sábado, 31 de janeiro de 2009

Pinturas Tibetanas - Objetos Sagrados da Filosofia Budista

As pinturas Tibetanas são objetos sagrados que representam a filosofia do Budismo, simbolos do despertar, da iluminação. É muito comum na pintura tibetana as cores prateadas, douradas, vermelhas e negras.
Existem vários estilos de pinturas tibetanas, e cada um desses estilos tem suas origens nas divindades, pacíficas ou iradas, tradicionais da Índia, china e Nepal, uma combinação entre iconografia da Índia, ilustrações e simetria do Nepal, e as paísagens e cores da china.
Essas pinturas, são objetos sagrados, um receptáculo das próprias divindades e por isso exige de quem executa as obras de arte, um ritual de finalização, onde na cerimonia de consagração da pintura, os olhos das divindades são pintados nesse dia, para que elas se tornem realmente "vivas".









Fonte

Di Cavalcante, Pintor das mulheres, da Sensualidade...

Di Cavalcante foi um artista de múltiplas facetas, um dos grandes pintores do modernismo brasileiro, que adorava pintar a sensualidade das mulheres brasileiras, em especial das mestiças.

Mulata com Passáro



Mulata de Vestido Verde


Avesso ao abstracionismo, tinha preferência por figurações de temáticas voltadas para o social: mulatas, carnaval, favelas, cenas cariocas, festas populares, mestiços, vida noturna: bares, prostíbulos, etc. Mas a grande paixão do pintor brasileiro, foi sem dúvida nenhuma as mulheres e sua sensualidade, dizem ter sido um homem de muitos amores.

Samba


Di cavalcante era comunista confesso, mas costumava dizer que era de esquerda e que seu marxismo era mais um sentimento humano e emotivo do que partidário.
Sempre procurou em sua obra denunciar a corrupção e a desordem política e social do Brasil.
Sua obra exibe, de maneira bem humorada, os contrastes entre o modo de vida da elite e o povo brasileiro.
Apaixonado pela figura mestiça foi um bohêmio carioca, que amava a vida acima de qualquer coisa.

Auto retrato


Rio de Janeiro Noturno


Gafieira

Pinturas de Di Cavalcante

Mulheres Protestando


Tempos Modernos



Carnaval


Pierrot


Pierrete



Catálogo de Obras de Di Cavalcante
Biografia Di Cavalcante

Darwin X Criacionismo - Veja como Você era na Pré-história!

Darwin foi o cientista naturalista criador da teoria evolucionista, negada pelo criacionismo que afirma que o mundo foi criado segundo o que diz a Bíblia.

2009 é o ano em que comemoram os 200 anos do nascimento do Britânico Charles Robert Darwin, a GLOBO NEWS preparou uma série especial sobre o naturalista, suas teorias e todos os impactos que elas trouxeram para a humanidade.

Especial Darwin 200 anos, é um programa que permitirá que o telespectador conheça os impactos da teoria evolucionista de Darwin no mundo e a polêmica dessa teoria na visão do criacionismo, teoria religiosa, segundo a qual se afirma que o homem foi criado como está relatado na Bíblia.

O especial Darwin 200 anos começou no dia 29 de janeiro e terá continuídade nos dias 4, 11 e 18 de fevereiro, às 23h30. 9 de fevereiro, às 23h30, no programa Milênio. No programa Milênio (Globo News)

No primeiro dia do programa foi apresentado a história pessoal de Darwin, sua infância e a família. Os estudos iniciais, os mentores e a famosa viagem a bordo do navio Beagle.

No dia 4º de janeiro, o segundo programa, mostrará como as teorias de Darwin causaram um grande impacto na época.

Dia 11 de janeiro, o terceiro programa da série é focado na teoria criacionista, com uma visita ao Museu do Criacionismo, nos Estados Unidos, onde está exposta toda a história do surgimento do ser humano e as teorias religiosas, e que nega a teoria da evolução de Darwin e defende que o mundo foi criado segundo o que diz a Bíblia.

Dia 18 de fevereiro, o último programa do especial, uma brincadeira: Vários estudiosos dão sua opinião a respeito do futuro da teoria evolucionista de Darwin.
Será que um dia ela será derrubada por uma nova ou continuará valendo para sempre? será que o homem ainda vai evoluir e se tornar muito diferente do que é hoje?

Visite o site da Globo News Darwin - Máquina do tempo , e veja como você e seus amigos eram na pré-história e divida essa experiência com todo o mundo. Você tem as opções de salvar a imagem final para usar no seu orkut ou MSN, fazer o Download do vídeo do processo de transformação ou enviá-lo para quem quiser.

Eu participei da brincadeira, veja como fiquei!



Fala sério, fiquei uma gata pré-histórica, não é não! rsrsrsssss
Estou pensando até colocar no meu perfil do orkut.

Participe você também, divirta-se!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ícones da Dignidade Humana

Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutar, Nelson Mandela, Charles Chaplin, Betinho, Che Guevara, Martin Luther King, foram ícones do século xx, na luta a favor do resgate da dignidade humana.
A Declaração dos Direitos do Homem é eticamente fundamentada no conceito de dignidade humana. Mas as mazelas sociais: fome, miséria, injustiça, preconceitos, mostram um longo caminho a ser percorrido para que se faça justiça a todos aqueles que sofrem com a marginalização de sua condição humana.
As lutas pessoais de cada uma dessas personalidades trouxeram importantes contribuições para a humanidade.

Mahatma Gandhi


Gandhi, foi o líder índiano, que lutou pela independência da Índia sem violência. Ironicamente morreu assassinado por um jovem fanático no dia 30 de janeiro de 1948, aos 78 anos. Seu nome verdadeiro era Mohandas Karamchand Gandhi, nasceu no dia 2 de outubro de 1869 na Índia Ocidental. Estudou direito em Londres. Difundiu o método da resistência passiva, (protesto contra o dominio britânico) e pregou a não violência como forma de luta.

" Não violência é a lei de nossa espécie, assim como a violência é a lei do bruto. O espírito, dormente no bruto, não sabe nenhuma lei que não a do poder físico. A dignidade de homem requer obediência a uma lei mais alta - a força do espírito ".

Sobre a Revolução Não Violenta de Mahatma Gandhi

" Não violência é a lei de nossa espécie, assim como a violência é a lei do bruto. O espírito, dormente no bruto, não sabe nenhuma lei que não a do poder físico. A dignidade de homem requer obediência a uma lei mais alta - a força do espírito ".

" Se o homem perceber que é desumano obedecer a leis que são injustas, a tirania de nenhum homem o escravizará".

"Não pode haver nenhuma paz interior sem o verdadeiro conhecimento ".

"Para a autodefesa, eu restabeleceria a cultura espiritual. A melhor autodefesa, e a mais duradoura, é a autopurificação ".

"Nós devemos ser a revolução que queremos ver no mundo."

Biografia Mahatma Gandhi


Martin Luther king Jr.


Lider negro estadunidense na defesa dos direitos humanos, defensor da resistência não violenta contra opressão racial. lutou por um tratamento igualitário e contribuiu para a melhoria da situação da comunidade negra, mediante protestos pacificos e discursos enérgicos sobre a necessidade do fim da desigualdade racial. em 1963, dirigiu uma marcha pacífica do monumento a Washington até o Lincoln Memorial, onde pronunciou seu discurso mais famoso: "Eu tenho um Sonho"

Martin Luther King biografia


Madre Tereza de Calcutar


Madre Tereza de Calcutar, foi uma missionária da caridade. católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada índiana, beatificada pela Igreja Católica. Sua vida foi dedicada a pobreza, recuperação de enfermos, educação de crianças pobres da Índia.

