domingo, 5 de julho de 2009

Quem foi Mona Lisa?

Mona Lisa foi a obra mais famosa pintada pelo italiano Leonardo da Vinci, e também o quadro mais cobiçado do mundo. Conhecida como La Gioconda ou Mona Lisa del Giocondo, o quadro retrata uma mulher bonita (para os padrões da época), serena e de sorriso discreto. Alguns julgam o sorriso de Mona Lisa, feliz e calmo, enigmático, outros julgam um sorriso triste e lascivo.

Quadro Mona Liza, Leonardo da Vinci



O retrato de Mona Lisa foi produzido de 1503 a 1506, feito a óleo sobre madeira da álamo. A técnica usada por da Vinci, foi o 'Sfumato'. O quadro de Mona Lisa está exposto no Museu do Louvre, Paris, onde é a grande atração. Segundo o Guinness Book, Mona Lisa é o objeto de arte mais valioso do mundo.

Rosto de Mona Lisa, detalhe da 'técnica do sfumato'



Nenhuma obra de arte foi mais reproduzida do que Mona Lisa. A arte contemporânia usou e abusou na exploração da figura de Mona Lisa, que virou um ícone cultural usado na propaganda, na música (Mona Lisa, sucesso de Nat King Cole e Jorge Vercílo), objetos, serigrafias, história em quadrinho, no graffiti, etc.
O artista oportunista Marcel Duchamp, em 1919, foi autor de uma obra vulgar, uma releitura de Mona Lisa de da Vinci, onde acrescentou um bigode e a inscrição LHOOQ (Elle a chau au cul), tradução aproximada de, "Ela tem fogo no rabo".

Quadro Mona Lisa, Versão Marcel Duchamp



Recentemente, Vik Muniz fez uma releitura da obra Mona Lisa usando pasta de amendoim e chocolate, foto abaixo.



Quem foi Mona Lisa?

São muitas as suposições a respeito de quem foi Mona Lisa. Para a cientista Lilian Schwartz, Mona Lisa seria um autorretrato de Leonardo da Vinci vestido de mulher. A cientista formulou essa teoria baseada no estudo da análise digital das características faciais do rosto de Leonardo da Vinci e os traços do modelo. Comparando um autorretrato de Leonardo da vinci com a mulher retratada no quadro, verifica-se que as características dos rostos alinham-se perfeitamente. Mas críticos rebatem essa teoria e afirmam que as similaridades devem-se ao fato de ambos os retratos teram sido pintados pela mesma pessoa usando o mesmo estilo.

Maik Vogt-Lüerssem, historiador, diz que a mulher por trás do sorriso famoso é Isabel de Aragão, Duquesa de Milão. Leonardo da Vinci trabalhou como pintor da corte durante 11 anos.

Mas a teoria mais aceita atualmente, respaldada por cientistas da Universidade de Heidelberg, Alemanha, afirma que a Mona Lisa é um retrato da mulher do comerciante florentino, Francesco del Giocondo, chamada Lisa del Giocondo.

O maior enigma a respeito de quem foi Mona Lisa, fica por conta dos fundamentos iniciáticos das sociedades secretas. Segundo dossiês secretos que se encontram na Biblioteca Nacional de Paris, muitos membros do Priorato de Sião foram personalidades marcantes na história, entre eles, Leonardo da Vinci, Issac Newton, Botticelli, Victor Hugo, entre tantos outros.

Logotipo do Priorato de Sião



O Priorato de Sião, fundado em 1099, foi criado com a intenção de resgatar e proteger um grande segredo, documentos que provam a linhagem real de Jesus Cristo.
O segredo deve-se ao fato de Maria Madalena ter sido casada com Jesus Cristo e dessa relação ter nascido uma filha, chamada Sarah, que deu continuidade a uma linhagem nobre chamada Merovíngios, que foram os fundadores de Paris. Mas hoje usam outros nomes para essa linhagem, uma forma de se protegerem.
Segundo conta essa corrente de pensamento, Maria Madalena, depois da morte de Jesus teve que se esconder, pois era o receptáculo vivo da linhagem real de Jesus (SAN GREAL - SANTO GRAAL).
Fato que colocava a Igreja Católica em uma situação de perigo, por isso o "Evangelho Segundo Maria Madalena" teria sido banido pela Igreja Católica, que temia perder o poder.
Os supostos documentos que comprovariam essa história, encontrava-se nas ruínas do Templo de Herodes (Antiga ruína do Templo de Salomão).
Na intenção de guardar e proteger esses documentos, foi criado o Priorato de Sião, que fundou a Ordem dos Cavaleiros Templários, chamada a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, que tinha a incumbência de resgatar esses documentos e proteger assim a linhagem real de Cristo.
Leonardo da Vinci, como um dos principais membros do Priorato, teria pintado Mona Lisa, como sendo uma referência à todas as Marias, um sorriso enigmático que zombaria para sempre daqueles quem sempre tentaram apagar as provas guardadas pelo Priorato.
Leia mais em, Leonardo da Vinci, membro do Priorato de Sião.

Leonardo da Vinci - Simbolismo e Polêmica

Wikipédia Mona Lisa

Um comentário:

Arthurius Maximus disse...

E pensar que o cara detestava pintar...