sexta-feira, 23 de julho de 2010

Arte Sustentável

O Canal Futura em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), lançou uma campanha chamada Arte Sustentável, que pode ser vista nos intervalos da programação.

Os organizadores transformaram obras de dez artistas plásticos em peças audiovisuais que abordam a qualidade de vida nas cidades.

 

arte sustentavel daniel murgel 1

flores gelidas ronald duarte

marcos cardoso totens

 

Uma iniciativa que tem por finalidade estimular o espectador a resolver problemas das grandes cidades, instigando e questionando as pessoas sobre o que elas podem fazer com seus conhecimentos a respeito dos problemas relacionados ao meio ambiente e a saúde. Água, tabagismo, lixo, desmatamento, são alguns dos temas.

Acesse o site do Canal Futura e conheça uma cidade virtual e seus problemas; além de conhecer os artistas plásticos, suas obras e entrevistas.

E você o que tem feito com seus conhecimentos?

 

planeta arte sustentavel

Podemos e temos o dever de mudar nossas atitudes em prol da preservação do meio ambiente.

Arte, cultura, educação com senso crítico e a ética, são as ferramentas capazes de transformar o nosso planeta.

Participe do movimento Planeta Sustentável. Podemos melhorar nossa qualidade de vida e deixar um planeta melhor para os vierem depois.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pigmalião - O Escultor Grego

Na versão do poeta Ovídio, obra chamada Metamorfose, Pigmalião era um escultor solitário que vivia na ilha grega de Chipre.

Segundo a lenda, Pigmalião via tantos defeitos nas mulheres da ilha do mar mediterrâneo que por isso preferia viver em celibato, dedicando-se arte da escultura.

Mas a beleza feminina exercia fascíno em Pigmalião, tanto que, um dia escupiu com muito esmero uma estátua com os atributos da mulher de seus sonhos.

Pigmalião se apaixonou pela mulher de mármore frio e passou a tratá-la como uma mulher de carne e osso, que ele chamou pelo nome de Galatéia. Para torná-la mais encantadora, colocou vestido sobre seu corpo, colares e brincos; deitou-a num leito ornado e a chamou de esposa.

No festival de Vênus, durante a solenidade, Pigmalião implora a deusa Afrodite, uma mulher como Galatéia.

A deusa comovida com o sofrimento do escultor solitário e entendendo seu verdadeiro desejo, transformou a estátua em uma mulher de verdade.

O homem que passou a vida desprezando as mulheres, transformou-se em um servo devoto da mulher modelada por suas próprias mãos. Pigmalião e Galatéia tiveram um filho chamado Pafos (em alusão ao nome da cidade cipriota onde localizava-se o santuário de Afrodite), e uma filha chamada Metarme.

Existem versões distintas para a lenda de Pigmalião. Na versão de Pseudo-Apolodoro, o escultor Pigmalião era o rei de Chipre. A mais antiga fonte da lenda é encontrada na obra de Filostéfano de Cirene.

Todo mito traduz um elemento do comportamento humano. O mito de Pigmalião fala da capacidade humana de determinar rumos, concretizar planos pessoais e coletivos, realinhando a realidade de acordo com nossas expectativas.

O mito de Pigmalião inspirou poemas, livros, óperas, peças de teatro, ballets e novelas. O dramaturgo George Bernard shaw, 1914, escreveu para o teatro, uma das mais famosas obras, a comédia Pigmalião, usando o mito grego, adaptado para o cinema com o título de My Fair Lady.

Pigmalião e Galatéia, de Jean-Léon Gerome

pigmaliao e galateia

“A beleza é dada ao homem que a procura. Tornando-se realmente irresistível quando ele usa as mãos para esculpir a linguagem do amor.”

Biografia de Mitologia Grega – Livros e Artigos

Efeito Pigmaleão

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Land Art – Arte da Paisagem

Land Art (arte da paisagem) foi um movimento artístico que surgiu no final da década de 60, nos Estados Unidos, quando alguns artistas preocupados com algumas questões ecológicas e contrários ao mercantilismo da arte tradicional, deram início ao movimento. Eles acreditavam que uma obra só poderia ser sentida se o espectador estivesse dentro dela. Assim surgiu o Land Art, uma arte onde a paisagem natural é o suporte para criação de uma obra, que utiliza diversos materiais encontrados na natureza: terra, pedra, areia, rocha, folhas, conchas, etc.

 

Goldsworthy-Cone-sculpture-

Também conhecida como Earth Art ou Earthwork, a “Arte da Natureza” é realizada ao ar livre; exposta a erosão, é uma arte efêmera que só é perpetuada por registro fotográfico e por vídeo. Não é como uma obra de arte “convencional” que pode ser contemplada em um museu ou galeria.

Land art - Spiral Jetty, de Robert Smithson

 

Spiral_Jetty_

 

A famosa obra conhecida como “Espiral” (Spiral Jetty), de Robert Smithson, construída em 1970 no lago Utah, nos Estados Unidos, é um dos ícones da Land Art, construída com terra e pedra sobre água. Uma construção com mais de quatrocentos metros e que pode ser deslumbrada até hoje, através de fotografia e vídeo.

Ao longo dos anos, novos materiais foram incorporados e utilizados para a realização de uma Land Art, mas a natureza continuou a ser o suporte para a realização de uma obra.

Há tempos que a Land Art vem sendo utilizada como ferramenta em projetos arquitetônicos e paisagísticos como forma de humanizar ambientes urbanos. Roberto Burle Marx foi um precursor do Land Art urbano, seus jardins são considerados verdadeiras obras de arte.

 

roberto_burle_marx land art

“A paisagem definida pela necessidade estética não é um luxo nem um desperdício, mas necessidade absoluta para a vida humana, sem o que a própria civilização perderia sua razão ética.”

(Roberto Burle Marx)

 

Artistas Famosos da Land Art

Robert Smithson

Sol Lewitt

Robert Morris

Carl Andre

Christo e Jeanne-Claude

Walter Maria

Dennis Oppenheim

Richard Long

Hamish Fulton

Betty Beaumont

Eberthard Bosslet

Vito Acconci

Mel Chin

Lucien den Arend

Agnes Denes

Harvey fite

Andy Holt

Junichi Kakizaki

David Nash

John Ofahl

Alan Sonfist

Nils Udo

Bill Vazan

Elisabeth Wierzbicka Wela

Seth Wulsin

Michael Heizer

 

Fotos de Obras de Land Art

 

0

 valley_curtain

chapéus

 

600px-Sun_farm-aerial_looknortheast  

 

land-art-lelystad

 

crop_formation

 

land_art_1

 

land_art_n2 

 

arte da terra

 

land-art

 

umbrellas

“O ser humano precisa reconhecer-se parte da natureza para atuar dentro dela sem destruí-la, sem destruir-se a si mesmo, e para poder assim desfrutar dos valores caracteristicamente humano que ela lhe oferece: o bem e a beleza, sobretudo, precisam ser recuperados e transmitidos para as gerações mais jovens.”

(Horst Werting)

 

Fotos – Google Imagens

domingo, 4 de julho de 2010

As fotografias de Cade Martim

Cade Martim é um fotógrafo profissional que realiza trabalhos publicitários, editoriais e para clientes corporativos. Já trabalhou para a Discovery Channel, Cadillac, Ucla, entre tantas outras.

Entre seus trabalhos destacam-se as fotografias do livro “Wonderland: O Ballet de Washington”, realizado com a direção de arte da Design Army. Wonderland é um olhar íntimo para o cotidiano da profissão de bailarino.

wonderland livro comemorativo

O foco de Cade Martim ao contar uma história é o diferencial que faz dele um fotógrafo magistral, reconhecido internacionalmente. Confira nas imagens abaixo.

As Imagens do livro Wonderland

 

cademartin0

 

cadematin6

 

cademartin10

 

cadematin4

 

wonderland the nutcracker talia statesman

 

wonderland rite of spring 

 

cade12

 

 wonderland peter pan

Outras fotos de C. Martim

 

cade martim America's next top model

 my fair lady cade martim

cade martim bombeiro

cade martim fotografias

“Quando você olha para as coisas de forma diferente, as histórias surgem. Existe beleza no cotidiano, basta olhar para os lugares menos prováveis, que lá estarão as inspirações, o foco da narrativa. A moda é massante quando não tem estilo.”

(Cade Martim)

 

Fontes:

Facebook – Fotos de Cade Martim

The Washington Ballet – Wonderland Commemorative Book

Website Cade Martim