terça-feira, 30 de junho de 2009

Operação Valquíria - história e filme

No filme "Operação Valquíria", Tom Cruíse vive o papel do coronel Claus von Stauffenberg. O filme conta a história do grupo de oficiais que tramaram a Operação Valquíria, um complô para matar Adolf Hitler.

Operação Valquíria, história do complô

A Operação Valquíria foi um atentado executado e fracassado, que aconteceu no dia 20 de julho de 1944, no quartel general secreto de Adolf Hitler, na Prússia Oriental, local chamado de "Toca do Lobo", wolfsschanze.
Segunda Guerra Mundial, a alemanha vivia dias cruéis, o exército alemão tinha acabado de ser derrotado em Stalingrado, onde muitos soldados morreram. O Holocausto, crimes desumanos cometidos contra civis, faz com que um grupo de cerca de 500 oficiais do alto escalão Alemão trame uma conspiração para matar o líder nazista Adolf Hitler.



O Coronel Conde Claus von Stauffenberg, líder do grupo de oficiais do Wehrmacht, era o chefe das tropas de reserva de Hitler.



O principal objetivo do grupo de conspiradores, era matar Hitler e por fim ao regime nazista.
Stauffenberg era a pessoa perfeita para levar a bomba que explodiria à toca do lobo. Pois gozava de toda a confiança de Hitler, que apesar de temer um atentado, nunca imaginou que pudesse partir de um de seus homens de confiança.

A Estratégia da Operação Valquíria

O atentado previa a explosão de duas bombas na sala de reunião secreta, onde os oficiais de Hitler iriam discutir sobre a situação do exército alemão na frente oriental. A estratégia montada previa que a mala com as bombas seria colocada perto do lugar onde Hitler se sentaria, onde ao ser detonada mataria a todos, menos o Coronel Stauffenberg que tinha o álibe preparado para se ausentar da sala de reunião para atender uma suposta ligação, antes da explosão da bomba.

Atentado de 20 de Julho (1944)

A reunião marcada para às 13:00 horas foi antecipada, em cima da hora, em trinta minutos. Fato que mudou inesperadamente os planos de Stauffenberg, que às 12:00 horas armava a primeira bomba. Antes de armar a segunda bomba, foi chamado as pressas para a reunião. Ao chegar na sala pede a um auxiliar que coloque sua mala perto de Hitler, marcando assim seu lugar a mesa. Mas em meio a reunião a mala foi acidentalmente tocada pelo pé de um dos oficiais, que pega a mala e muda de lugar, colocando-a encostada a uma das pernas da pesada mesa, onde os oficiais estavam reunidos. No momento que Hitler se debruça por cima de um dos oficiais para observar algum detalhe no mapa estendido sobre a mesa, a bomba explode a dois metros do líder nazista.
Stauffenberg do lado de fora, julga que todos as pessoas presentes na sala haviam morrido.

Uma série de coincidências fizeram com que Hitler e outros oficiais sobrevivesse a explosão. Além do fato de Hitler ter adiantado em meia hora a reunião, impedindo que Stauffenberg armasse as duas bombas, outros imprevistos foram motivos suficientes para o plano falhar, entre eles:
- o local onde ocorreu a reunião, não foi o local habitual. Devido a uma reforma a reunião aconteceu em uma cabana onde todas as janelas abertas contribuiram para a energia liberada pela bomba escapasse para os espaços abertos. Caso tivesse sido realizada dentro de uma sala de concreto a bomba teria queimado todos os ocupantes do recinto.
Apesar de outros dados relevantes que contribuiram para o fracasso da Operação Valquíria, o erro crucial foi cometido por Staffenberg, quando ele deixou de colocar dentro da mala a segunda bomba, pois mesmo desarmada, ao ser colocada dentro da mala também explodiria após a primeira explodir e mataria a todos.


Foto Deustsche bundesarchiv (German Federal Archive), Bild 146-1972-025-10

Sem saber que Hitler estava vivo, Stauffenberg parte para Berlim, onde iria dar continuidade ao golpe. Ao ser informado que a comunicação da cabana não havia sido cortada como planejado, e que Hitler estava vivo, Stauffenberg, mesmo assim tentou seguir com o plano.
Mas Hitler, mais vivo do que nunca e enfurecido, manda matar todos os conspiradores, e mandou para o campo de concentração nazista todos os famíliares dos traídores.
A Operação Valquíria se tivessse sido bem sucedida, mudaria a história da Europa e do mundo.

Literatura Estrangeira sobre o assunto, leia o livro "Operação Valquíria: O Complô Contra Hitler" - Narrado por Philipp Freiherr von Boeselanger, último sobrevivente e um dos principais integrantes da conspiração.

YouTube, Documentário - Operação Valquíria - O Assassinato de Hitler - Por que deu Errado?



Youtube, Trailer do filme "Operação Valquíria" (com Tom Cruíse) - Valkyrie - Movie Trailer



Download Operação Valquíria dual audio dvdrip, com Tom Cruíse no papel de Stauffenberg

sábado, 27 de junho de 2009

Games: PS2, PS3, Xbox, Nitendo Wii

O que está por trás dos games que atrai pessoas de perfis e interesses tão diferentes? Na próxima quinta, 2 de julho, o Itaú Cultural abre exposição Gameplay e mostra isso de forma bastante prática. Serão 44 consoles entre PS2, PS3, Xbox, Nitendo Wii, que poderão ser usados pelo público, e seis instalações sobre o tema.

Além da exposição, que vai até dia 30 de agosto, uma série de eventos relacionados integram a programação. No hotsite, a ser lançado em conjunto com a mostra, será possível conferir a programação detalhada, vídeos, imagens, textos e links com dicas de games. Aguardem!



Saiba mais.

Confira a programação:

Exposição Gameplay

Quinta 2 de julho a domingo 30 de agosto de 2009
Terça a sexta 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, de 10 às 19h

Gamemusic
quinta 9 a domingo 12 de julho

Simpósio gameplay
quinta 30 de julho a sábado 1 de agosto

Gamejam
Sexta 7 a domingo 9 de agosto

Mostra machinimas
quarta 19 a domingo 23 de agosto

Entrada Franca

Itaú Cultural | Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Informações 11 2168 1777 | atendimento@itaucultural.org.br



Imagem: Jader Rosa

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Morre Michael Jackson - Michael Joseph Jackson (1958 - 2009)

Morre em Los Angeles, Michael Joseph Jackson.
Michael Jackson, o Rei do Pop (The King of Pop), foi vítima de uma parada cardíaca na tarde de ontem, foi levado ao hospital mas não resistiu. O astro Jackson, planejava voltar aos palcos, em uma turnê de dez shows em Londres, no O2 Arena, onde comemoraria seus 50 anos. A morte do cantor Michael Jackson, prematuramente, deixa milhões de fãs pelo mundo em estado de comoção. Polêmico e extremamente talentoso, Michael Jackson era uma lenda viva; sua morte imortaliza o mito, o gênio, o fenômeno musical que embalou a juventude dos anos 70, 80 e 90, com estilo e performance pop inconfundível.

Jackson criou os passos, "Moonwalk' e 'robot.





'Thriller', o álbum de Michael Jackson, mais vendido da história, foi uma febre que o consagrou como o grande ícone da música pop e influênciou grandes nomes da música.
Conheça as polêmicas, os melhores vídeos, álbuns, sucessos e a biografia de Michael Jackson - Michael Jackson - Os passos do Rei do Pop dos anos 80.

Será que o corpo de Michael Jackson será plastificado pelo 'Doutor Morte' (Guthen von Hagens)?

Michael Jackson - 1958 - 2009

Leia, Doutor Morte - Arte?

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Fenômenos Curiosos - Arte da Natureza

Fenômenos naturais são eventos da natureza que não dependem de ações humanas, mas que na maioria das vezes influênciam a vida das pessoas que à eles estão sujeitas. Alguns fenômenos naturais como, erupção de um vulcão, furacão, tempestade, entre outros, causam terríveis catastrófes; outros fenômenos, no entanto, são obras de artes visualmente deslumbrantes proporcionadas pela natureza. Existem alguns fenômenos naturais curiosos, e que ainda não puderam ser explicados pela ciência e por isso muitas vezes são mal interpretados, abrindo um vasto campo para o mítico e o folclórico.

Fotos de alguns Fenômenos Naturais Curiosos - Arte da Natureza:

Pedras que se movem (pedras andarilhas) - um fenômeno curioso que acontece no deserto de Death Valley, onde as pedras se movem lado a lado, em ritmos e direções distintas. Apesar de alguns pesquisadores afirmarem que esse fenômeno acontece em função dos fortes ventos e a superfície gelada, essa teoria ainda contradiz cálculos físicos.
Leia mais, Sete maravilhosos fenômenos da natureza que pouca gente conhece



Arco-íris de Fogo - é um fenômeno que ocorre quando há participação do sol e das nuvens. Cristais dentro das nuvens refratam a luz em várias ondas do espectro, fazendo surgir cores entre as nuvens, Devido a raridade com que o evento acontece, existem poucas fotos.



