sábado, 18 de julho de 2009

Sete Pecados Capitais

Não há registro dos sete pecados capitais na Bíblia Sagrada, o conceito de pecados capitais é muito antigo, precede ao surgimento do cristianismo. A Igreja Católica usou o conceito com o intuito de controlar e educar seus fiéis, e dessa maneira inibir os instintos básicos do ser humano. O papa Gregório Magno no século VI instituiu os sete pecados capitais, como sendo os princípios que ferem a Deus e ao próximo. A lista atual dos pecados capitais é baseada na lista de São Tomás de Aquino, formulada com a intenção de evidênciar nossos instintos mais primitivos.

Os Sete Pecados Capitais:

- Inveja: desgosto provocado pela prosperidade ou alegria de outra pessoa, desejo de possuir o que não é seu.

- Ira: raiva, ódio, desejo de vingança.

- Gula: é o excesso em comer e beber. Simbologia de voracidade, compulsão.

- Avareza: excessivo apego ao dinheiro.

- Soberba: amor próprio exagerado, conceito elevado que alguém faz de si mesmo, arrogância.

- Luxúria: libertinagem, apetite sexual insaciável com exclusiva satisfação física.

- Preguiça: indolência, falta de vontade de fazer alguma coisa, trabalhar.

Para psicólogia moderna, os sete pecados capitais é uma doença, um problema de saúde que pode ser transformado pelo autoconhecimento, pela disciplina.
Cada um dos 7 pecados Capitais se fundamentam em algum desejo natural e instintivo, presentes em nosso cotidiano. Reconhecer em nós, cada um desses pecados, é uma maneira de compreender e transformá-los. Como diz a psicologia de Jung, o lado escuro que todos nós temos, é possível transformar através da conscientização e do autoconhecimento, é como colocar luz na escuridão.

"Podemos transformar os 7 Pecados Capitais em aprendizagem ao percebermos que o maior sentido da vida é a conscientização da riqueza do nosso mundo interior, entre eles os sentimentos, a emoção, a sensibilidade, a naturalidade; tão frequentes nas crianças, mas que infelizmente os adultos vão perdendo ao criar tantas defesas e máscaras e assim se distanciam do que é verdadeiramente valioso e que dinheiro algum pode comprar, mas somente pode ser conquistado: o amor em sua essência mais pura."

2 comentários:

Unknown disse...

Estou aqui para fazer-lhe uma proposta, que eu considero interessante.Também sou TOP 100 e estou concorrendo na categoria "VARIEDADES" e estou na campanha "UM VOTO POR UM VOTO".O legal disso tudo é essa interação,eu conheço seu blog e vc, o meu.Já votei no seu e sei que também que receberei seu voto.
Estou te seguindo e se quiseres me seguir, ficarei honrada.Dia 19/07 o blog AMIGA DA MODA estará estará comemorando sua 100º postagem.Venha apanhar um brinde, com assinatura de um design.Sua presença é muito importante para nós.
Obrigada

Arthurius Maximus disse...

Esses 7 pecados estão muito mais presentes nas vidas de grande parte da população do que as pessoas desejariam afirmar.