final de semana! E obrigada pela visita e comentário no Bobeiras. Um grande abraço.

Anônimo disse...

"A finalidade da arte é dar corpo à essência das coisas, não copiar sua aparência" (Aristóteles).

Grécia....o lugar mais lindo e harmonioso que já vi. Um encantamento extremamente agradável. Muito obrigada pelo seu blog.