quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Caravaggio - Biografia e Obras de Luzes e Sombras

Caravaggio, Michelangelo Merisi nasceu em Caravaggio, Itália, no dia 29 de setembro de 1571 ou 1573 (não há confirmação). Foi apelidado de Caravaggio depois de adulto em referência a sua terra natal.
É normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante. Iniciou sua carreira como assistente de pintor.
Contratado pelo Cardeal Francesco Del Monte, Caravaggio pintou a igreja de San Luigi Francesi, na capela Contarelli onde criou três cenas da vida de São Matheus, esse trabalho chamou a atenção de todos, dado o caráter realista e dramático da obra, foi quando ganhou notoriedade.
Caravaggio foi um artista de personalidade forte, bohêmio e desordeiro, durante toda sua vida esteve envolvido com brigas e consequentemente com a justiça. Foi preso várias vezes e acusado de assinato. Seus amigos artistas é quem sempre o livrava da prisão.
Caravaggio foi uma artista plástico que se rebelou contra os convencionalismos do momento que vivia. "O estranho realismo de Caravaggio consiste, não em copiar e observar a natureza, mas em contrapor o valor moral da prática ao valor intelectual da teoria."
"O aspecto mais notável da sua obra é o tratamento da luz, que recebe o nome de tenebrismo. Consiste em projetar a luz sobre as formas com violência e em contraste intenso e brusco com as sombras."

Pinturas de Caravaggio

Bacchus
c. 1597; Oil on canvas, 37 3/8 x 33 1/2 in; Uffizi, Florence



David and Goliath
undated; Oil on canvas; Prado, Madrid



The Death of the Virgin
1605-06; Oil on canvas; Louvre



Supper at Emmaus
c. 1600-01; Oil on canvas, 54 3/4 x 76 3/4 in; National Gallery, London



The Fortune Teller
1594-95; Canvas; Louvre



The Sacrifice of Isaac
1590-1610; Oil on canvas; Uffizi



Judith Beheading Holofernes
c. 1598; Oil on canvas, 56 3/4 x 76 3/4 in; Galleria Nazionale dell'Arte Antica, Rome



The Inspiration of Saint Matthew
1602; Oil on canvas, 9' 8 1/2" x 6' 2 1/2"; Contarelli Chapel, Church of San Luigi dei Francesi, Rome



Medusa
after 1590; Oil on canvas mounted on wood; Uffizi



Conheça a obra completa de Caravaggio, ArtGallery

Fonte de Pesquisas:
WebMuseum, Paris
Biografia Caravaggio-Uol Educação
Portal das curiosidades
Imagens

4 comentários:

Renato Trindade disse...

Boa tarde querida amiga Beth!

Feliz 2009! Desejo que as experiências próximas de um Ano Novo lhes sejam Construtivas, Saudáveis e Harmoniosas. Muita Paz, Saúde e Amor em seu contínuo despertar! Felicidades, Realizações e Muitas Alegrias! Luz!

Aproveito para deixar um convite...
Gostaria de te convidar para um “Momento de Paz”, uma Blogagem Coletiva pela Paz Mundial, que acontecerá durante todo o mês de janeiro (01/01 a 31/01/09). O objetivo maior é comemorar o Dia Mundial da Paz e da Fraternidade Universal, com uma mobilização em forma de campanha para um Mundo Melhor. Faça parte deste grupo que acredita que é possível que a humanidade encontre o caminho da Paz, através do abandono das armas. Reconheça este estado de calma e tranqüilidade com ausência de perturbações ou agitação. Todos nós somos e devemos viver como irmãos e a Paz, representada pelo pombo e pela bandeira branca, é um objetivo de Vida!

Geralmente uma Blogagem Coletiva é um convite direcionado somente para quem tem um blog ou um site em qualquer plataforma da internet. O Quiosque Azul, o meu blog, convida também a todos que não possuem qualquer portal e queiram participar divulgando e colaborando para a Paz Mundial através do formulário de comentário ou e-mail que relaciono ao final desta mensagem. Por favor, participe, divulgue e colabore! Comunique e convite os seus amigos e/ou leitores. Toda e qualquer colaboração será bem vinda! Veja todas as instruções de como participar no link abaixo:

http://quiosqueazul.blogspot.com/2008/12/momento-de-paz.html

Desde já agradeço e desejo que esta mobilização alcance o seu maior objetivo e seja uma grande soma para União de todas as Nações.
e-mail para blogagem Quiosque Azul:
happyblue.blogagemcoletiva@gmail.com

Blog Quiosque Azul – Um Lugar em Minha Vida!
http://quiosqueazul.blogspot.com/

Link direto para esta blogagem na Comunidade do diHITT
http://dihitt.com.br/quiosqueazul/noticia/blogagem-coletiva-momento-de-paz-/

Agradeço também se puder colocar a imagem do selo oficial (pequeno), aqui em sua side-bar (barra lateral), em forma colaborativa de divulgação desta Campanha pela Paz Mundial: “Momento de Paz”. Obrigado! Luz! Renato (HappyBlue)

Atreyu disse...

Chocado!
:-O
Estou besta! Muito bom blog! parabéns você (s) merece (em)

Alexandre Brendim disse...

Beth,

Tem um presente de fim de ano para você lá no blog, espero que goste!!

www.jjcabeleireiros.com.br/blog.html

BLOGZOOM disse...

Adorei ler sobre Caravaggio, já li tanto a respeito da vida e trabalho dele, era grandioso, suas
obras de temática religiosa incluem pinturas como "A Conversão de São Paulo" e "A Degolação de São João Batista", por exemplo. Já a obra mundana, tratava-se de encomendas, os temas chocaram com o estilo da época, sendo assim foi citado como "pintor maldito" da história da arte. O exemplo é o escândalo provocado pela tela "Baco" - o deus do vinho e das orgias para os romanos, e "Dioniso" - para os gregos, é retratado como se fosse um travesti, com traços orientais, o corpo levemente inclinado e insinuante a oferecer uma taça. Anos depois apresentou o "Baco doente", dizem que seria um auto-retrato. Outra obra de sua autoria é a representação da lenda de Narciso.

Gostei das telas apresentadas, uma viagem ao tempo.