quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Astronomia - Seja um Observador


A Astronomia não deve nunca ser confundinda com Astrologia.
A Astrologia associa os fenômenos celestes com o comportamento das pessoas.
A Astronomia envolve outras ciências, Seja a matemática a física ou a biológia.
A Astronomia é uma das poucas ciências onde observadores independentes possuem um papel ativo, especialmente na descoberta e monitoração de fenômenos temporários.
Visitando o Blog do Cássio Barbosa do portal G1 da Globo, eu conheci um projeto muito legal chamado "Varredura Digital do céu de Sloan (SDSS na sigla em inglês)".
O objetivo desse projeto é mapear 25% do céu para produzir um catálogo de objetos celestes. Mas isso envolve um sistema complexo de softwares para dar conta de uma avalanche de dados que ocorrem a todo momento no universo e computador nenhum dá conta sozinho dessa tarefa.
Mas como dar conta de milhões de galáxias então?
Convocando o mundo inteiro para ajudar!
E é aí que você entra.
Você pode visitar o site (www.galaxyzoo.org) e ver como a coisa funciona. Existe um tutorial explicativo (em inglês) e é preciso fazer um cadastro. Isso para que cada classificação que você faça fique registrada e Seja comparada com a de outros colaboradores.
O projeto teve início em 2005 e existe uma previsão de terminar no final desse ano.
Mas nada é certo ainda, por isso vale a pena conferir e quem sabe participar!
Essa matéria já estava pronta quando eu li hoje a notícia de que a professora holandesa Hanny van Arkel, que não entende nada sobre Astronômia mas participava do projeto, descobriu um objeto cósmico inédito, batizado pelos cientístas de Objeto da Hanny. Veja a foto abaixo


Os astrônomos não sabem dizer a distância do objeto "fantasma", nem sua localização no sistema solar.
Já foram analisadas mais de 7 milhões de galáxias e muitas pessoas têm encontrado imagens interessantes.




Se você achar algo suspeito, não se acanhe e mande um e-mail para o pessoal do projeto. A se confirmar o seu achado, você pode virar nome de galáxia!
Galaxy Zoo Blog - Blog oficial do projeto.

Nenhum comentário: