terça-feira, 21 de outubro de 2008

Feng Shui - Arte Milenar Chinesa

Feng shui é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água.

Segundo esta corrente de pensamento, estabelecendo uma relação Yin/yan, os ideogramas Feng e shui representam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários.

O Feng shui é uma tradição de conhecimentos acumulados durante milênios, são técnicas ancestrais que foram difundidas através das tradições familiares.
Os chineses comparam os beneficios que o tratamento que o Feng Shui pode proporcionar a um espaço com o resultado que a terapia da apuncutura pode oferecer a um paciente. Da mesma forma que o Acupunturista diagnostica os bloqueios na circulação de energia de um paciente e aplica agulhas em uma parte do corpo para curar uma outra parte ou orgão, o consultor de Feng Shui detecta as supostas influências visíveis e invisíveis em um ambiente e recomenda curas em uma área particular do imóvel que são capazes de alterar as caracteristicas da circulação de energia no todo. Não há portanto provas científicas da existência de tais influências "visiveis e invísiveis" nos ambientes.
O conhecimento destas "influências" pode explicar muitos fenômenos que percebemos apenas de forma intuitiva, por exemplo: o que nos faz sentir confortáveis em determinados ambientes; porque certas áreas de uma edificação são pouco ou nunca ocupadas; porque alguns dos seus moradores sempre estão adoentados; porque certas edifícações ou áreas de uma cidade são bem ocupadas enquanto outras são evitadas pelos habitantes.

Feng Shui Harmonia em Casa

O primeiro objetivo do feng shui é guardar e preservar as boas influências disponíveis no lugar de modo a permitir que permaneçam e se distribuam suavemente pela edificação.

O segundo objetivo é reduzir os efeitos negativos das diversas influências nocivas ao local, presentes na sua construção ou frutos das alterações em seu entorno.

O terceiro objetivo é implementar "curas" que possam produzir resultados em termos de saúde, bem-estar e harmonia para os moradores ou usuários do espaço tratado. Isto pode ser conseguido estimulando as cararterísticas do espaço benéficas para as pessoas que habitam este local - através das alterações arquitetônicas ou da forma, da côr, e do posicionamento dos objetos presentes no local.

O feng shui é na verdade uma arte de harmonização energética chinesa que busca organizar os nossos espaços buscando integrar o ser humano à natureza, à terra e ao céu, trazendo mais saúde e prosperidade.
Durante muito tempo o Feng Shui foi uma pratica ilegal na República popular da China, nesses tempos os praticantes desta arte tiveram seus livros queimados, foram presos e perseguidos. Somente com a modernização do país, o Feng Shui tornou-se um tema de pesquisas importantes para as universidades chinesas.
No ocidente essa arte começou a ganhar espaço com o surgimento da Nova Era de Aquarius. Muitos projetos de construções modernas e muitas empresas que atuam no oriente e no ocidente, incorporaram princípios do Feng Shui em suas construções e escritórios, a exemplo disso está o Citibank, Morgan Bank e Wall Street Journal.
O Hotel Hyalt, de Cingapura, constatou uma considerável mudança para melhor nos negócios desde que promoveu adaptações em seu edifício para melhorar o Feng Shui.

Consultores de Feng Shui alertam, que antes de alterar o mundo exterior é preciso reformular o modo de pensar e de agir. A canalização correta desta energia no ambiente externo se reflete no equilíbrio interno das pessoas e na vida das mesmas.

Especial Feng shui Abril cultural:

- Você pode conquistar sucesso na carreira e felicidade na vida pessoal equilibrando as energias dentro da sua casa.
- cores e objetos para colocar na casa.
- cursos
- guia do bem-estar
- Decoração
- Curiosidades

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi !
Sempre gostei dessas coisas sabia... mas confesso que ando deixando a desejar depois das meninas.. é que o tempo ficou curto...rsrs


beijos e bom restinho de semana !

Luma Rosa disse...

Bete, eu já fiz uma bagunça danada aqui em casa por conta deste Baguá. Coloquei na porta da sala e mudei tudo de posição e depois fui para os comodos, desisti!! Melhor mesmo um profissional, a coisa é mais complicada do que parece. Por enquanto, fico somente com as influências das cores! (rs*) Beijus