Buraco Azul (great blue hole) - existem muitos buracos azuis pelo mundo, gigantes elevações subaquática, que vistas do alto, apresentam tonalidade azul. Esse em particular é o mais importante e está Localizado à 96,5 km de Belize, Tem 145 metros de profundidade, pouca circulação de água, o que não permite vida marinha. Em alguns desses buracos foram achados fósseis preservados em suas profundezas. Os buracos azuis são uma grande atração dos mergulhadores.
Leia mais, Great blue hole



Sol Negro da Dinamarca - é um fenômeno que ocorre durante a primavera na Dinamarca. Minutos antes do pôr do sol, um bando de mais de um milhão de estoninhos malhadados, se unem vindos de todos os cantos, formando imagem com essa abaixo.



Círculo de Gelo - não existe consenso entre os cientistas sobre a curiosa formação dos círculos de gelo. A maioria acha que esses círculos de gelo são formados por turbilhões d'água que giram em um considerável pedaço de gelo, em um movimento círcular. Como resultado desta rotação, outros pedaços de gelo e objetos gerados pelo desgaste uniforme nas bordas do gelo vão lentamente formando um círculo.



Colunas de Basalto - fenômeno que ocorre com o esfriamento de um fluxo de lava espessa, formando uma malha geométrica regular. Existem várias dessas formações no mundo. A mais famosa e maior coluna de basalto é a Devil's Tower em Wyoming. Foto abaixo, o Giant's Causeway, na costa da Irlanda, também famosa.



Maré Vermelha - fenômeno que acontece devido ao aumento do fluxo de algas de cor única, que convertem parte da água em uma cor vermelha sangue. Alguns desses fenômenos podem ser nocivos aos seres humanos , animais marinhos e aves.



Nuvem de Mammatus - Fenômeno visualmente assustador mensageiras de tempestades ou outros fenômenos meteorológicos. Normalmente composta de gelo, essas nuvens aparecem antes ou depois de uma grande mudança meteorológica.



Aurora Polar - é um fenômeno óptico observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares. No hemisfério norte esse fenômeno é conhecido com Aurora Boreal, e no hemisfério sul é conhecido como Aurora Autral. Leia mais em Aurora Boreal



Tempestade sem fim da Venezuela (Relâmpago del Catatumbo) - fenômeno natural único no mundo. Localizado onde o rio Caratumbo desemboca no lago Maracaibo (Venezuela), o fenômeno consiste em relâmpagos de nuvem entre nuvem que forma arcos voltaicos com mais de cinco quilômetros de altura durante 150 dias do ano, 10 hora por noite, 280 vezes por hora.
Leia mais, Tecnocientista.info



Sol da Meia Noite - é o fenômeno natural que ocorre para além do círculo polar ártico ou do círculo polar antártico, quando o sol não se põe durante pelo menos 95 horas seguidas. Em latitudes superiores a 80 graus, o sol não se põe por mais de setenta dias sem o verão, ou seja, não há noites durante mais de dois meses.
Leia mais, Wikipédia Sol da meia noite



Mais,
- 7 buracos Impressionantes
- Como é viver em países onde ocorre o fenômeno do sol da meia noite

Música Regional Gaúcha

Show com o Quartchêto, quarteto de música instrumental regional gaúcho na TV cultura.



O Quartchêto continua a série de shows do Rumos da Música na TV Cultura, com os grupos e artistas selecionados pelo programa Rumos Itaú Cultural 2007-2009.

Na próxima segunda-feira, dia 29 de julho, às 23h40, você pode curtir o quarteto gaúcho de música instrumental regional, com improviso do jazz e o tempero de outros estílos como a milonga, a chacarera e o vanerão.

Até 17 de agosto, em todas as segundas, nesse mesmo horário, logo após o programa Roda Viva, você viaja pela musicalidade brasileira com os shows e as entrevistas imperdíveis. confira a programação completa

Imagem: Eneida Serrano

terça-feira, 23 de junho de 2009

Aurora Boreal

turaAurora Polar: aurora boreal, aurora austral, é um fenômeno óptico observado nos céus em regiões próximas a zonas polares. No hemisfério norte o fenômeno é conhecido como 'aurora boreal', nome dado pelo cientista Galileu Galilei, uma referência à deusa romana do amanhecer 'Aurora' e ao seu filho Bóreas, representantes dos ventos nortes. No hemisfério sul é conhecido como 'aurora austral', batizada assim, por James Cook.

Aurora Boreal no Alaska



Aurora Austral, em Wellington (Nova Zelândia)



A aurora polar ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril.
A aurora polar é decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da terra, canalizada pelo campo magnético terrestre. Sendo um fenômeno que pode ser observado em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus.

Aurora em Saturno, imagem capturada pelo telescópio Hubble



Outra curiosidade deve-se ao fato desse fenômeno poder ser reproduzido artificialmente em laboratórios ou através de explosões nucleares.

Aurora produzida em Laboratório



Existem relatos, através da história que falam sobre estranhos sons originados da imagem da aurora. Muitas pessoas, na atualidade, afirmam ter ouvido esses sons. Considerado ainda um relato folclórico, algumas pessoas acham que o som originado da aurora esteja relacionado com fenômenos eletrostáticos.

Fotos raras da Aurora Boreal, tiradas pelo fotógrafo Mark Humpage



Veja mais em, Mark Humpage

Saíba mais sobre:

- Aurora Polar Terrestre
- Aurora Artificial
- Aurora em outro Planetas
- Aurora Folclore
- O Fenômeno da Aurora na Cultura Popular
- Aurora na Mídia

Acesse, Wikipédia / Aurora Polar

sábado, 20 de junho de 2009

Educação e Cultura no Combate a Violência

Educação e cultura no combate a violência, esse é o tema proposto que será debatido no Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflitos.

Imagem: debate realizado em 2008 \ Cia de Foto

Com convidados do Afeganistão, do Brasil, do Canadá, do Libano, da Nigéria, da Palestina e do Sudão, a quarta edição do Antídoto - Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflitos promove debates entre os dias 24 e 26 de junho na Sala Itaú Cultural, em São Paulo.

A troca de experiência entre os líderes sociais, jornalistas, educadores e artistas convidados é a principal característica do seminário, que aborda formas de combater a violência usando a cultura e a educação. As mesas acontecem às 17h e às 20h e têm transmissão on-line.

Nos dias 27 e 28, o antídoto abre espaço para as iniciativas culturais e educativas de Paraisópolis, bairro da zona sul de São Paulo, com o projeto Escola do Povo, apresentações musicais e o trabalho dos artistas Estevão da Silva conceição - o Gaudi de Paraisópolis - e Edinaldo da Silva, o Berbela.

Confira a sinopse das mesas, a biografia dos participantes e a programação completa do evento no hotsite. Na seção vídeos, você pode assistir aos debates realizados em 2007 e 2008.

Antídoto - Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflitos

quinta 4 a domingo 28 de junho de 2009

(ingresso distribuído com meia hora de antecedência)

Itaú Cultural \ Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

informações 11 2168 1777 \ atendimento@itaucultural.org.br

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Rock, Sons Latinos e Ska

Móveis coloniais de Acaju estreiam o Rumos da Música na TV Cultura, série de programas com os grupos e artistas selecionados pelo programa Rumos Itaú Cultural 2007-2009.

Na próxima segunda-feira, dia 22 de junho , às 23h40, logo após o programa Roda Viva, a banda do Distrito Federal mostra sua mistura de rock, sons latinos e ska que conquistou a plateia no Itaú Cultural, em São Paulo onde a gravação foi feita.

Até 17 de agosto, em todas as segundas, nesse mesmo horário, você viaja pela musicalidade brasileira com os shows e as entrevistas imperdíveis. Confira a programação completa



Imagem: Fabricio Ofugi/divulgação

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Pinturas de Matisse

Pinturas de Henri Matisse (O Mestre da Cor)

O ponto forte das pinturas de Matisse foi o uso das cores fortes e traços expressivos. Matisse, inicialmente fauvista, usou em suas pinturas cores naturalistas. A fase posterior da pintura de Matisse foi marcada pala influência da tapeçaria oriental, arabescos da arte islâmica. Matisse explorou as curvas, o contraste entre linhas e cores chapadas e sem nuances.
A obra de Matisse foi uma arte marcada, ao mesmo tempo, pelo vigor e leveza; harmonia, serenidade e paz de espírito.

"Quero que minha arte seja como uma boa poltrona em que se descansa o corpo cansado"

(Henri Matisse)


Principais Obras (pinturas) de Henri Matisse


Venitienne



Two Figures Reclining In A Landscape



Two Dancers



The Girl With Green Eyes



The Dream



The Cowboy From Jazz Teriade Paris



The Blue Jug



Still Life With Green Sideboard



Nu Bleu IV



Luxo, Calma e Volúpia



Male Model



Madras Rouge



Madame Matisse



La Italienne



Rifain Assis Late



Le Grand Nu Gris



Le bonheur de vivre



Laurette with coffe cup



Landscape viewed from a window



La musique



La liseuse sur fond noir



La leçon de musique



Harmonia em vermelho



Flowers in a pitcher



Deux Fillettes Fond Jaune et Rouge



Decorative Figure



A Dança



A Janela Aberta



Woman in a Purple coat



The Young Sailor II



Odalisque With Raised Arms



Woman With a Hat



Self Portrait in a Striped



Blue nude



Bather with a Turtle