Maria Bethânia entrou para o Trending Topics (lista em tempo real dos nomes mais postados no Twitter), após ter sido anunciado que a cantora teria recebido do Ministério da cultura R$ 1,3 milhão para criar um blog intitulado “O Mundo Precisa de Poesia”, onde diariamente Maria Bethânia publicará um vídeo declamando poemas e trechos de textos de escritores famosos como, Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, entre outros. Serão 365 clipes dirigidos pelo cineasta e publicitário Andrucha Waddington.
Segundo dados do projeto, a proposta é “invadir a internet com lirismo, delicadeza e difundir cultura na rede”. O blog “O Mundo Precisa de Poesia” será coordenado pelo antropólogo Hermano Vianna.
Ana de Hollanda – Ministra da Cultura
A notícia não foi bem recebida pela opinião pública e caiu como uma bomba na rede. Internautas famosos e anônimos protestaram contra a iniciativa do Ministério da Cultura, atualmente chefiado por Ana de Hollanda, irmã do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda. A maioria das críticas falam de favorecimento e na quantia de R$ 1,3 milhão. A assessoria de imprensa da artista informou que a soma servirá para cobrir os custos de produção: divulgação, direção, filmagem, coordenação, despesas gerais.
Revoltado com a notícia, o cantor e compositor Lobão lançou no twitter a “delicada” e “respeitosa” campanha: “devolve essa porra Bethânia”. Em outro post continuou Lobão - “Na minha humilde opinião, a MPB sempre foi uma coisa medíocre travestida de um insuportável culturalismo nacionalista”.
O Ministério da Cultura, em nota de esclarecimento publicada pela assessoria de imprensa de comunicação social no dia 16 de março de 2011, esclarece que à aprovação do projeto de blog da cantora Maria Bethânia para captação via Lei Rouanet, foi aprovado pela Comissão Nacional de Incentivos à Cultura (CNIC) que reúne representantes de artistas, empresários, sociedade civil (de toda região do país).
As reuniões deliberativas da CNIC têm transmissão em áudio em tempo real pelo site do MinC, acessível a qualquer cidadão.
Quanto a acusação de favorecimento devido ao fato do sócio da produtora ligada ao projeto da cantora Maria Bethânia, o MinC em nota de esclarecimento prova ser mentira.
Maria Bethânia não recebeu verba do Ministério da Cultura e, sim, o aval, autorização para captar recursos da iniciativa privada que, ao invés de pagarem impostos, injetarão recursos no blog da cantora.
Qualquer cidadão pode legitimamente concorrer à Lei Rouanet. O cidadão Lobão deveria aproveitar a oportunidade e mandar um bom projeto cultural para o MinC. Quem sabe assim ele consiga se levantar de sua medíocre sepultura cultural. O Mundo também precisa de Poesia!