Cachaça - destilado alcoólico produzido através da cana-de-açúcar, bebida genuinamente brasileira. A cachaça esteve presente em todos os momentos de nossa história, tendo construído sua trajetória juntamente com o Brasil.
História da Cachaça (arte e cultura)
"A cachaça foi descoberta por acaso, quando os escravos perceberam que a espuma que sobrava da garapa e era jogada fora nas cocheiras deixavam os animais revigorados, assim passaram a consumir essa espuma. Chegando aos ouvidos dos senhores de escravos, que por sua vez já conheciam técnicas de destilação, decidiram aplica-las ao mosto fermentado da cana-de-açúcar, dando origem a cachaça. Dessa forma a cachaça passou a figurar tanto na colônia, como também nas futuras conquistas e negócios do reino e em épocas mais contemporâneas". (TRINDADE, 2006)
A cachaça foi moeda corrente para comprar escravos na África, sustentou o país como mercadoria, contribuindo para a formação de nosso mercado interno. Em todos os momentos de nossa história, a cachaça esteve presente, sendo uma das expressões da cultura brasileira.
Muitas vezes a cachaça foi discriminada, perseguida, proibida pelas elites e a classe média.
A prova da vitalidade e permanência cultural da cachaça está no patrimônio linguístico que criou e continua a criar, existe um acervo disponível de cerca de mil sinônimos para a palavra cachaça. A produção da cachaça brasileira nos dias atuais é uma arte, assim como a degustação.
A cachaça, que sempre deteve uma áurea marginal, hoje com reconhecimento internacional, a cachaça ganhou o status de bebida chique e requintada. Existe uma variedade enorme de boas marcas de cachaça, presentes nos melhores restaurantes e adegas pelo Brasil e pelo mundo.
Leia mais em, História da cachaça
As 20 Melhores Cachaças, produzidas no Brasil
Museu da Cachaça - Campo de Aventuras Y-Park
A Lenda da Descoberta da Cachaça
Museu da Cachaça
2 comentários:
Uma cachacinha vai bem a qualquer hora.
Não tinha visto o link do Voz aqui.
O museu da cachaça e o campo de aventuras ypark, é show de bola, que vier a Fortaleza, deve conhecer.
Recomendo.
Bjos
Postar um comentário