Frases e Pensamentos de Madre Tereza

"Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo. Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo. Não viva de fotografias amareladas... Continue, quando todos esperam que desistas. Não deixe que enferruje o ferro que existe em você. Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você. Quando não conseguir correr através dos anos, trote. Quando não conseguir trotar, caminhe. Quando não conseguir caminhar, use uma bengala. Mas nunca se detenha."A falta de amor é a maior de todas as pobrezas".

“Não utilizemos bombas e armas para dominar o mundo. Vamos usar amor e compaixão.
A paz começa com um sorriso - sorri cinco vezes por dia para alguém a quem não gostarias realmente de sorrir – faze isso pela paz.
Então vamos irradiar a paz de Deus e assim acender a Sua luz e extinguir do mundo e dos corações de todos os homens todo o ódio e amor pelo poder.”

Biografias de Madre Tereza de Calcutar


Nelson Mandela


Mandela formou-se em Direito e desde cedo deu início à sua atividade política. com a implantação do regime apartheid na África doSul, no fim da década de 40, assumiu frontalmente a sua oposição à segregação e aos preconceitos raciais. Em consequência foi sujeito à prisão e julgamento em 1962.

Comprometido de início apenas com atos não violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville (21 de Março de 1960), quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, desarmados, matando 69 pessoas e ferindo 180 - e a subsequente ilegalidade do CNA e outros grupos antiapartheid.
Em 1993, com de Klerk, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços desenvolvidos no sentido de acabar com a segregação racial. Em Maio de 1994, tornou-se ele próprio o presidente da África do Sul, naquelas que foram as primeiras eleições multirraciais do país.
Mandela foi um dos maiores líderes políticos da História Moderna.

Frases de Nelson Mandela

"Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."

"A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo."

"Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação."

Biografia Nelson Mandela
Biografia UOL - Lider negro e estadista da África do sul


Charles Chaplin


Chaplin foi uma das personalidades mais marcantes e criativas da era do cinema mudo.
Seu posicionamento politico de esquerda, sempre esteve presente em seus filmes. Tempos Modernos foi um filme que criticava a situação da classe operária e dos pobres, utilizando conceitos marxistas elaborados por Karl Marx. O Grande Ditador, seu primeiro filme falado, é uma critica a Adolf Hitle e o Fascismo.

"Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegura o ensejo de trabalho, que dê futuro a juventude e segurança à velhice."

“O homem é um animal com instintos primários de sobrevivência. Por isso, seu engenho desenvolveu-se primeiro e a alma depois, e o progresso da ciência está bem mais adiantado que seu comportamento ético.”

Charles Chaplin - A dignidade No Cinema Mudo


Betinho, Herbert josé de Sousa


Irmão do Henfil e Chico Mário, Betinho, nasceu em 3 de novembro de 1935, em Minas Gerais, Brasil. Militante desde a adolescência, uma figura humana de incansável luta pela fome e a miséria.
Depois de um lomgo período no exílio, foi anistiado em 1979, voltou ao Brasil, onde passou a se dedicar à luta pela reforma agrária.
Foi coordenador da Ação pela Cidadania contra a fome e a miséria".
Trabalhou incansávelmente pela cidadania e pela valorização da solidariedade e pelo resgate da dignidade humana. Seu trabalho foi criticados por muitos como sendo assistencialista, quanto a isso, ele respondia: "Quem tem fome tem presa". Betinho lutava diáriamente por resgatar os direitos humanos: Direito ao emprego, a terra e pelos direitos dos portadores do virus HIV.

"Miséria é imoral. Pobreza é imoral. Talvez seja o maior crime moral que uma sociedade possa cometer."

Betinho era hemofílico e precisava constantemente se submeter a transfusões de sangue, razão pela qual contraiu o vírus HIV. Morreu em 1997, debilitado pelo vírus da Aids. Um brasileiro como poucos, digno e brilhante.

Biografia, tragetória, artigos e frases de Betinho


Che Guevara


Che Guevara, foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história. Foi considerado pela revista norte-americana Time Magazine umas das cem personalidades mais importantes do século XX.
Foi por causa da visão de tanta miséria e impotência e das lutas e sofrimentos que presenciou em suas viagens, que o jovem médico Ernesto Guevara concluiu que a única maneira de acabar com todas as desigualdades sociais era promovendo mudanças na política administrativa mundial.

Frases e Pensamentos de Che Guevara

“Muitos me chamaram de aventureiro e o sou, só que de um tipo diferente: dos que entregam a pele para provar suas verdades.”

“O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor.”

“Um dos grandes deveres da Universidade é implantar suas práticas profissionais ao seio do povo."

“Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um Revolucionário.”

"As tantas rosa que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera."


Che Guevara - Biografia, Galeria de fotos, cronologia, frases links e biografia


A humanidade está perdendo a ligação ao mundo sensível, ao mundo vivo, quando comete ou não se manifesta contra os atos indignos contra a vida e contra ao meio ambiente.
É preciso encontrar uma ordem que hamonize os conflitos das relações humanas, para isso a educação tem um papel imprescindível, politizar é o caminho que iluminará os debates futuros quanto a direção que a humanidade irá tomar. Como a ideologia vigente não tem interesse que isso ocorra, cabe aos mais politizados serem um instrumento de esclarecimento e transformação.
As personalidades aqui citadas, foram pessoas que dotadas de uma visão revolucionária e conceitos éticos contribuíram para uma mudança, cada qual a sua maneira, deixou uma semente que pode ser plantada no coração da humanidade para que floresça e de bons frutos.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Imagens Nipônicas do Fotógrafo Matsuo Sato

Matsuo Satro é um fotógrafo brasileiro de 63 anos que vive no Japão a 17 anos. Engenheiro mecânico, se apaixonou pela fotografia após ter ido morar no Japão e se encantar com as paísagens deslumbrantes do arquipélago japonês. A 12 anos se dedica a arte da fotografia, tendo preferências por imagens do cotidiano e paísagens: templos, museus e festivais.

Matsuo Sato e sua máquina fotográfica




Esse ano, Matsuo Satro vai lançar um livro de fotografias, onde reunirá uma seleção das mais belas fotos escolhidas a dedo, entre as 20 mil imagens do seu acervo. Seu objetivo é divulgar a história, a cultura e a natureza nipônica. Sato já fez exposições em vária cidades japonesas e também no Brasil.

Conheça agora, um pouco da arte fotográfica de Sato, as belas paísagens do arquipélago japonês. São imagens encantadoras e míticas.


Templo Yakushiji -  localiza-se em Nara, uma cidade antiga que conserva tesouros históricos e artísticos, como seus templos Budistas.





Pavilhão Dourado - Kinkaku-ji - situado na cidade de Quioto, Japão e rodeado pelo Kyōko-chi (lago espelhado).





Santuário de Itsukushima
 




Escombros de Hiroshima - Memória do maior massacre de civis da história moderna.





Pagode em Nara





Pôr-do-sol no Japão





Lago Kusharo, em Hokkaido.





Ritsurin Kouen - um dos mais belos jardins do Japão, localizado em Takamatsu.



Fonte/Fotos
Brasileiro prepara livro com fotos de 12 anos de andanças pelo Japão
BBC Brasil

Arte e Ciência de Margaret Mee - A Flora Brasileira

Margaret Mee foi uma artista botânica que se apaixonou pela flora brasileira. Pintora e design inglesa, uma das mais importantes ilustradoras botânica, que em 1952, veio para o Brasil para lecionar arte na Escola Britânica de São Paulo, estudou artes botânicas pelo Instituto de Botânica de São Paulo e focou sua atenção na exploração da floresta tropical, em especial, pela Amazônia brasileira.


Margaret Mee colaborou de maneira fundamental para o desenvolvimento da botânica, pois desenhava com riqueza de detalhes a flora brasileira e o habitat dos animais. Revelou e documentou várias espécies que não eram conhecidas. A fidelidade da forma e da cor sempre impressionou. Desenhou: Bromélias, orquídeas, cactos, flores...


Margaret Mee, morreu em 1988. Em 1989 foi criada a Fundação Botânica, Margaret Mee Amazon Trust, uma continuidade ao trabalho de Margaret Mee, que sempre foi uma defensora da biodiversidade da flora brasileira e da conservação do seu ecossistema. O objetivo da fundação, além de formar e aprimorar tecnicamente ilustradores botânicos com enfoque para a flora, tem como meta, o aperfeiçoamento de todo o conhecimento científico em prol da conservação e exploração racional dos recursos naturais renováveis, um projeto de educação ambiental.


“Eu sei que minha morte não será o fim do meu trabalho. Onde quer que eu for, tentarei influenciar aqueles que estão destruindo nosso planeta. Assim a Terra terá uma possibilidade de sobreviver”.
(Margaret Mee)


A partir desta semana alguns trabalhos da artista poderão ser vistos pelo público paulistano em uma mostra na Pinacoteca do Estado de São Paulo, com curadoria de Sylvia Brautigam. Considerada uma das mais importantes ilustradoras botânicas do século XX - completaria 100 anos em 2009. Para comemorar a data, formam selecionadas cerca de 100 obras entre aquarelas e livros de importantes coleções no Brasil, como as do Instituto de Botânica de São Paulo, do Sitio Roberto Burle Marx e da Academia Brasileira de Ciência do Rio de Janeiro.


Além das belas espécies da floresta tropical como as espécies Heliconia (Caeté) e Anthurium (Antúrio), há também desenhos da caatinga. Quatro trabalhos em exposição fazem parte das ilustrações do livro da Academia Brasileira de Ciência sobre a vegetação da caatinga.

Margaret Mee

Abertura: dia 25 de janeiro, domingo, a partir das 11h.
Visitação: até o dia 15 de março de 2009.
Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Veja mais em, Flora Brasileira

"Se não houver Frutos,
Valeu a beleza das Flores.
Se não houver Flores,
Valeu a sombra das Folhas.
Se não houver Folhas,
Valeu a intenção da Semente".

(Henfil)

Fonte:
A Natureza nas mãos de Margaret Mee
Margaret Mee and the moonflower

domingo, 25 de janeiro de 2009

Beija-Flor, No Chuveiro da Alegria Lavando a Alma na Folia

A Beija-flor, campeã do carnaval em 2008, entrará na avenida com o Samba-enredo, "No chuveiro da alegria, quem banha o corpo lava a alma na folia", e promete um banho na sapucaí. O puxador oficial da escola, Neguinho da Beija-flor, contrariando orientações médicas, é presença certa na apoteose do samba, puxando o samba da escola.

Neguinho da Beija-flor e Farid, Presidente da Escola de Samba de Nilópolis.



História de Luxo e Beleza, Polêmicas e Vitórias da Beija-flor de Nilópolis

A Beija-flor de Nilópolis, é uma escola de samba do Rio de Janeiro. Foi criada em 1948, mas somente em 1953 o bloco se transformou no G.R.E.S.

Bandeira da Escola da Beija-flor


Em 1954 desfila pela primeira vez no segundo grupo e leva o título de campeã pela primeira vez.
Seu Presidente é Farid Abrahão David, e seu presidente de honra é Anísio Abrahão David.

Não é possível falar da trajetória bem sucedida da beija-flor sem falar do ílustre e polêmico carnavalesco, Joãozinho Trinta, que assumiu a escola em 1976. Uma história de sucesso da escola, luxo, beleza e polêmica. Durante os quatorze anos que foi carnavalesco da escola, Joãozinho Trinta conquistou vários títulos de primeiro lugar, e seus temas polêmicos foram alvos de duras críticas pelos setores mais conservadores da sociedade e pela Igreja católica, seu grande desafeto, que contestou seus temas considerados uma afronta.

O Artista Plástico e carnavalesco Joãozinho Trinta:

"Quem Gosta de Miséria é Intelectual"

O ano de 1976 marca uma espécie de "antes e depois" da Beija-Flor. A escola, que patinava
entre posições intermediárias, deu uma virada na sua história com a chegada do carnavalesco
Joãosinho Trinta e do diretor de harmonia Laíla, recém-vitoriosos pelo Salgueiro. Eles desenvolveram na azul-e-branco o enredo "Sonhar com rei dá leão", sobre o jogo do bicho - um
tema original para a época. A escola não poupou luxo e originalidade e, de cara, arrebatou seu
primeiro título.

1976- Sonhar com Rei dá Leão - 1º lugar
1977- Vovô e o Rei da Saturnália na Corte Egípcia - 1º lugar
1978- A criação do Mundo na tradição Nagô - 1º lugar
1979- P Paraíso da Loucura - 2º lugar
1980- O Sol da meia noite, uma viagem ao país das maravilhas - 1º lugar
1981- A oitava das sete maravilhas do mundo - 2º lugar
1982- O olho azul da serpente - 2º lugar
1983- A grande constelação das estrelas negras - 1º lugar
1984- O gigante em berço esplendido - 3º lugar
1985- A lapa de adão e eva - 2º lugar
1986- O mundo é uma bola - 2º lugar
1987- As mágicas luzes da Ribalta - 4º lugar
1988- Sou Negro do Egito, à liberdade - 3º lugar
1989- Ratos e urubus larguem a minha fantasia - 2º lugar


Joãosinho Trinta radicaliza ao trazer em 1989 na Beija-Flor de Nilópolis uma nova polêmica, um
enredo chamado Ratos e urubús larguem minha fantasia, ele fala do lixo que se torna luxo e o
forte impacto causada pela escola conhecida pelo luxo, com uma comissão de frente formado de
mendigos e com muitas alas e alegorias esfarrapadas, causou perplexidade, um dos momentos mais inesquecíveis do carnaval carioca. No abre alas uma escultura coberta por sacos de lixo
escondia um Cristo Redentor, que fora proibido pela Igreja Católica, uma imagem forte até hoje
relembrada.


1990- Todo mundo nasceu nú - 2º lugar
1991- Alice no país das maravilhas - 4º lugar
1992- Há um ponto de luz na imensidão - 7º lugar, Joãosinho Trinta sai da Beija-Flor e vai para a Escola de Samba Unidos da Viradouro.

1993, a carnavalesca, Maria Augusta assume o lugar do mestre Joãozinho Trinta e conquista o terceiro lugar, com o samba enredo "Uni-duni-tê, a Beija-flor escolheu: é você". Não satisfeitos com o resultado, a direção da escola contrata o carnavalesco Milton cunha, que com o samba enredo "Margareth Mee, a Dama das Bromélias", em 1994 conquista o 4º lugar.
1995, "Bidu Sayão e o Canto de Cristal", mais uma vez decepciona, a escola conquista dessa vez o terceiro lugar. Milton Cunha sonhava um dia conquistar o primeiro lugar, e entra na avenida em 1996 com o samba enredo "Aurora do povo Brasileiro" e mais uma vez o terceiro lugar.
1997, Milton Cunha faz seu último carnaval pela beija-flor de Nilópolis, com o samba enredo "A Beija-flor é Festa na Sapucaí", a escola conquista o quarto lugar e Milton se despede da escola sem a glória de ter conquistado o título. A direção da escola decide montar um comissão de carnaval, composta por Laíla, Fran-Sérgio, Ubiratan silva e Alexandre Louzada. Em 1998, com o samba enredo "O mundo mítico dos Caruanas nas águas do Patu-Anu, conquista o primeiro lugar e a direção comemora esse título com a comunidade em Nilópolis, com muito samba, suor e cerveja.
1999, com o samba enredo "Araxá, Lugar Alto Onde Primeiro Se Avista o Sol", conquista o segundo lugar.
2000, com o samba enredo "Brasil, um coração que pulsa forte. Terra de todos ou de ninguém?", vice-campeã novamente.
2001, "A Saga de Agotime - Maria mineira Naê, conquista um novo vice-campeonato. Em 2002 o samba enredo "O Brasil dá o ar de sua graça de Ícaro a Rubem Berta - O ímpeto de voar", conquista o título de vice-campeã.


2003 o primeiro de três títulos consecutivos de campeã do grupo especial. "O povo conta a sua história: Saco vazio não para em pé. A mão que faz a guerra faz a paz", conquista o segundo título de campeã da escola Beija-flor de Nilópolis.
2004 é premiada a primeira do grupo, com o samba enredo, "Manôa - Manaus - Amazônia – Terra Santa: Alimenta o corpo, equilibra a alma e transmite a paz".
2005 com o título "O vento corta as terras dos pampas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito guarani. Sete Povos na fé e na dor... Sete missões de amor", a Beija-flor torna-se a única escola de samba do Rio de Janeiro a ter o título de Tri-campeã (três vezes consecutivas), colocada em primeiro lugar do grupo especial.
Em 2006 o samba enredo "Poços de Caldas derrama sobre a Terra suas águas milagrosas: do caos inicial à explosão da vida, a nave mãe da existência",conquista um triste 5º lugar.
2007 conquista mais um campeonato com o enredo "Áfricas, do berço real à corte brasileira".
2008 conquistou mais um título de campeã carioca do primeiro grupo, com o enredo "Macapaba - Equinócio Solar. Viagens fantásticas ao meio do mundo".




Esse ano, 2009, o título do samba enredo que a Beija-flor levará para avenida, será "No chuveiro da alegria, quem banha o corpo lava a alma na folia", ainda sob a batuta do mestre Paulinho, diretor da bateria, e da vitoriosa comissão de carnaval, e puxado pelo vozerão do filho querido da casa, o nobre sambista, cantor e compositor, Neguinho da Beija-flor, intérprete oficial da beija-flor desde 1976, a beija-flor mais uma vez entrará na avenida, literalmente dando um banho na avenida, e sonhando com mais um título.


Seus torcedores famosos: Cláudia Raia, Edson Celulare, Roberto Carlos, Zico e a humilde blogueira aqui, estaremos todos, torcendo por um desfile deslumbrante, e se por mérito for, mais um campeonato. Enquanto isso, vale apena visitar a quadra da escola. Os ensaios estão pegando fogo!



Usando o Bordão do querido Neguinho: "Olha a Beija-flor aí, gente!!!"


Letra do samba da Beija-flor - 2009

"No chuveiro da alegria, quem banha o corpo lava a alma na folia"

Composição: Tom Tom, Marcelo Guimarães, Lopita, Jorge Augusto e Veni Vieira

Águas do tempo
Fonte da vida pura inspiração
No azul da fantasia mergulhei
Nas ondas da emoção
Lá no Egito começou o hábito de se banhar
Um ritual de prazer que conquistou a realeza
No Oriente imperou e os males da mente expulsou
Nas ervas o aroma renovou, nas termas a luxúria e o vapor
Chega a idade das trevas, o corpo se fecha, o sonho acabou
E o que dava prazer, virou pecado, o banho foi excomungado

As águas rolaram
As mentes lavaram, clareou!
O índio ensinou, o banho voltou
E o mundo se purificou

Renasce a esperança, toda corte é perfumada
A sujeira é disfarçada até que um francês descobriu
Corpo limpo, corpo são, o banho evoluiu
Banho de chuva, banho de cheiro oi...
Banho de felicidade, banho de gato amor
Relaxa e da calor de verdade, banho de lua ou de sol
Na cachoeira ou no mar, odoyá yemanjá
Oxum: a deusa do encanto, estende o seu manto
Aos orixás a nossa fé, quem banha o corpo, lava a alma
E toma um banho de axé

No chuveiro da alegria
Salve! As águas de oxalá, embala eu babá
Feito um rio de magia que deságua luxo e cor
Banhando o povo vem a Beija-Flor

Site oficial da Beija-flor de Nilópolis

Todos Os Títulos Conquistados pela Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis

1955- Páginas de Ouro da Poesia Brasileira - 6º lugar
1956- O Gaúcho - 12º lugar
1957- Riquezas do Brasil - 10º lugar
1958- Exaltação às forças Armadas - 10º lugar
1959- Copa do mundo - 9º lugar
1960- Regência - 10º lugar
1961- Brasília - 8º lugar
1962- Dia do Fico - 2º lugar
1963- Peri Ceci - 10º lugar
1964- Café, Riqueza do Brasil - 12º lugar
1965- Lei do ventre livre - 3º lugar
1966- Fatos que culminaram com a independência do Brasil - 3º lugar
1967- A queda da monarquia - 2º lugar
1968- Exaltação a José de Alencar - 9º lugar
1969- O paquete do Exílio - 10] lugar
1970- Rio, Quatro séculos de Glória - 6º lugar
1971- Carnaval, sublime ilusão - 7º lugar
1972- Bahia do meus Amores - 6º lugar
1973- Educação para o desenvolvimento - 2º lugar
1974- Brasil Ano 2000 - 7º lugar
1975- O grande Decênio - 7º lugar
1976- Sonhar com Rei dá Leão - 1º lugar
1977- Vovô e o Rei da Saturnália na Corte Egípcia - 1º lugar
1978- A criação do Mundo na tradição Nagô - 1º lugar
1979- P Paraíso da Loucura - 2º lugar
1980- O Sol da meia noite, uma viagem ao país das maravilhas - 1º lugar
1981- A oitava das sete maravilhas do mundo - 2º lugar
1982- O olho azul da serpente - 2º lugar
1983- A grande constelação das estrelas negras - 1º lugar
1984- O gigante em berço esplendido - 3º lugar
1985- A lapa de adão e eva - 2º lugar
1986- O mundo é uma bola - 2º lugar
1987- As mágicas luzes da Ribalta - 4º lugar
1988- Sou Negro do Egito, à liberdade - 3] lugar
1989- Ratos e urubus larguem a minha fantasia - 2º lugar
1990- Todo mundo nasceu nú - 2º lugar
1991- Alice no país das maravilhas - 4º lugar
1992- Há um ponto de luz na imensidão - 7º lugar
1993- Uni, duni, tê a Beija-Flor escolheu você - 3º lugar
1994- Margareth Mee, a dama das Bromélias - 4º lugar
1995- Bidu Sayão e o Canto de cristal - 3º lugar
1996- Aurora do povo brasileiro - 3º lugar
1997- A Beija-Flor é festa na Sapucaí - 4º lugar
1998- O mundo místico dos caruanas na águas do Patu Anú - 1º lugar
1999- Araxá - Lugar Alto Onde Primeiro se Avista o Sol - 2º lugar
2000- Brasil - Um coração que Pulsa forte, pátria de todos ou terra de ninguém - 2º lugar
2001- A saga de Agostime - Maria mineira Naê - 2º lugar
2002- O Brasil dá o ar de sua graça. De Ícaro a Rubem Berta, o ímpeto de voar - 2º lugar
2003- O povo conta a sua história: "Saco Vazio não Para em Pé" - A mão que faz a guerra faz a
paz - 1º lugar
2004- Manôa, Manaus, Amazônia, Terra Santa... Que Alimenta o Corpo, equilibra a alma e
transmite a paz - 1º lugar
2005- O Vento corta as terras dos Pampas. Em nome do Pai, do filho e do espirito Guarani, sete
povos na fé e na dor...Sete missões de amor - 1º lugar
2006- Poços de Calda: Derrama sobre a terra suas águas Milagrosas - 5º lugar
2007- África: Do Berço Real à corte brasiliana - 1º lugar
2008- Macapaba Equinócio Solar, Viagens Fantásticas Ao Meio do mundo - 1º lugar

1955 a 1963 - grupo 1
1964 - grupo 2
1965 a 1967 - grupo 3
1968 a 1973 - grupo 2
1974 a 1989 - grupo 1
1990 a 2008 - grupo especial