quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Homeopatia no sistema único de saúde SUS


No dia 16 de Agosto de 2008, as 9hrs, acontecerrá no Rio de Janeiro, o Segundo Encontro Científico de Homeopatia na Universidade Estácio de Sá, na academia Akxe, na Barra da Tijuca, a entrada é franca.

Os temas desse encontro:

- Homeopatia na prevenção e tratamento de distúrbios do organismo humano.
- Eficácia da homeopatia na odontologia, odontopediatria, veterinária.
Vai ser lançada nesse encontro uma campanha nacional pedindo que a homeopatia seja incluída na rede do sistema único de saúde SUS.
Hoje ela só é reconhecida pelo ministério da saúde como uma terapia alternativa e complementar.
No entanto a homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira desde 1980, quando deixou de ser considerada terapia alternativa, para se tornar, como em outros países, uma forma terapêutica oficial. Em 1996 completou 200 anos de existência e é rigorosamente uma ciência médica, uma revolução na medicina convencional e na arte de curar.
Essa reivindicação é mais do que justa. Além da possibilidade democrática de estender seus benefício a população mais carente.

Faço essa divulgação a pedido da médica homeopata Drª Fátima Poubel e aproveito para trazer breves esclarecimentos sobre o assunto.

O que é a Homeopatia?

Homeopatia é um método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que se fundamenta na Lei dos Semelhantes, citada pelo Pai da Medicina Hipócrates no ano 450 a.C. Segundo esta lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta.

Exemplificando: Se uma pessoa sã ingerir doses tóxicas de certa substância, irá apresentar sintomas como dores gástricas, vômitos e diarréia; se, por outro lado, for administrada essa mesma substância, preparada homeopaticamente, ao enfermo que apresenta dores gástricas, vômitos e diarréia, com características semelhantes àquelas causadas pela substância em questão, obtêm-se, como resultado, a cura desses sintomas.

O que é o medicamento homeopático?

Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal.

Para que a substância da natureza seja usada como medicamento homeopático, é necessário prévio conhecimento de sua potencialidade curativa, através da experimentação no homem são. Tais substâncias podem ser tanto tóxicas quanto inertes, desde que, quando experimentadas, ofereçam a melhor similitude aos sintomas da doença a ser tratada.

As preparações básicas dessas substâncias recebem o nome de tinturas-mãe e a partir delas são iniciados os processos das diluições sucessivas.

No início de suas experiências, Hahnemann começou diluindo os medicamentos e verificou que, quanto mais diluía, minimizavam-se as reações indesejáveis. Percebeu também que ao fazer diluições sucessivas das substâncias e agitá-las diversas vezes, obtinha sempre melhores resultados, foi assim que ele chegou às doses mínimas. Desta maneira, a toxicidade das substâncias é atenuada e o potencial curativo é aumentado.

Ao processo de diluição seguido de agitação, damos o nome de dinamização (dynamis- vem do grego e significa força). Através da dinamização, se consegue despertar na substância a capacidade de agir sobre a força vital do organismo vivo.


A medicina homeopática é muito lenta para tratar as doenças?

Não, absolutamente. O que ocorre é que como a homeopatia se preocupa com as causas que levaram o indivíduo ao desequilíbrio, algumas vezes aumentando aparentemente a intensidade dos sintomas, com vistas a fortalecer os mecanismos naturais de cura e não os suprimindo simplesmente, tem-se a falsa impressão de que os medicamentos homeopáticos são lentos em sua atuação, mas, pelo contrário, se o paciente encontra-se energeticamente responsivo, a ação é notada instantaneamente.

A Homeopatia cura todas as doenças?

Não, a homeopatia não é a panacéia universal. Como toda técnica terapêutica tem seu campo de atuação e limites. A habilidade e experiência do médico homeopata influem nos resultados, na medida em que os sintomas a serem tomados para a prescrição dependem de um acurado exame, em que a hierarquização realmente eficaz para cada caso depende muito mais da capacidade de percepção e julgamento do homeopata (adquiridas na prática diária) do que da erudição técnica. A colaboração do paciente, fornecendo os sintomas de forma clara e fidedigna, o uso ou não de outros produtos concomitantemente, a qualidade do medicamento homeopático e a condição genética (herdada) do paciente também são fatores determinantes do sucesso total ou parcial do tratamento homeopático.

Cuidados com o medicamento homeopático

- Sempre mantê-los nos frascos originais e bem fechados.
- Levar o medicamento diretamente à boca sem contato com as mãos no momento de tomá-lo. Evitar também que o conta-gotas ou tampa do frasco toquem à boca para que não ocorra contaminação e feche imediatamente o frasco.
- Antes e após cada dose, permaneça sem se alimentar por um intervalo mínimo de 30 minutos.
- Os medicamentos devem ficar longe de aparelhos eletrodomésticos ou que emitam radiação (rádio, televisão, forno de microondas, geladeiras, computadores, telefones celulares, etc...).
- Ambientes úmidos ou expostos à luz solar direta, como também os locais que possuam odores fortes de perfumes, sabonetes, produtos de limpeza, condimentos e outros medicamentos (principalmente canforados) alteram o medicamento. Daí evitar guardá-los em bolsas com perfumes, celulares ou cigarros.
- Nas viagens de carro, procurar guardá-los em sacolas térmicas, caixas de madeira ou isopor, pois o sol e o calor forte do porta-luvas podem danificá-lo.
- Quando viajar de avião, evitar a exposição dos medicamentos aos raios X e arco magnético. Levá-los como bagagem de mão (desde que você não passe pelo raio X com eles), explicando aos funcionários do aeroporto que são medicamentos sensíveis às radiações.

Fonte: http://www.drseleghinimedicohomeopata.com.br/

Nenhum comentário: