sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Mitologia Grega - Mundo Mítico

Há três mil anos atrás o homem não tinha os conhecimentos científicos que explicassem os fenômenos da natureza ou os acontecimentos históricos.
Assim os Gregos na antiguidade criaram várias histórias de sua imaginação, com as quais eles expressavam o significado dos fatos políticos, sociais e econômicos, preservando assim a memória histórica de seu povo, suas lendas e mitos que fazem parte da Mitologia Grega que hoje conhecemos.



Da imaginação fértil do povo da Grécia antiga, nasceram personagens e figuras mitológicas: Hérois, deuses, centauros, ninfas e titãs; que davam explicações e influênciavam os Gregos em suas vidas.
Todas as atividades do cotidiano dos Gregos eram regidas por um Deus que os protegiam, e que por eles eram adorados e respeitados.
O oráculo tinha a resposta para seu presente e para o futuro, através da Pitonisa, que era a mulher que a serviço dos deuses pronúnciava o oráculo.

Principais seres da mitologia grega

Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos.
Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles.
Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes.
Exemplo : Medusa
Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.
Minotauro.

Atlas(Titã), rei da mítica Atlântida


Hércules



"Existe uma espécie de preconceito generalizado contra os pensamentos não-científicos, especialmente contra os métodos filosóficos especulativos e o pensamento mítico. Porém, o estudo da Mitologia não pode ser visto com um interesse meramente histórico. A Mitologia Grega é a base do pensamento ocidental e guarda em si a chave para o entendimento de nosso mundo, de nossa mente analítica e de nossa psicologia. Ao se comparar a Mitologia Grega com as demais mitologias (africanas, indígenas, pré-colombianas, orientais, etc) descobre-se que há entre todas elas um denominador comum. Algumas vezes estaremos frente aos exatos mesmos deuses, apenas com nomes diferentes, sem que exista nenhuma relação histórica entre eles. Este material comum a todas as mitologias foi descoberto pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung e foi por ele denominado de "Inconsciente Coletivo". O estudo deste material revela-nos a mente humana e seus meandros multifacetados. Como foi dito, os mitos são atemporais e eternos e estão presentes na vida de cada Ser Humano, não importa em que tempo ou em que local.
O estudo da Mitologia torna-se então essencial a todo aquele que pretende entender profundamente o ser humano e sua maneira de ver o mundo. Os deuses tornam-se forças primordiais da natureza psíquica humana e readquirem Vida e poder. Nota-se a sua utilização no cotidiano em cada pequeno detalhe. A existência real dos deuses mitológicos antigos em todas as suas roupagens étnicas reafirma em última instância a idéia de divindade em si: através dos deuses encontra-se a "idéia de Deus" e, através dela, Deus em toda sua misteriosa ambigüidade. A Mitologia transfere o conhecimento humano de um plano meramente materialista (científico) para um plano psíquico vivo (Inconsciente Coletivo) e deste, para um derradeiro plano espiritual. O desafio está em realizar a verdadeira "religião" (religação) do mundo externo ao mundo interno, do concreto ao abstrato, do material ao espiritual, do mortal ao imortal e eterno."

Dedalo, Ícaro


Nos primeiros séculos da Era Cristã os gregos iniciaram sua conversão para o cristianismo abandonando todos os outros deuses. Entretanto, a mitologia grega permanece até hoje nas artes e na poesia. O mundo científico também presta homenagem aos deuses gregos, como no caso dos nomes dados aos planetas do sistema solar.

Olimpo


Os Deuses Olímpicos são os 12 deuses principais da mitologia grega, que vivem no Monte Olimpo(principal montanha da Grécia), de onde vem seu nome. Os deuses olímpicos moravam em um imenso palácio, em algumas versões de cristais, construído no topo do Monte Olimpo, uma montanha que ultrapassaria o céu. Comiam a ambrósia e bebiam o néctar, alimentos exclusivamente divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança das Cárites. Apesar de não haver confirmação mitológica, supõe-se que os deuses olímpicos não ficavam exclusivamente no Olimpo, mais exerciam suas responsabilidades em outros locais, por exemplo, como Hades que vive no mundo dos mortos.
Os deuses Gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos. Ciúmes, inveja, traíção e violência também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis.

Os principais Deuses da Mitologia (Deuses que viviam no Monte Olimpo):

Zeus, deus dos deuses, do céu e da terra, senhor do Olimpo;

Hera, esposa de Zeus, deusa dos deuses, protetora do casamento.

Poseídon, deus dos oceanos e mares.

Hades, deus do mundo dos mortos.

Atena,deusa da guerra justa, da justiça, da sabedoria.

Apolo, deus do Sol, das artes e das profecias.

Ártemis, deusa da lua e da caça.

Afrodite, deusa do amor e da beleza.

Ares, deus da guerra.

Hefesto, deus do fogo e da metalurgia.

Hermes, o mensageiro de Zeus, protetor dos ladrões e comerciantes.

Dionísio, deus do teatro, do vinho e das festas.

Por vezes alguns autores incluem outros deuses entre os 12 olímpicos, considerados "Deuses olímpicos menores". São eles:

Deméter, deusa da agricultura.

Eros, deus do amor.

Héstia, deusa da família.

Éolo, deus dos ventos.

Héracles, depois de morto, foi aceito entre os olímpicos.

Os Hérois e Heroínas da mitologia Grega distinguia-se dos deuses por serem mortais, eram personagens numa posição intermediária entre o homens e os deuses gregos. Possuiam poderes especias superiores aos humanos (força, inteligência e velocidade). Os principais heróis são:

Aquiles: participou do cerco da cidade de Tróia, ajudando na vitória grega. Era um excelente guerreiro, com muitas qualidades nesta área. Seu ponto fraco era o calcanhar. Morreu ao ser atingido neste local, por uma flecha arremessada por Páris. Este evento ocorreu durante a Guerra de Tróia.

Herácles/Hércules - a força física era a principal qualidade deste herói. Suas façanhas estão presentes nas histórias sobre os Doze Trabalhos de Hércules. Derrotou monstros e cumpriu vários desafios que seriam impossíveis para os humanos. Era filho de Zeus e Alcmena.

Teseu - venceu o Minotauro no labirinto de Creta.

Agamenon - guerreiro valente e forte, foi o guerreiro comandante na Guerra de Tróia.

Perseu - foi o herói que conseguiu decapitar a Medusa.

Ajax- herói guerreiro que também atuou nas batalhas da Guerra de Tróia.

Édipo- Com sua inteligência superior, decifrou o enigma da Esfinge, tornando-se assim, rei de Tebas.

Cadmo- venceu o dragão que controlava a cidade de Tebas.

Atlanta- heroína grega que participou da caçada ao javali de Caridon.

Esse é um pequeno resumo e formatação do assunto.
A literatura sobre mitologia grega é vasta e ficaria impossível resumi-la em um único texto.
Meu primeiro contato com a mitologia grega foi quando criança, no colégio tive que ler um livro chamado "Os Doze Trabalhos de Hércules", Confesso que a partir desse momento, fiquei apaixonada pelo o assunto.
Espero que você tenha gostado e mergulhe nesse universo mágico, mítico e encantador.


Pesquisa
Nicolas André
Wikipédia

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei sua matéria!
Serinaldo Ferreira de Andrade
Membro da UBE-SP
STIC-RJ, SBAT.

DRICCA disse...

Olá

Adorei seu texto, gosto deste universo cheio de mitos e magia.

tenho um blog onde coloco textos que gosto sobre mitologia egpicia, passe por lá
http://mundodedricca.blogspot.com