quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Karl Marx - Odiado e Caluniado pelo capitalismo


Karl Heinrich Marx, nasceu em Trier, na alemanhã, 5 de maio de 1818.
Foi o fundador do socialismo científico, Marxismo.
Suas principais obras foram: O Capital e o Manifesto Do Partido Comunista, que foi escrito com seu amigo Friedrich Engels.
Quando jovem trabalhou como jornalista e assinava artigos que incomodavam as autoridades.
Marx sempre foi um admirador das teorias de Hengel, um dos grandes filósofos do século XIX.
Participou de organizações clandestinas e em 1848 publicou o "Manifesto Comunista", dava-se então, a partida para a construção do que anos mais tarde viria a ser denominado o Marxismo.


Marx e Angels formularam os fundamentos do movimento de luta contra o Capitalismo e visavam construir uma sociedade sem classe e sem Estado.
Karl Marx foi um critico feroz do Capitalismo que exerceu influência sobre as mais diversas áreas. Para entender suas idéias é preciso conhecer a Dialética Marxista, os Conceitos Elementares do Materialismo Histórico.
"A atual crise financeira que o mundo se encontra aumentou a procura por obras de Karl Marx na Alemanhã, pois muitos vêem a atual crise como um fracasso do capitalismo, ler as obras de Marx talvez possa ajudar a entender o que deu errado", diz a matéria do globo.com

Frases de Karl Marx:

"Até agora os filosófoss se preocuparam em interpretar o mundo de várias formas.
O que importa é transformá-lo."

"Os homens fazem sua própria história, mas não fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado."

"A religião é o suspiro da criatura aflita, o estado de ânimo de um mundo sem coração, porque é o espírito da situação sem espírito. A religião é o ópio do povo"

"A ditadura do proletariado constitui-se na transição para atingir uma sociedade sem classes."

Karl Marx morreu no dia 14 de março de 1883 em londres, seu amigo Friedrich Engels declamou estas palavras quando da morte de Marx, quinze meses após a perda da esposa:

Marx era, antes de tudo, um revolucionário. Sua verdadeira missão na vida era contribuir, de um modo ou de outro, para a derrubada da sociedade capitalista e das instituições estatais por estas suscitadas, contribuir para a libertação do proletariado moderno, que ele foi o primeiro a tornar consciente de sua posição e de suas necessidades, consciente das condições de sua emancipação. A luta era seu elemento. E ele lutou com uma tenacidade e um sucesso com quem poucos puderam rivalizar. Marx foi o homem mais odiado e mais caluniado de seu tempo. Governos, tanto absolutos como republicanos, deportaram-no de seus territórios. Burgueses, quer conservadores ou ultrademocráticos, porfiavam entre si ao lançar difamações contra ele. Tudo isso ele punha de lado, como se fossem teias de aranha, não tomando conhecimento, só respondendo quando necessidade extrema o compelia a tal. E morreu amado, reverenciado e pranteado por milhões de colegas trabalhadores revolucionários - das minas da Sibéria até a Califórnia, de todas as partes da Europa e da América - e atrevo-me a dizer que, embora, muito embora, possa ter tido muitos adversários, não teve nenhum inimigo pessoal.

Leia: O Marxismo e os desafios actuais
Entrevista de Marta Harnecker

Um comentário:

Donizete disse...

Olá amiga tem um Mimo legal prá vc. no link abaixo... abraços

http://anjodeduascaras.blogspot.com/2008/10/estes-mimos-so-um-prmio-especial.html