domingo, 8 de novembro de 2009

Manuel da Costa Ataíde – Pintor Barroco

Manuel da Costa Ataíde, pintor barroco, nasceu em Minas Gerais (Mariana). Mestre Ataíde, como ficou conhecido, foi um dos mais brilhantes artistas do barroco mineiro, ao lado do artista Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Mestre Ataíde, além de pintor, foi entalhador, dourador, arquiteto, músico e professor.

As obras de Mestre Ataíde chamam atenção pelas cores vivas, pela perspectiva de seus desenhos e uma acentuada preferência pela cor azul, cor presente em quase todas as suas pinturas ‘refinadas’.

Manuel da costa Ataide morreu no ano de 1830 na cidade de Mariana, cidade onde nasceu. Entre as obras mais importantes do pintor barroco, destacam-se:

A Pintura da Capela de Nossa Senhora da Glória (Comunidade da Ressaca – MG).

Pinturas do forro da Capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio (Santa Bárbara).

Pintura do forro da Capela-mor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Mariana – 1823)

Glorificação da Virgem, teto da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis (Ouro Preto – 1801/1812). A Glorificação da Virgem foi a obra mais famosa de Mestre Ataíde.

 

mestre ataide teto da nave da igreja sao francisco de assis

 

glorificacao da virgem mestre ataide

 

Painel “A Última Ceia” (Colégio do Caraça – 1828). A única obra de cavalete realizada pelo Pintor.

 

a ultima ceia mestre ataide

 

 

Dica de Livro: Ataíde – Vida e Obra de Manuel da costa Ataíde. Texto de Lélia Coelho Frota.

biografia e obra manuel da costa ataide

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Jongo – Tradicional Manifestação Cultural Brasileira

O jongo é uma manifestação cultural que combina dança e música, oriunda das senzalas das plantações de café e de cana-de-açúcar do sudeste brasileiro. Preocupados com a extinção dessa tradição, Mestre Darcy e sua mãe, vovó Maria Joana Rezadeira, fundaram o grupo Jongo da Serrinha.

Considerado o pai do samba, o jongo é uma dança de umbigada que foi trazida ao Brasil pelos africanos escravizados. Após a abolição da escravatura, migrou das senzalas do Vale do Paraíba para o Rio de Janeiro. Um de seus últimos redutos, o Morro da Serrinha, em Madureira, ainda existe graças à atuação de vovó Maria Joana Rezadeira e de seu filho, o percussionista Darcy Monteiro. Mestre Darcy foi responsável por levar a dança e a música feitas nos quintais para universidades, palco e centros culturais.

jongo brasil cultura

Com 40 anos de existência, é um dos mais importantes grupos de cultura do Brasil e já recebeu diversos prêmios por seu trabalho artístico e social. Selecionado na edição 2007-2009 do Rumos Música, o Jongo da Serrinha se apresenta nesta segunda, na TV cultura.

Não esqueça: na próxima segunda, 9 de novembro, às 23h40, show do grupo Jongo da Serrinha na série de Shows da Música, na TV Cultura.

Essa é uma parceria entre o Itaú Cultural e TV Cultura - Rumos da Música

Imagem: Cia de Foto

Clique, baixe o CD do Jongo da Serrinha grátis