quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Brasil - Por onde anda a Justiça?


Trago aos amigos e leitores a triste história de Flavia, hoje com 20 anos, mas que vive em coma desde de seus 10 anos de idade.
Essa é uma história trágica que possivelmente poderia ter sido evitada se a justiça em nosso país zelasse efetivamente por todos os cidadãos fazendo cumprir os direitos e deveres que rezam em nossa constituição.
Flavia, uma menina de 10 anos, moradora de um condomínio residencial em São Paulo, estava brincando na piscina do prédio quando foi sulgada pelos cabelos pelo ralo de sucção.
Como sequela desse acidente, flavia vive hoje em coma, não anda, não fala. O quadro clínico de Flávia é irreversível, motivo de muita dor para a família e amigos.
Hoje com 20 anos, Flavia precisa de todo um aparato que torne mais digna a sua vida, mas os custos para sua sobrevivência são altos.
Sua mãe luta com o corpo e a alma todos os dias para que a justiça seja feita.
"A firma Jacuzzi do Brasil (fabricante do ralo), Condomínio Jardim da Juriti (Av.Juriti,541 - Moema - São Paulo) e AGF BRASIL SEGUROS (Seguradora do Condomínio), pague a devida indenização. Pois segundo os laudos feitos por peritos ficou constatado que a empresa
citada, Substituiu - sem orientação técnica - o equipamento de sucção da piscina.
O motor de potência de 0,50 cavalos foi substituído por outro de 1,50 cavalos com potência superior em 78% o que deixou o equipamento superdimensionado e fora dos padrões de segurança, conforme perícia técnica anexada aos autos do processo de Flavia.
Há quase dez anos, foi dada entrada na Justiça Paulista no processo de indenização por perdas e danos morais pelo acidente causado à Flavia. Há quase dez anos a mãe de Flavia luta na justiça pela condenação dos culpados. Até hoje os réus seguem impunes, e Flavia, já com 20 anos, segue vivendo sem a proteção que deveria - de imediato - lhe ter sido dada pela justiça que de tão lenta se torna uma justiça injusta.
Durante todos esses anos de batalha judicial, o processo de Flavia teve dois julgamentos. Em ambos foram concedidas indenizações de valores irrizórios, ínfimos, podendo mesmo serem considerados aviltantes, tendo em vista as gravíssimas sequelas que este acidente - causado por
negligência de terceiros - deixou em Flavia. Em novo e último recurso foi solicitado à justiça, - agora em Brasília - indenização de valor adequado à gravidade deste acidente, para que Flavia possa ser cuidada - pelo resto de sua vida - com os recursos de que necessita para ter uma sobrevida digna. Há mais de um ano, o processo de Flavia teve autorização da justiça paulista para ser julgado em Brasília, em última instância. Há mais de três meses, essa decisão saiu publicada no Diário Oficial de São Paulo.
Somente dia 14 de Julho de 2008, o processo de Flavia saiu do Tribunal de Justiça de São Paulo rumo ao Superior Tribunal de Justiça em Brasília. E lá, ninguém sabe por quantos anos ainda permanecerá."

O que vemos hoje no Brasil é uma total falta de respeito por parte do poder judiciário, onde os processos se arrastam e muitas vezes a impunidade fica a mercê do poder econômico.
Não é blasfêmia, basta olhar nossos noticiários todos os dias, é um festival de arbitrariedade:
são juízes envolvidos em corrupção, políticos provadamente corruptos que se beneficiam de leis que os protegem, as chamadas imunidades parlamentares, e por aí vai.
A sociedade, digo principalmente a "Classe Média", porque essa deveria ter mais responsabilidade, no entanto se cala e se omite. Mas isso enquanto um raio não atinja sua cabeça, pois aí,vão para as ruas, fazem passeatas pela paz, criam ongs, protestos mil!
Mas na hora de eleger um representante do povo, põe no poder pessoas sem um mínimo de preparo para o cargo, além de elegerem pessoas sabidamente corruptas e com um passado pouco lícito.
Isso acontece porque?
São vários os motivos: Votam em troca de um cargo melhor, votam em troca de beneficios pessoais, vota em seu parente mesmo sabendo que ele não vale nada, mas ser parente de um político, confere status, né!
A verdade é que se queremos um país melhor, se queremos ser cidadãos respeitados temos que mudar nossas atitudes diante da vida.
Falta a nação conceitos de ética e de respeito ao próximo, valores morais.
O STF, a poucos dias rejeitou a esperança que tinhamos de começar a moralizar a vida pública do país, pois permitiu contrariando nossos anseios, que candidatos com fichas sujas possam se candidatar. Foi um balde de água fria na cabeça dos brasileiros.
Mas não devemos desistir!
Abrace toda boa causa que você ver pela frente, junte-se sempre ao lado daquilo que trás beneficios para a sociedade como um todo.
Devemos colocar de lado nosso egoísmo e pensar sempre no bem estar coletivo.
Por isso peço, que nessas eleições de seu voto consciente, preste atenção na vida daquele que você vai eleger para ser seu representante.
Seu voto é secreto e ninguém tem o direito de se apropriar dele sem a sua vontade ou permissão.
Não vote em candidato com ficha suja, nem tão pouco naquele sujeito que te oferece beneficios em troca de seu voto.
No final das contas é sobre a população que recairá os altos impostos de uma máquina administrativa deficitária devido ao mal uso do dinheiro público: menos escola, menos saúde, menos segurança, menos justiça.., e por fim menos dignidade!
Só mudaremos a atual situação país, quando mudarmos nossas atitudes

Pense nisso com carinho!

Abrace essa causa, Justiça para Flavia. Se você têm um blog entre na blogagem coletiva.
E se você é apenas um leitor, envie por email aos seus amigos aumentando essa corrente de solidariedade, e vamos exigir justiça.
Lembre-se que hoje, todos estamos na mira da impunidade e da arbitrariedade da nossa justiça, não sabemos o que o futuro nos reserva. Não espere a injustiça bater a sua porta, participe!
Leia:
Blogagem Coletiva, participe.

Nenhum comentário: