sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Prisão de Guantánamo X Anistia Internacional

O presídio de Guantánamo está localizado na Base de Guantánamo (na ilha de Cuba), esse presídio é o símbolo do desrespeito dos direitos humanos. Inaugurada em 2002, serviu para levar os presos capturados no Afeganistão e no Iraque, acusados de pertecerem aos grupos AL.Qaeda e Taliban, após o atentado de 11 de Setembro. Os presos de Guantánamo são encarcerados sem acusação formada, sem processo e sem direito a julgamento.





Segundo depoimento da Cruz Vermelha Internacional, os prisioneiros são vitímas de maus tratos e torturas. E diz também que, desde a invasão do Afeganistão pelos EUA, existe uma prisão nos mesmos moldes de Guantánamo, onde é comun a prática de torturas pelos soldados Americanos.
Segundo informação, essa prisão se localiza numa base militar dos EUA, na cidade de Bagran, no distrito de Parvan.



Graças a forte pressão que vem sofrendo pela Anistia Internacional, tudo indica que até janeiro de 2009, Guantánamo deva ser desativada, pois a mesma foi motivo de duras críticas e desgaste da figura do atual presidente George W. Bush, símbolo da arrogância do imperialismo americano e várias violações dos direitos humanos.


Foto do protesto irlandes
Foto da Prisão de Guantánamo

Nenhum comentário: