segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Leonardo da Vinci - Simbolismo e Polêmica

Leonardo da Vinci
(1452/1519)


Leonardo di ser Piero Da Vinci, nasceu em 15 de abril de 1452, na Itália.
Quanto ao local de nascimento, existem controvérsias, alguns historiadores afirmam que ele nasceu perto dos Montes Albanos entre as cidades italianas de Florença e Pisa, outros dizem que ele nasceu em Anchiano.
Dizem alguns historiadores que Da vinci era filho ilegítimo de Piero da Vinci, um jovem notário e de Caterina, uma jovem camponesa, outros dizem que ela era uma escrava judia oriunda do Oriente Médio comprada por Piero. Mas o fato era que Da Vinci assinava suas obras apenas com o nome de "Leonardo".
Da Vinci foi o pintor Renascentista mais famoso. Se destacou como pintor, escutor, arquiteto, engenheiro,matemático,físico,poeta,cientista, botânico e músico; Mas não se tem certeza sobre sua formação acadêmica.
Sua obras demonstram precisão cientifica e um alto pode imaginativo.
Utilizava ao pintar todos os seus conhecimentos científicos: suas figuras humanas derivavam diretamente dos estudos de anatomia, enquanto as paisagens revelavam o conhecimento de botânica e geologia.
Muitas de suas obras se perderam, foram destruídas ou ficaram inacabadas.
Pouco antes de morrer, nomeou seu discípulo predileto, Francisco Melzi, herdeiro de todos os valíosos estudos, desenhos e anotações. Com a morte do discípulo, os manuscritos se espalharam e se perderam.
Somente a terça parte da obra que Leonardo produziu é preservada até os dias atuais.
É considerado por muitos, como o verdadeiro gênio da história, devido a seu conhecimento em várias áreas da ciência e da arte.
Seu quadro mais famoso foi sem dúvida, Monalisa, também chamado La Gioconda, uma figura de mulher que retrata a idéia que o pintor fazia da beleza perfeita.


Outra obra famosa de Leonardo da Vinci foi a Última Ceia, essa pintura encontra-se hoje em estado precário, deteriorada pelo tempo.


Veja esse quadro em alta resolução no site Italiano haltadefinizione

As principais características das pinturas de Da Vinci : utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com expressões de sentimento, detalhismo artístico.

Principais trabalhos de Da Vinci:

Trabalhos de pinturas, *artes plásticas: Gioconda (Monalisa) , Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne.

Trabalhos de invenções: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino.

Trabalhos Científicos: homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões.

Homem Vitruviano


Projetos de Arquitetura : Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto, templo centralizado.

Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), pois ele sabia da possibilidade de ser considerado herege, devido ao conteúdo considerado como feitiçaria pela igreja católica. Outra forma de ludibriar essa ameaça foi escrever seus manuscritos da direita para a esquerda. Já historiadores acreditam que esta escrita era um sinal de que Leonardo da Vinci tinha dislexia, pois escrevia de forma embaralhada e ás vezes gostava de formar anagramas.
O simbolismos expostos em suas pinturas é outra tática usada para enganar a igreja e deixar às gerações futuras revelações.
Dan Brown, em seu livro "Código da Vinci", faz revelações a respeito dos simbolismos presente no quadro "Madona das Rochas" e fala também que o nome Mona Lisa poderia ser um anagrama de duas divindades egípcias da fertilidade Amon e L'Isa, muito referenciadas pelos pagãos da época.
Dan Brown também levanta através dos simbolismos indicados por ele, a polêmica em torno do fato de Maria Madalena ter tido uma íntima relação com Jesus Cristo, e mostra essas evidências a partir do quadro da "Santa Ceia".
Mas essas afirmações de Dan Brow, não há qualquer fundamentação histórica, tendo sido duramente criticado por estudiosos de arte e principalmente pela igreja católica.
São muitas as lendas a respeito da obra e do artista Leonardo da Vinci, mas sem dúvidas nenhuma, ele é um dos maiores gênios das artes e da humanidade, devido as multiplas contribuíções nas diversas ciências.

Atribuídos a Leonardo da Vinci:

"Quando ouvimos os sinos, ouvimos aquilo que já trazemos em nós mesmos como modelo. Sou da opinião que não se deverá desprezar aquele que olhar atentamente para as manchas da parede, para os carvões sobre a grelha, para as nuvens, ou para a correnteza da água, descobrindo, assim, coisas maravilhosas. O gênio do pintor há-de se apossar de todas essas coisas para criar composições diversas: luta de homens e de animais, paisagens, monstros, demônios e outras coisas fantásticas. Tudo, enfim, servirá para engrandecer o artista."

"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."

"Não se pode amar ou odiar quem não se conhece ainda."


Fontes e Dados:
Navegue pelas obras, inventos e estudos de Leonardo da Vinci
Wikipédia
Onde encontrar fotos das Principais obras de Leonardo da Vinci
Foto de leonardo da vinci
Foto Santa ceia

Nenhum comentário: