sexta-feira, 10 de julho de 2009

Agricultura Urbana - Arquitetura

Dragonfly é um projeto arquitetônico de agricultura urbana, desenvolvido pela empresa belga Vicent Callebaut. A arquitetura do Dragonfly foi desenhada baseada no design das asas de uma libélula, uma torre localizada na cidade de Nova Iorque, na Roosevelt Island. O projeto Dragonfly é um protótipo de uma fazenda vertical, auto-suficiente em água, energia e bio adubação que vai acomodar 28 diferentes campos agrícolas para a produção de frutas, verduras, grãos, carne e produtos lácteos. Dragonfly é um projeto ousado que tem como proposta resolver os problemas da crise de alimentos, de combustível, os efeitos das mudanças climáticas. Uma cidade ecologica, um ambiente eco-responsável que visa diminuir o impacto ambiental da cidade.


Projeto Agricultura Urbana em Nova Iorque - Dragonfly
Localização: Roosevelt Island, NY
Área Total 350.000 m²
132 andares - 600m vertical

A cidade ecológica visa a reintegração da agricultura em função da escala urbana, reutilizando os recursos naturais e os resíduos biodegradáveis, sem uso de pesticidas e fungicidas. A agricultura urbana visa além de alimentar a cidade, organizar e distribuir alimentos frescos e saudáveis em curto-circuito, ligados diretamente ao consumidor. Além da qualidade nutritiva dos alimentos, a agricultura urbana é uma alavanca de crescimento para acabar com o desemprego urbano. Um laço social na conciliação das necessidades primárias dos recém-chegados com o desafio da sua integração na vida da cidade, lutando assim contra a pobreza e a exclusão.



A energia usada será por biomassa, células fotovoltaicas e outras energias renováveis como, solar, eólica, das mares, turbinas, entre outras.
Essa é uma tendência da arquitetura do futuro. Modelos sustentáveis que visam atender as necessidades de alimentação, habitação e desafios energéticos do futuro. Um novo modelo de civilização humana "para além da política e da Guerra".



A arquitetura no futuro tem o grande desafio de integrar e minimizar os impactos ambientais. Se preocupando com a ecologia e a sustentabilidade. Utilizar energias limpas, reciclar, reutilizar a água; voltando seu foco para a melhoria de vida do ser humano e valorizando o contato e respeito a natureza.
Como bem disse o arquiteto Luiz Fernández-Galiano: "A arquitetura tem a grande incumbência de criar um mundo socialmente mais justo. A boa arquitetura deve ser tecnicamente competente, socialmente útil e estéticamente prazerosa."

Ao meu ver, o Dragonfly é um protótipo de exploração urbana sustentável que contradiz os pessimista que dizem que no futuro não teremos produção alimentar suficiente para sustentar todos os habitantes do planeta. É possível sim, com inteligência, planejamento e bom uso do recursos naturais disponíveis e do dinheiro público, nutrir todo o planeta.
A fome é resultado da ganância e do pouco caso com os outros semelhantes.

Veja mais em, Vicent Callebaut - Dragonfly

Nenhum comentário: